Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da FADERGS realiza atendimentos gratuitos à população

9 / Outubro / 2023

Supervisionados por professores, alunos do Centro Universitário prestam auxílios presenciais aos sábados na sede da instituição

A FADERGS dá sequência, no próximo dia 30, aos atendimentos presenciais do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Centro Universitário. O auxílio gratuito à população ocorre aos sábados, das 9h às 12h, na sede da Instituição de Ensino Superior (Rua Marechal Floriano, 185), no Centro de Porto Alegre.

As atividades são realizadas por alunos do curso de Ciências Contábeis, sob supervisão dos professores, e contemplam tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Entre os serviços oferecidos estão: cadastro e regularização de CPF e CNPJ; formalização, alteração e baixa de Microempreendedor Individual (MEI); procedimentos e orientações para alteração de enquadramento tributário; cálculos trabalhistas: folha de pagamento, rescisão, férias, 13º salário; finanças pessoais e empresariais; emissão das Certidões Negativas de Débitos PF e PJ; eSocial-Empregador Doméstico (eventos a serem enviados e prazos de transmissão), além da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (preenchimento e orientações sobre isenções) que ocorre no primeiro semestre de todos os anos.

O NAF da FADERGS tem como proposta se colocar à disposição da população. Os alunos são capacitados em treinamentos ministrados pela Receita Federal, o que propicia a eles uma valorização curricular ao mesmo tempo em que promove o conhecimento por meio de atividade prática. A atividade contribui, ainda, para uma formação voltada à responsabilidade social”, afirma o professor Cláudio Santos, coordenador do NAF da FADERGS.

Além dos encontros presenciais, há também a possibilidade de atendimentos remotos em horário comercial pelo WhatsApp 51992612760 ou pelo e-mail [email protected].