FADERGS realizou almoço sensorial para celebrar Dia das Mães

FADERGS realizou almoço sensorial para celebrar Dia das Mães

18 / Maio / 2023

Conhecer ingredientes variados e aprender seus diferentes preparos é fundamental para ter uma alimentação mais ampla e equilibrada nutricionalmente. Com o objetivo de promover essas descobertas e celebrar o Dia das Mães, a FADERGS realizou um Almoço Sensorial, no dia 11/05. Destinado para as alunas da instituição com filhos, as participantes fizeram as refeições vendadas para impulsionar a curiosidade e instigar a percepção de sabores e texturas do menu que compreende entrada, prato principal e sobremesa.

A ideia do projeto surgiu através da parceria entre os cursos de Nutrição e Fisioterapia da FADERGS, buscando apresentar às mães receitas e alimentos que não são tão conhecidos e que elas possam reproduzir para os seus filhos. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 96% das mulheres realizam atividades domésticas relacionadas à cozinha.

“Muitas vezes temos algum tipo de preconceito com certos alimentos, e através da venda, podemos evitar essa desconfiança e promover a percepção dos sentidos e diferentes refeições ricas e balanceadas”, explica a professora de Nutrição da FADERGS Fabiana Fangueiro, uma das idealizadoras da atividade. Explorando esses diferentes sabores e a diversificação de ingredientes, os pratos foram escolhidos e preparados pelos estudantes do curso de Nutrição.

Após as refeições, a iniciativa – que também contempla alunas que são avós – teve um momento para apresentação do que foi consumido no almoço, trazendo suas propriedades e benefícios; questionando se foi possível identificar esses ingredientes ou não e se gostaram do resultado final. Ao fim da atividade, as receitas elaboradas para o almoço sensorial foram distribuídas para as participantes.