Dia do Afroempreendedorismo movimentou atividades gratuitas e abertas ao público na FADERGS

11 / Setembro / 2023

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social de empresários e empreendimentos liderados por pessoas negras, a FADERGS promoveu, na terça-feira, dia 29 de agosto, evento sobre o Dia do Afroempreendedor.

Com diferentes atividades dentro da temática do afroempreendedorismo, a ação foi realizada em parceria com a Associação de Afroempreendedorismo Odabá e reuniu oficinas, palestras e exposição de produtos na sede da  instituição. As atividades foram totalmente gratuitas e abertas para a comunidade. O evento contou mais de 400 pessoas que circularam pelo local e conferiram o trabalho de 11 expositores.

Comemorado em São Paulo oficialmente desde 2019, o dia busca celebrar a relevância da pluralidade e da equidade racial no setor empresarial brasileiro. “O evento se alinha às propostas de fomentar a diversidade, promovida pelo Grupo Ânima, e oferece um espaço para debater e promover soluções dentro do afroempreendorismo”, explica Cláudio Santos, professor da FADERGS à frente da ação.

Das 17h às 20h, o saguão da FADERGS recebeu a exposição de produtos de empreendedores negros, visando valorizar a cultural e a identidade afro-brasileira, assim como gerar um espaço para comercialização. As empresas expositoras foram escolhidas através de um edital realizado pela Odabá.

Às 19h, o Dr. Sairon Quadros apresentou uma palestra para os alunos das disciplinas de “Gestão Financeira e Orçamentária” e de “Cenário e Desenvolvimentos Socioeconômicos” sobre o tema Afroempreendedorismo na Odontologia, abordando questões sobre inclusão social, potencial de mercado e inovação. Cerca de 60 pessoas, entre estudantes e público externo, acompanharam a palestra.

A gastronomia também esteve presente. Entre 19h e 21h, a startup Ipanu esteve na FADERGS promovendo a culinária africana para as 15 pessoas participantes com o preparo do prato favorito de Nelson Mandela: o bobotie.