FADERGS realiza segunda edição da Galinhada Parceira
 

Matéria

FADERGS realiza segunda edição da Galinhada Parceira

6 / Setembro / 2023

A FADERGS realizou, no sábado, dia 02 de setembro, a segunda edição da Galinhada Parceira através do Projeto de Extensão Fome Zero, coordenado pela professora do curso de Nutrição, Rochele Boneti. A ação ocorreu juntamente com grupo Prato Feito das Ruas (PF das Ruas) e tinha como objetivo oferecer uma refeição quentinha à população em vulnerabilidade social sob o Viaduto Imperatriz Leopoldina, na avenida João Pessoa. Ao todo, foram mais de 1.700 marmitas foram distribuídas através da parceria.

“No ano passado, distribuímos 200 pratos na Soparceira. Neste ano, como a ação já se realiza em setembro, mês Farroupilha, pensamos em oferecer a galinhada como uma comida típica. É um prato que carrega um elemento afetivo importante, além do nutricional, já que reúne carboidratos e proteínas. A proposta é alimentar, aquecer, mas também aliar gastronomia à Nutrição, proporcionando uma experiência de afeto”, explica.

Os estudantes de Nutrição estiveram envolvidos no preparo, realizando os cálculos nutricionais da refeição, que, em parte, foi preparada na cozinha da FADERGS.

Esta edição teve a importante parceria do grupo PF das Ruas, que já realiza a entrega de alimentação à população carente aos sábados. A distribuição da refeição ocorreu entre 8h30 e 12h30. “Sabemos que é uma ação pontual, que não tira as pessoas da situação de fome, mas queremos contribuir cada vez mais para ajudar. Nosso objetivo é tornar a atividade ao menos trimestral”, adianta Rochele.