Sol, calor, mar e piscina: verão exige cuidados especiais com cabelos
 

Matéria

Sol, calor, mar e piscina: verão exige cuidados especiais com cabelos

20 / Março / 2024

Confira seis dicas da especialista da FADERGS para enfrentar a estação mais quente sem prejudicar os fios

O verão está apenas começando e já enfrentamos ondas de calor, alterações na umidade relativa do ar e radiação solar elevada. Todos esses fatores afetam o couro cabeludo e os fios, ainda mais associados a banhos de mar e piscina. Diferentes tipos de cabelos exigem diferentes cuidados, e a professora de Estética e Cosmética da FADERGS, a especialista em tricologia – área que cuida do couro cabeludo e dos cabelos – Claudete Carvalho, dá seis dicas para evitar ressecamento, oleosidade excessiva e outros problemas comuns na estação mais quente.

  1. Não lave os cabelos em excesso

Os cabelos devem ser lavados sempre que houver sujidades, mas no verão costumamos tomar mais banhos diários para refrescar, e não há necessidade de lavar os fios mais de uma vez ao dia. “O uso excessivo de xampu, especialmente se não estiver adequado ao tipo de cabelo, pode comprometer a microbiota capilar e o manto hidrolipídico, proteções naturais do couro cabeludo. Isso pode levar a ressecamento e descamação, que gera uma espécie de caspa seca. Por outro lado, também pode piorar a oleosidade em cabelos com essa tendência, como uma reação a essa agressão”, explica a docente.

  1. Proteja o couro cabeludo

Especialmente pessoas com pouca densidade capilar ou calvície devem adotar o uso de chapéus para evitar queimaduras pela radiação ultravioleta. Os calvos ainda podem optar pelo uso de filtro solar. “O que geralmente se esquece é de higienizar chapéus, bonés e mesmo capacetes. Isso é fundamental para evitar proliferação de fungos”, alerta a especialista.

  1. Hidrate-se por dentro e por fora

A elevação da temperatura gera perda de hidratação. Portanto, a ingestão de água é fundamental também para a saúde dos cabelos. Há produtos hidratantes específicos para os fios, seja para a lavagem ou leave-in, que protegem a cutícula capilar, defesa natural do cabelo, dos raios solares. “Quando perdemos essa camada, os fios ressecam e oxidam, até a cor desbota. Nesta época, também convém evitar o uso de secadores e chapinhas, mas cuidando para não prender ou dormir com os cabelos molhados”, orienta Claudete.

  1. Adeque os cuidados aos tipos de cabelos

Além de escolher produtos adequados a cada tipo de cabelo, diferentes texturas exigem cuidados específicos na hora de hidratar ou mesmo de pentear. “Quem tem cabelos crespos, naturalmente mais ressecados, deve investir em produtos hidratantes. Os fios lisos também precisam ser hidratados na medida, para não pesar, pois o desgaste da cutícula gera frizz. Já os cacheados, devem ser penteados ainda úmidos, nunca secos, para evitar quebra”, indica a especialista.

  1. Retire a água do mar ou piscina

Banhos de mar e piscina são ótimos para refrescar, mas a água salgada e, principalmente, os produtos químicos da piscina são prejudiciais aos cabelos. Sendo assim, após o mergulho, enxágue os fios com água tratada. “Quem tem fios louros deve redobrar a atenção, pois o cloro e outros produtos de tratamento de piscinas podem alterar a cor, causando esverdeamento. A reação é mais acentuada em cabelos descoloridos. Existem óleos que protegem os fios, mas eles não conseguem fazer uma blindagem completa. Por isso, lavar os cabelos é essencial”, reforça a professora.

  1. Diferentes ambientes, diferentes cuidados

Verão também é época de férias e viagens. A mudança de clima e mesmo da água altera as condições dos cabelos. “Quem vive em Porto Alegre, uma cidade mais úmida, e viaja para um lugar seco, deve adotar cuidados diferentes com os cabelos. O mesmo em regiões que têm água mais calcária, que resseca os fios. Nesses casos, é preciso intensificar a hidratação”, lembra Claudete.