Ânima Educação promove ‘Tech Week Experience’ com participação de big techs
 

Matéria

Ânima Educação promove ‘Tech Week Experience’ com participação de big techs

23 / Agosto / 2022

Evento ocorre de 23 a 28 de agosto com palestras, oficinas, desafios, premiações e vagas de emprego exclusivas oferecidas por parceiros do setor. O público estimado é de 18 mil pessoas.

A FADERGS, que pertence a Ânima Educação, maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do País, promove, de 23 a 28 de agosto, a 4ª edição da “Tech Week Experience”, semana transformadora de inovação e tecnologia que envolverá todas as 18 instituições de ensino superior (IES) do ecossistema no Brasil e tem a expectativa de alcançar mais de 18 mil participantes.

Com o tema ‘Inovação, tecnologia e mercado de trabalho’, este é o maior evento do gênero já realizado pela organização educacional e conta com a participação de algumas das principais empresas do setor. A abertura do evento, no dia 23, às 19h, será feita pelo presidente do Conselho de Administração da Ânima Educação, Daniel Castanho.

Com o objetivo de promover reflexões importantes sobre o que há de mais atual no mercado de trabalho em Tecnologia da Informação (TI) e de possibilitar interação efetiva com profissionais e práticas tecnológicas que permeiam esse mercado, o evento é resultado da união entre a área acadêmica de TI&C e Ânima Lab Hub (Vice-presidência Acadêmica), e a Vice-presidência de Transformação Digital do Ecossistema Ânima.

A programação ocorre em formato híbrido com atividades presenciais e online, é gratuita e incluirá palestras, desafios, prêmios e oficinas variadas com a participação de big techs como Google, AWS, Oracle, Microsoft, Red Hat e IBM. As empresas Taking, Snowflake, Ci&T, Gama Academy, Dti, Loomi, UDS, Salesforce, Databricks, Sysmap, Senior, Base2, TOVS e CompassUOL também são parceiras e apoiam o evento.

Os dias de atividades presenciais serão divididos em campus das IES da Ânima com transmissão online para todo o ecossistema. Na terça-feira (23), as sedes serão a Una, em Belo Horizonte, e a Unifacs, em Salvador. Na quarta-feira (24), a Universidade São Judas, em São Paulo, e na quinta-feira (25), a UniRitter, em Porto Alegre. Na sexta-feira (26), todas as atividades serão online. Já no sábado (27) e no domingo (28), a sede presencial será o UniBH, em Belo Horizonte, quando será realizado um hackathon, que é uma maratona de programação.

A gestora acadêmica dos cursos de TI&C da Ânima Educação, Patrícia Meneghel, ressalta a importância desta semana transformadora de inovação e tecnologia, em que haverá muito aprendizado, atualizações e aprofundamento inédito entre as empresas parceiras e o Ecossistema Ânima, como já ocorre com a Oracle.

“A ideia de fazer o formato do evento híbrido, assim como ocorre nos cursos de TI&C, é proporcionar mais dinamismo, com transmissão para as 18 IES do ecossistema em todo o País. A possibilidade de ter atividades tanto presenciais quanto digitais é um grande diferencial desta edição. Além disso, haverá programação nos três períodos – manhã, tarde e noite -, nas anteriores as atividades eram apenas noturnas”, diz.

As palestras do período noturno serão transmitidas pelo canal de TI&C da Ânima, assim interessados externos à companhia também poderão assisti-las por meio deste link. Entre os participantes da ‘Tech Week’ estarão o Presidente do Conselho Administrativo do Ecossistema Ânima, Daniel Castanho, a VP Acadêmica do Ecossistema Ânima, Denise Campos, a VP de Transformação Digital, Patrícia Fumagalli, o gerente de Inovação e Parcerias, Henrique Puccini Hassi e o diretor de Integração curricular da VPA,, além de representantes das big techs, entre outros.

Empregabilidade, desafios e premiações

A ‘Tech Week Experience’ terá salas de empregabilidade no formato híbrido pela primeira vez. Nesses espaços, empresas como Sysmap Soluções, Base2, Totvs, DTI, e Sênior, de Santa Catarina, entre outras, vão recrutar profissionais. Diferentemente da 3ª edição, nesta, os participantes terão a possibilidade de acompanhar a apresentação dos projetos finais do Shark Hub e participar do hackathon.

O Shark Hub avalia e premia projetos de destaque da rede nacional de laboratórios do Ânima Lab Hub, programa que promove a conexão entre as demandas da sociedade e do mundo do trabalho com a pesquisa aplicada e a experimentação no meio acadêmico e científico. Ao todo, 110 projetos sobre empreendedorismo e inovação tecnológica foram inscritos neste semestre. Após a fase eliminatória, os alunos irão passar por uma banca e, nesta edição, poderão acompanhar ao vivo a apresentação dos quatro projetos das equipes finalistas. Pela primeira vez, a final acontecerá na sede de uma empresa – a Nestlé, em São Paulo.

Outro destaque da 4ª edição da “Tech Week Experience” será o hackathon, também promovido pelo Ânima Lab Hub, para 270 estudantes no final de semana dos dias 26, 27 e 28 de agosto, no campus do UniBH, em Belo Horizonte. Os interessados poderão participar presencialmente das atividades e acampar no local. O evento também terá transmissão online para os participantes de outras instituições do ecossistema. Os inscritos serão desafiados a criar um aplicativo real para auxiliar a impulsionar os negócios de pequenos empreendedores das comunidades onde atua a rede Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social que nasceu na favela.

Os participantes da semana receberão certificado de participação e horas que poderão ser contabilizadas como carga horária de extensão universitária. Os interessados em participar podem se inscrever neste link.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 394 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 570 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.