Lideranças precisam adaptar suas habilidades às mudanças no mundo do trabalho

Lideranças precisam adaptar suas habilidades às mudanças no mundo do trabalho

20 / Março / 2024

Líder atual deve ter elevado grau de autoconhecimento para responder às exigências do cenário corporativo

A influência da liderança e seus impactos, tanto positivos quanto negativos, no grupo de profissionais das empresas vem sendo tema de pesquisas relacionadas ao ambiente de trabalho. Um levantamento da Gallup, realizado com 7 mil pessoas nos EUA, demonstrou que metade dos pedidos de demissão ocorrem por causa de incompatibilidades com o chefe. O dado demonstra que os relacionamentos interpessoais têm muito peso nas decisões, o que tem feito as empresas buscarem pessoas e desenvolverem colaboradores para os cargos de liderança com foco, também, no bem-estar da equipe.

Outra pesquisa, da plataforma de empregos INDEED, ouviu mais de 500 tomadores de decisão no final de 2022 sobre o que eles buscam em uma liderança e 70% afirmaram que procuram por líderes engajados com a promoção de pessoas, ou seja, que ajudam no crescimento pessoal e desenvolvimento de sua carreira.

Mas quais as habilidades comportamentais que um bom líder, no cenário atual de trabalho, precisa ter? Com home office, atividades presenciais específicas e modelos híbridos como realidade de momento do universo corporativo – mudanças provocadas pela pandemia – os profissionais que buscam por essas posições, têm de estar atentos às competências a serem desenvolvidas para conquistarem o engajamento dos demais. “É necessário muito autoconhecimento, muita inteligência emocional, muito autocontrole, estudo permanente, aprendizado e muitas experiências”, afirma a professora de Gestão de Recursos Humanos da FADERGS, Janine Rocha.

As mudanças e adaptações dos últimos anos estabeleceram diferenças nas relações de trabalho, deixando para trás as conhecidas classificações de lideranças, a exemplo de autoritárias e liberais, que deram lugar a um novo perfil fora da caixa. “O mundo está muito dinâmico, as relações estão muito dinâmicas e a forma de liderar também”, observa Janine. Ela destaca que o líder atual deve ser muito adaptável porque as transformações estão aceleradas. “A adaptabilidade é um softskill importante e isso vai ser incorporado na forma de liderar”. Além disso, para liderar é preciso ter uma grande maleabilidade e entender a diversidade da sua equipe.

O novo líder também tem que estar aberto e acessível. “As pessoas querem uma comunicação clara, assertiva, que, por isso, deve ser direta”. De acordo com a professora da FADERGS, a equipe precisa desenvolver a capacidade de receber feedbacks sem melindres, sem pessoalizar, entendendo que o comentário é para a tarefa, não para a pessoa. “A clareza é fundamental, principalmente quando o indivíduo trabalha a distância. E a liderança precisa ser pautada pela ética e por valores, porque as pessoas estão mais críticas sobre o seu papel”, pontua.

Autoconhecimento

Assumir postos de liderança requer um profundo conhecimento de si e um alinhamento dos seus valores com os da empresa para acreditar nos processos em que se está inserido e ter o olhar na busca de resultados. “O líder atual é uma pessoa objetiva, com uma postura transparente e ética e que envolve a equipe nos processos”, salienta Janine.

A professora recomenda que se alguém almeja um cargo de liderança, é fundamental o autoconhecimento, entender como é a sua atuação, como se coloca, qual o seu lugar na estrutura. “Não serei um bom líder se eu não me conhecer”, frisa. Janine considera que o diferencial de uma liderança de sucesso é a adaptabilidade, a flexibilidade. “Líder de sucesso tem que entender que não é dono da verdade, precisa se adaptar, precisa escutar a equipe e a alta gerência”, orienta.

Um líder feliz e bem-sucedido transmitirá essa postura aos colaboradores e conseguirá melhorar a produtividade do grupo, como mostrou uma pesquisa do Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia. De acordo com o levantamento, pessoas felizes são 31% mais produtivas e têm um desempenho 27% maior do que profissionais insatisfeitos. Além disso, eles têm 125% menos esgotamento e 32% mais comprometimento.

Abaixo, confira cinco Soft Skills indicadas ao profissional que almeja ocupar um cargo de liderança:

– Tomada de decisão rápida e responsável;

– Inteligência emocional;

– Orientação para resultados;

– Capacidade de negociação com os cargos acima e abaixo da sua posição;

– Comunicação adequada com linguagem ajustada para evitar ruídos.