Sobre o programa
O Programa de Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, recomendado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), é um curso destinado à formação de profissionais com uma visão integrada de diferentes aspectos da hospitalidade: negócios, relações humanas e sustentabilidade.

Saiba tudo sobre nosso
Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade – Mestrado e Doutorado
Sobre o Programa
- Apresentação
Sob a ótica dos negócios, o programa concentra-se no estudo dos modelos de gestão das organizações envolvidas com o receber humano, pesquisando as estratégias e ferramentas utilizadas para atração de clientes e obtenção de vantagens competitivas. A área de negócios em hospitalidade abrange diversos segmentos produtivos, como hospedagem, serviços de alimentação, transportes, entretenimento, eventos, shopping centers, bancos, clubes, atrações turísticas, museus, galerias, teatros, instalações esportivas, entre outros.
Na sociedade contemporânea, a melhor compreensão da complexidade das relações humanas é um fator estratégico tanto para a criação de vínculos com clientes e stakeholders, como para o desenvolvimento de relações pessoais visando a melhoria da qualidade de vida nas comunidades. Nessa direção, o Programa trata das dimensões conceituais e epistemológicas da hospitalidade e do turismo, contemplando estudos sobre o convívio com estruturas sociais na cidade e nos espaços rurais, abarcando diferentes áreas do conhecimento como sociologia, antropologia, nutrição, gastronomia, geografia e outras.
O estudo de políticas para o desenvolvimento sustentável da hospitalidade em localidades complementa o Programa. A hospitalidade deve ser entendida em um contexto territorial específico, um espaço caracterizado por uma cidade, região, ou qualquer local de concentração de pessoas. O estudo da relação do espaço com seus usuários proporciona valiosas contribuições na interseção de pesquisas em turismo, arquitetura e urbanismo, planejamento urbano, geografia, entre outros.
A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação, na justificativa de sua recomendação com referência ao Programa de Mestrado em Hospitalidade, datada de 15 de março de 2002, afirma: “O campo da hospitalidade vem ganhando importância dentro da área de turismo, enquanto estudo das formas de hospedagem, porém ampliando sua abrangência para outros aspectos além da infraestrutura hoteleira, como aqueles relacionados com a infraestrutura urbana. Neste sentido, este campo disciplinar possui uma importância estratégica para a área de turismo no Brasil, carente de cursos de pós-graduação com este enfoque”.
Em face do pioneirismo do curso, mais adiante destaca: “Possui também abrangência nacional (além da regional), dado que não existe ainda nenhum curso semelhante no país”.
- Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
A área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade é denominada Hospitalidade e apoia-se em duas linhas de pesquisa:
Dimensões e Contextos da Hospitalidade
Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos estudos sobre as dimensões da Hospitalidade em contextos turísticos e não turísticos, ou seja, no âmbito dos eventos, da família, da gastronomia, da hotelaria, da imigração, do lazer, da religião, do turismo e da urbanidade. Este corpo de conhecimento se traduz em abordagens do acolhimento, da sociabilidade, da comensalidade, da educação e da produção cientifica, podendo integrar mais de uma destas ou novas abordagens. Nesta ótica, são abordados aspectos antropológicos, comunicacionais, culturais, históricos, sociológicos e educacionais, ao lado de fatores estimulantes e limitantes dos processos e práticas da Hospitalidade em qualquer ambiente, seja urbano ou rural.Hospitalidade na Competitividade em Serviços
Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos estudos sobre a Hospitalidade na perspectiva da gestão dos negócios em organizações turísticas e não turísticas, notadamente naquelas focadas em serviços em geral e nos setores de turismo, meios de hospedagem, de alimentação, hospitalar e de eventos. Este corpo de conhecimento contribui para aperfeiçoar e/ou ampliar a interação entre anfitrião e cliente, fator estratégico e decisivo para as organizações criarem vantagens competitivas. Nesta ótica são abordados aspectos mercadológicos, comunicacionais, de qualidade e de competências, ao lado de fatores estimulantes e limitantes dos processos e práticas da Hospitalidade em serviços e organizações, sejam públicos, privados e/ou do terceiro setor.Docentes permanentes
Carlos Alberto Alves – Currículo Lattes
Titulação: Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho.
Temas que orienta: hospitalidade, estratégia, competitividade e sustentabilidade.
Linha de Pesquisa em que atua no Programa: Hospitalidade na competitividade em serviços.
E-mail: [email protected]Elizabeth Kyoko Wada – Currículo Lattes
Titulação: Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.
Temas que orienta: hospitalidade em serviços e organizações, stakeholders, mobilidade corporativa.
Linha de Pesquisa em que atua no Programa: Hospitalidade na competitividade em serviços.
E-mail: [email protected]Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse – Currículo Lattes
Titulação: Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná.
Temas que orienta: gastronomia, serviços em alimentos e bebidas, turismo e patrimônio cultural.
Linha de Pesquisa em que atua no Programa: Dimensões e contextos da hospitalidade.
E-mail: [email protected]Mirian Rejowski – Currículo Lattes
Titulação: Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.
Temas que orienta: comunicação científica, produção científica, ensino superior e formação profissional em turismo e hospitalidade.
Linha de Pesquisa em que atua no Programa: Dimensões e contextos da hospitalidade.
E-mail: [email protected]Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira – Currículo Lattes
Titulação: Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba
Temas que orienta: gestão da tecnologia da informação, cadeia de suprimentos, gestão de conhecimento, hospitalidade em cidades inteligentes, inteligência artificial aplicada a estudos de hospitalidade, métodos quantitativos aplicados a estudos de hospitalidade.
Linha de Pesquisa em que atua no Programa: Hospitalidade na competitividade em serviços.
E-mail: [email protected]Sênia Regina Bastos – Currículo Lattes
Titulação: Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Temas que orienta: acolhimento, patrimônio, hospitalidade, imigração.
Linha de Pesquisa em que atua no Programa: Dimensões e contextos da hospitalidade.
E-mail: [email protected]Simone Ruchdi Barakat – Currículo Lattes
Titulação: Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo
Temas que orienta: estratégia, stakeholders, hospitalidade em organizações.
Linha de Pesquisa em que atua no Programa: Hospitalidade na competitividade em serviços.
E-mail: [email protected]Valéria Ferraz Severini – Currículo Lattes
Titulação: Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo
Temas que orienta: hospitalidade, dádiva, turismo, políticas públicas e urbanidade.
Linha de Pesquisa em que atua no Programa: Dimensões e contextos da hospitalidade.
E-mail: [email protected] - Projetos de Pesquisa
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: HOSPITALIDADE
Linha de Pesquisa – Dimensões e Contextos da HospitalidadeProjeto de Pesquisa: Consumo alimentar e práticas de comensalidade contemporânea
Descrição: Este projeto tem como objetivo geral analisar questões relativas ao consumo alimentar e às práticas de comensalidade contemporâneas em diferentes aspectos. Tem como objetivos específicos: a discussão do conceito de comensalidade e sua relação com o conceito de hospitalidade; a identificação e compreensão de diferentes práticas de comensalidade contemporâneas; a compreensão dos efeitos de preocupações concernentes à sustentabilidade alimentar nas práticas de consumo e sociabilidade alimentar na atualidade.
Início: 2017
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes MinasseProjeto de Pesquisa: Ensino e pesquisa em hospitalidade e turismo no Brasil: avanços e desafios.
Descrição: Este projeto reúne pesquisas, que se fundamentam em novas abordagens teóricas, aplicações práticas e propostas metodológicas, com destaque para estudos acerca da formação superior em diferentes graus e modalidades, e temáticas emergentes de pesquisas na relação entre hospitalidade e turismo. Nesse sentido, desenvolvem-se diversos estudos quali-quantitativos, do tipo exploratório, descritivo e/ou explicativo, com ênfase em estudos documentais, “surveys” e estudos de caso, cujas estratégias preferenciais são análise de conteúdo, entrevistas e grupos focais. Os resultados alcançados demonstram os avanços e desafios do conhecimento científico, em contribuição a avanços do conhecimento científico e posicionamentos acerca dos desafios a serem enfrentados em prol de um mundo mais justo, responsável e ético.
Início: 2017
Coordenadora: Profa. Dra. Mirian RejowskiProjeto de Pesquisa: Hospitalidade na pesquisa de pós-graduação em Turismo no Brasil – interesse e conhecimento na institucionalização dos doutorados
Descrição: Pesquisa de abordagem metodológica multirreferencial, que objetiva investigar a Hospitalidade na constituição do campo científico das pesquisas turísticas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, a partir da institucionalização dos doutorados na década de 2010. Apresentará fundamentos e contextos da pós-graduação stricto sensu, dos modelos teóricos e paradigmas da pesquisa, e dos estudos métricos da produção científica na área das Ciências Humanas e Sociais, com ênfase em Turismo e Hospitalidade. Com base em análise de conteúdo, entrevistas semiestruturadas, técnicas bibliométricas e uso do software scriptLattes, descreverá a trajetória dos doutorados na área, as concepções e abordagens da Hospitalidade nas suas propostas e na visão de seus coordenadores e docentes; identificará o perfil da produção científica desses pesquisadores e suas redes de colaboração científica, com ênfase nos estudos da Hospitalidade no Turismo; e analisará as bases bibliográficas e as estratégias metodológicas de estudos referenciais para a seleção de indicadores e definição das dimensões da Hospitalidade nas pesquisas turísticas. Finalizará a pesquisa, interpretando as relações entre conhecimento e interesse científico que condicionam a configuração do campo acadêmico da Hospitalidade no Turismo.
Início: 2017
Coordenadora: Profa. Dra. Mirian Rejowski
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.Projeto de Pesquisa: Lazer, entretenimento e experiência em bares, restaurantes e similares
Descrição: Este projeto tem como objetivo estudar as novas funções incorporadas por bares, restaurantes e similares brasileiros como espaços de lazer e entretenimento, investigando do ponto de vista da produção gastronômica (composição e execução de cardápio) e do ambiente serviço as estratégias utilizadas pelos estabelecimentos para conceber e operacionalizar experiências positivas e engajadoras para seus clientes
Início: 2015
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes MinasseProjeto de Pesquisa: Por uma história do turismo nas décadas de 1930 a 1940
Descrição: A obrigatoriedade do visto como uma das condições para o ingresso de turistas é estabelecida no governo Vargas (1930-1945), resulta do incremento da demanda de ingresso no país, decorrente da situação política e econômica que antecede a Segunda Guerra Mundial. A partir da perspectiva histórica, propõe-se a investigação da influência da política imigratória de caráter eugênico na regulamentação do turismo e no estabelecimento do perfil do turista desejado socialmente durante as décadas de 1930 e 1940, por meio de dois eixos de pesquisa: um que analisa o turismo numa perspectiva histórica, outro que discute a relação entre imigração e turismo. Projeto – Produtividade em Pesquisa 2, Processo 309668/2015-8 – vigência 01/03/2016 a 28/02/2019.
Início: 2016
Coordenadora: Profa. Dra. Sênia Regina BastosProjeto de Pesquisa: Turismo e legado étnico na cidade de São Paulo (SP)
Descrição: O objetivo da pesquisa é investigar a relação entre Turismo e Imigração como amplos e abrangentes processos que caracterizam a mobilidade nas cidades contemporâneas, do ponto de vista da paisagem e da ressignificação urbana em São Paulo (SP), considerando-se a possibilidade de construção de categorias de análise que evidenciem a potencial criação de espaços de sociabilidade, hospitalidade, lazer e turismo. Pesquisa de caráter qualitativo, a proposta se justifica em virtude das características históricas, que têm na imigração, um dos elementos fundamentais na constituição de sua identidade, fundamentadas em extensa bibliografia, mas que ainda carece de sistematização a respeito da relação entre imigração e turismo. Do ponto de vista da política pública, o Plano Municipal de Turismo (PLATUM, 2015-18), busca fazer um balanço das potencialidades turísticas dos bairros paulistanos em termos de atratividade turística e visando um melhor planejamento turístico. A metodologia proposta para o presente projeto, assim, que reúne a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, será acrescida da realização de entrevistas semiestruturadas com informantes chave nas comunidades identificadas (co-étnicos) e com representantes das associações étnicas, bem como de uma técnica de construção e interpretação de imagens fotográficas para realização de um e-book, livro de formato digital.
Início: 2016
Coordenadora: Profa. Dra. Sênia Regina Bastos
Integrantes: Prof. Dr. Airton José Cavenaghi, Profa. Dra. Maria do Rosário Rolfsen Salles e Profa. Dra. Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse.
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.Linha de Pesquisa – Hospitalidade na Competitividade em Serviços
Projeto de Pesquisa: Hospitalidade e competitividade organizacional
Descrição: O objetivo deste projeto é o de investigar a função da hospitalidade e da hospitabilidade nas organizações, mais objetivamente procura-se investigar qual a contribuição da hospitalidade e da hospitabilidade na competitividade e no desempenho das organizações de serviços. Este projeto procura ainda investigar a relação com a qualidade, satisfação, imagem, confiança, ligação emocional e intenção comportamental. O projeto de pesquisa tem como base uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo com o possível uso de duas técnicas: Modelagem de Equação Estrutural e Experimentos. Os resultados esperados residem em uma maior compreensão das relações entre os construtos apresentados e o desempenho das organizações.
Início: 2017
Coordenador: Prof. Dr. Carlos Alberto Alves
Integrantes: Prof. Dr. Claudio José Stefanini e Profa. Dra. Roseane Barcelos MarquesFinanciador: Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – Funadesp
Projeto de Pesquisa: Hospitalidade e mobilidade corporativa na América Latina – Projeto 2: segmento MICE (meetings, incentives, conferences & exhibitions)
Descrição: Este projeto tem como objetivo geral compreender a mobilidade corporativa na América Latina, a partir dos stakeholders. Os objetivos específicos são investigar em que situações a gestão de viagens praticada pelo mercado assume a gestão de experiências de hospitalidade, preconizada por Lashley; conhecer as experiências de organizações brasileiras que passam a intensificar a mobilidade corporativa a partir da inserção do Brasil como ator relevante na economia global; elencar potenciais áreas de prestação de serviços para Turismo e afins que saem da cadeia produtiva tradicional, como os casos de abastecimento de A&B em plataformas de petróleo, em canteiros de obras de hidrelétricas, entre outros. A primeira etapa da pesquisa exploratória realiza-se com um estudo de casos múltiplos, utilizando instrumentos quali e quantitativos. Ao final da pesquisa, ambiciona-se conceituar Mobilidade Corporativa com base em um estudo multidisciplinar que envolverá Administração, Sociologia, Antropologia, Geografia, História, Turismo, Hospitalidade.
Início: 2010
Coordenadora: Profa. Dra. Elizabeth Kyoko Wada
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.Projeto de Pesquisa: Hospitalidade e recursos humanos
Descrição: Este projeto é parte integrante do grupo de pesquisa Hospitalidade e Competitividade em Serviços. Objetiva-se identificar características que possam ser relevantes para o desenvolvimento de profissionais em áreas de prestação de serviços.
Início: 2016
Coordenadora: Profa. Dra. Elizabeth Kyoko Wada
Integrante: Profa. Dra. Roseane Barcellos MarquesProjeto de Pesquisa: Orientação para o hospede/visitante nas organizações de serviços
Descrição: Para as organizações de serviços a orientação para o visitante/hospede é implementada em grande parte por meio dos colaboradores da organização nos chamados encontros de serviço. Dessa forma a compreensão da dinâmica dos encontros de serviço, pode influenciar a gestão das empresas de serviços otimizando processos e incrementando os resultados da organização em termos de desempenho, market share e lealdade dos hospedes/visitantes. O objetivo geral deste projeto é o de investigar a relação entre a orientação para o hospede/visitante das organizações de serviços e os respectivos resultados em termos de desempenho, qualidade, imagem e valor para o hospede/visitante.
Início: 2016
Coordenador: Prof. Dr. Carlos Alberto AlvesFinanciador: Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – Funadesp
- Disciplinas
MESTRADO
Obrigatórias da área de concentração
Fundamentos teóricos da hospitalidade
Metodologia da pesquisa em hospitalidade
Planejamento e gestão estratégica em hospitalidadeObrigatória da linha de pesquisa Dimensões e Contextos da Hospitalidade
Dimensões da hospitalidadeObrigatória da linha de pesquisa Hospitalidade na Competitividade em Serviços
Sistema de hospitalidadeEletivas
Ensino e formação em hospitalidade
Gastronomia, cultura e hospitalidade
Hospitalidade e hostilidade entre stakeholders
Hospitalidade e memória
Hospitalidade e turismo receptivo
Hospitalidade e urbanidade
Marketing de serviços em hospitalidade
Seminário de pesquisa em hospitalidadeO aluno deverá cursar as três (03) disciplinas obrigatórias da área de concentração; uma (01) disciplina obrigatória em sua linha de pesquisa e outras duas (02) disciplinas devem ser escolhidas dentro da oferta semestral do Programa, independentemente da linha de pesquisa que integra. Vale ressaltar que a escolha de disciplinas deve ser realizada em comum acordo com o professor orientador.
DOUTORADO
Obrigatórias da área de concentração
Estudos epistemológicos da hospitalidade
Métodos qualitativos e pesquisas em hospitalidade
Métodos quantitativos e pesquisas em hospitalidadeObrigatórias da linha de pesquisa Dimensões e Contextos da Hospitalidade
Acolhimento em ambientes turísticos e não turísticos
Seminário de tese em dimensões e contextos da hospitalidadeObrigatórias da linha de pesquisa Hospitalidade na Competitividade em Serviços
Hospitalidade e competitividade em organizações
Seminário de tese em hospitalidade na competitividade em serviçosEletivas
Ensino e formação em hospitalidade
Fundamentos teóricos da hospitalidade
Gastronomia, cultura e hospitalidade
Hospitalidade e hostilidade entre stakeholders
Hospitalidade e memória
Hospitalidade e turismo receptivo
Hospitalidade e urbanidade
Marketing de serviços em hospitalidade
Planejamento e gestão estratégica em hospitalidade
Produção e comunicação científica em hospitalidade
Sistema de hospitalidadeO aluno deverá cursar três (03) disciplinas obrigatórias; duas (02) disciplinas obrigatórias em sua linha de pesquisa e outras duas (02) disciplinas devem ser escolhidas dentro da oferta semestral do Programa, independentemente da linha de pesquisa que integra. Vale ressaltar que a escolha de disciplinas deve ser realizada em comum acordo com o professor orientador.
- Trabalhos Programados
Mestrado – Plano de estudos
Para a obtenção do título de Mestre o aluno deve, no período máximo de 24 meses:
Desenvolver um projeto de pesquisa científica, selecionando um tema a ser destacado de uma das linhas de pesquisa do Programa, com a supervisão de um professor doutor a ser designado como orientador.
Realizar as disciplinas obrigatórias e outras disciplinas eletivas de acordo com o professor orientador.
Realizar atividades programadas destinadas ao aprofundamento dos estudos sobre o tema de pesquisa e à formação como docente e pesquisador, tais como publicações científicas, participações em eventos técnicos e científicos, orientação de monografias, pesquisa de campo, entre outras.
Apresentar à banca examinadora os resultados parciais de sua pesquisa na forma de um relatório de qualificação.
Apresentar à banca examinadora, composta por 3 membros, sendo um deles necessariamente de outro Programa de Pós-graduação, os resultados finais de sua pesquisa na forma de uma Dissertação de Mestrado.
Créditos em atividades do Plano de Estudos
O prazo para a obtenção do grau de mestre é de 24 meses, o cumprimento dos créditos em disciplinas e em atividades programadas é pré-requisito para o depósito do relatório de qualificação, cujo exame realizar-se-á, preferencialmente, no terceiro ou quarto semestres e, transcorrido o prazo mínimo de 90 dias, ocorrerá o depósito da dissertação de mestrado. A solicitação de prorrogação de prazo de 6 meses, poderá ser solicitada em casos especiais, e ficará sujeita à aprovação da Comissão de Pós-Graduação (CPG).
O Programa compreende um total de 69 créditos, correspondentes a 1.035 horas de atividades acadêmicas, que serão atribuídos pelo Programa de Mestrado em Hospitalidade, sendo:24 créditos – 360 horas em disciplinas.
25 créditos – 375 horas para elaboração da dissertação.
20 créditos – 300 horas em Atividades Programadas, divididas em Atividades Fundamentais (150 horas), com a preparação de artigos para apresentação em eventos científicos e respectiva publicação em anais e em periódicos; Atividades Complementares (75 horas) que contemplam a participação em eventos científicos, em grupos de pesquisa e reuniões para orientação e Atividades Específicas (75 horas) relativas à pesquisa do discente.Doutorado – Plano de estudos
Para a obtenção do título de Doutor o aluno deve cumprir, no período máximo de 48 meses:
Desenvolver um projeto de pesquisa científica, selecionando um tema a ser destacado de uma das linhas de pesquisa do Programa, com a supervisão de um professor doutor a ser designado como orientador.
Realizar as disciplinas obrigatórias e outras disciplinas eletivas de acordo com o professor orientador.
Realizar atividades programadas destinadas ao aprofundamento dos estudos sobre o tema de pesquisa e à formação como docente e pesquisador, tais como publicações científicas, participações em eventos técnicos e científicos, orientação de monografias, pesquisa de campo, entre outras.
Apresentar à banca examinadora os resultados parciais de sua pesquisa na forma de um relatório de qualificação.
Apresentar à banca examinadora, composta por cinco membros, sendo dois examinadores externos ao Corpo Docente da Universidade, um interno ao Corpo Docente da Universidade, um professor permanente do PPG em Hospitalidade e o orientador. Serão indicados dois suplentes, no caso, um para substituir se preciso for o avaliador externo e outro para o avaliador interno.
Créditos em Atividades do Plano de estudosPara a obtenção do título de doutor o aluno deve cumprir, no período máximo de 48 meses, 80 créditos correspondentes a 1.200 horas de atividades acadêmicas que compreendem:
Créditos em Disciplinas: 28 créditos, sendo 12 créditos em três disciplinas obrigatórias da área de concentração; 08 créditos em duas disciplinas obrigatórias da Linha de Pesquisa; 08 créditos em duas disciplinas eletivas. Doutorandos oriundos do Mestrado em Hospitalidade ou de áreas afins, podem solicitar a liberação de até 12 créditos em disciplinas eletivas.
Créditos em atividades programadas: 10 créditos em atividades programadas exclusivamente relacionadas ao projeto de pesquisa do aluno, com prévia aprovação do professor orientador e, posteriormente, pela Comissão de Pós-graduação – CPG.
Créditos da Tese: 42 créditos para elaboração da tese que devem ser obtidos em reuniões com o orientador, elaboração do relatório para o exame de qualificação, preparação e defesa da tese e a submissão do artigo resultante do mesmo. - Revalidação de títulos
Procedimentos Gerais
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA PROTOCOLAR O PEDIDO DE RECONHECIMENTO DO DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, MESTRADO E DOUTORADO.
OBSERVAÇÃO: Trazer todos os documentos originais acompanhados de cópia simples frente e verso, ou somente cópias autenticadas em cartório brasileiro.
I. Requerimento dirigido ao Reitor solicitando o reconhecimento, conforme o modelo anexo;
II. Original do Diploma ou certificado contendo o visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde ele foi expedido;
III. Original do Histórico Escolar ou documento correspondente ao título contendo o visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde ele foi expedido;
IV. Diploma relativo ao Curso de Graduação ou documento comprobatório de conclusão do curso. Se este foi realizado no exterior, será necessário o visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde ele foi expedido;
V. Original do documento de identidade (RG para brasileiros e RNE ou passaporte válido para estrangeiros) ou do protocolo do pedido de registro no Departamento de Polícia Federal;
VI. Exemplar da tese, dissertação ou trabalho equivalente, encadernado;
VII. Original da Certidão de Casamento, quando se tratar de requerente que teve seu nome alterado após a expedição do diploma, em virtude de casamento;
VIII. Declaração da Universidade estrangeira atestando as condições de matrícula do aluno;
IX. Declaração do aluno sobre o tempo de efetiva permanência na Instituição de Ensino Superior Estrangeira;
X. Currículo vitae do orientador da dissertação ou tese;
XI. Cópia da ata de defesa da dissertação ou tese, com identificação da banca examinadora e resultado da avaliação, ou de documento de avaliação acadêmica equivalente;
XII. Documentos fornecidos pela instituição que expediu o diploma, em que constem informações gerais da Instituição, bem como dados e características do curso referentes a procedimentos de seleção, prazos e requisitos para a defesa de dissertação ou tese;
XIII. Visto para estrangeiro;
XIV. Cópia do passaporte, com a informação acerca da entrada e saída do país onde realizou os estudos;
XV. Comprovante de residência no país sede do curso.
No caso de Diplomas obtidos em Cursos realizados em Instituições que não exijam créditos formais em disciplinas, o interessado deverá instruir o processo com dados referentes à Instituição de origem, duração e características do curso, fornecidas oficialmente pela própria Instituição sem a obrigatoriedade do Visto Consular;
Os documentos a que se referem os tópicos II a XVI do item 3.1 deverão ser acompanhados de fotocópias que não precisam ser autenticadas em Cartório, mediante apresentação do original;
A França e Argentina possuem acordos com o Brasil que dispensam o visto consular em documentos escolares;ENTREGA DE DOCUMENTOS
A documentação deverá ser entregue pessoalmente pelo interessado na Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, ou por seu representante legal, mediante procuração simples.
A Comissão de Pós-graduação, durante a análise do processo, pode solicitar outros documentos e/ou traduções, para dirimir dúvidas ou controvérsias que impeçam a devida instrução e a consequente decisão.PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO
A Comissão de Pós-graduação procederá à avaliação dos documentos entregues para análise e emitirá parecer circunstanciado sobre a viabilidade de reconhecimento ou equivalência das atividades e do trabalho apresentado pelo candidato no prazo de 45 dias, contados a partir da data de protocolo de entrega da referida documentação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.
Se o pedido for negado, cabe recurso da decisão à Comissão de Pós-Graduação, que deverá ser entregue no prazo máximo de dez dias, contados da data de ciência da decisão a recorrer.
Se houver indeferimento do pedido em todas as instâncias da Universidade, caberá recurso à Câmara de Educação Superior do CNE. (ver § 3º do Art. 4º da Resolução CNE/CES nº 1/2001).TAXAS
Após a entrega dos documentos o candidato deverá aguardar um e-mail enviado pela secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu com o boleto para pagamento.
A taxa a ser recolhida, após a entrega de documentos, é no valor de R$ 2.360,70. E o prazo para pagamento será de 10 (dez dias).FINALIZAÇÃO DO PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DO DIPLOMA
Após avaliação, se aprovado o reconhecimento pela Universidade, o setor de diplomas solicitará a entrega do Diploma original pelo candidato para revalidação do documento.
O prazo para conclusão do processo de revalidação pelo setor de diplomas será de 120 dias.Requerimento para reconhecimento de título
Regulamento do Programa | Do Reconhecimento de Títulos (página 17)
- Apresentação
Processo Seletivo
- Processo Seletivo 2022.2
Mestrado
R$ 2.043,27 por mês; reajustes semestrais conforme critérios legais e de mercado.
Inscrições até: 05/08
Confira o EditalDoutorado
R$ 2.426,39 por mês; reajustes semestrais conforme critérios legais e de mercado.
Inscrições até: 05/08
Confira o Edital - Cronograma - 2º semestre 2022
Inscrições: 25/04 a 05/08/2022
Envio de documentos para Secretaria do Programa (vide item 4): 25/04 a 05/08/2022
1ª etapa – Prova de conhecimento da área: 08/08/2022
2ª etapa – Prova de proficiência em língua estrangeira: 08/08/2022
3ª etapa – Entrevista agendada pela Secretaria do Programa: 09 e 10/08/2022
Divulgação do resultado (por e-mail): 15/08/2022
Matrícula: 16 a 19/08/2022
Início das aulas: 22/08/2022
- Processo Seletivo 2022.2
Dissertações e Teses
- Dissertações 2004
O LUGAR DA HOSPITALIDADE NO ESTÁDIO DE FUTEBOL. O CASO DA VILA BELMIRO. SANTOS, SP.
Autor: Alessandro Rodrigues Pinto
Orientador: Sênia BastosFESTA – A MANIFESTAÇÃO DE UM POVO – A HOSPITALIDADE DO IMIGRANTE ITALIANO EM SÃO PAULO.
Autor: Álvaro Dick
Orientador: Marielys Siqueira BuenoSERVIÇOS TURÍSTICOS DE LAZER AQUÁTICO EM FERNANDO DE NORONHA: A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE.
Autor: Ana Júlia de Souza Melo
Orientador: Celia Maria de Moraes DiasA HOSPITALIDADE NA ÁREA DE SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Autor: Edinéa Martins
Orientador: Elizabeth Kyoko WadaTECNOLOGIAS ALTERNATIVAS APLICADAS NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM.
Autor: Ernesto Hsieh
Orientador: Celia Maria de Moraes DiasAS DIMENSÕES TEÓRICAS DO EVENTO.
Autor: Fátima Marita Barbosa
Orientador: Luiz Octávio de Lima CamargoLOGÍSTICA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COMO AGREGADORA DA HOSPITALIDADE – UM ESTUDO DE CASO: AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS.
Autor: João Rosal Filho
Orientador: Hilário Ângelo PelizzerVIAGENS DE LAZER NAS AGÊNCIAS DE TURISMO.
Autor: Juliete Vales Gomes
Orientador: Hilário Ângelo PellizerMONTE VERDE: HOSPITALIDADE, IMIGRAÇÃO E TURISMO.
Autor: Lecy Cirilo
Orientador: Marielys Siqueira BuenoA HOSPITALIDADE PARA O IDOSO EM SERVIÇOS HOTELEIROS-ESTUDO DE CASO: SOLAR VILLE GARAUDE.
Autor: Lucia Novoa Melchert
Orientador: Ada de Freitas Meneti DenckerDO FOGÃO A LENHA AO MICROONDAS. UMA INCURSÃO PELA COMENSALIDADE DE TRÊS GERAÇÕES DE FAMÍLIAS PAULISTANAS.
Autor: Luiz Gonzaga de Assumpção Carvalho
Orientador: Sênia BastosGESTÃO AMBIENTAL EM HOTEL URBANO. ESTUDO DE CASO: MELIÁ JARDIM EUROPA.
Autor: Margarida Hiroko Yassuda
Orientador: Elizabeth Kyoko WadaO PROFISSIONAL DA HOTELARIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE SUA FORMAÇÃO.
Autor: Maria Cristina Zerbo Rocco Lahr
Orientador: Ada de Freitas Maneti DenckerO ORGANIZADOR PROFISSIONAL DE EVENTOS: PERFIL DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
Autor: Marina Lindenberg Lima
Orientador: Hilário Ângelo PelizzerA HOSPITALIDADE DE SANTOS E A CONVIVIALIDADE
Autor: Paulo Renato de Paula Frederico
Orientador: Sênia BastosDIMENSÕES DA HOSPITALIDADE NOS PARQUES TEMÁTICOS.
Autor: Rodrigo Araújo Alcobia
Orientador: Sênia BastosMEIOS DE HOSPEDAGEM RESIDENCIAIS. O ESTUDO DAS PENSÕES PARA ESTUDANTES EM SÃO PAULO.
Autor: Rodrigo Romano Mechereffe Stolf
Orientador: Sênia BastosQUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO – UMA QUESTÃO DE HOSPITALIDADE.
Autor: Rosana Bernardo
Orientador: Elizabeth Kyoko WadaPOLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO: A HOSPITALIDADE PÚBLICA AO EXCURSIONISTA EM BERTIOGA.
Autor: Silvia Rubino
Orientador: Davis Gruber SansoloHOSPITALIDADE EM COMUNIDADES TRADICIONAIS: O CASO DO POUSO DA CAJAÍBA.
Autor: Simone Maria Scorsato
Orientador: Davis Gruber SansoloACESSIBILIDADE NA HOTELARIA: UMA QUESTÃO DE HOSPITALIDADE.
Autor: Simone Sansiviero
Orientador: Celia Maria de Moraes DiasHOTELARIA HOSPITALAR: AVALIAÇÃO DOS PACIENTES SOBRE A QUALIDADE NOS SERVIÇOS – ESTUDO DE CASO COMPARATIVO.
Autor: Sonia Yurie Watanabe
Orientador: Nilma Morcerf de PaulaO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE RESTAURANTES NA CIDADE DE SÃO PAULO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO.
Autor: Ubiratan de Assunção Miranda
Orientador: Celia Maria de Moraes Dias
CONVENTION AND VISITORS BUREAUX: A CONTRIBUIÇÃO DO SETOR PRIVADO PARA O MARKETING DOS DESTINOS.
Autor: Wanessa Renault Martins
Orientador: Sênia Bastos - Dissertações 2005
INTERFACES DA CRISE HABITACIONAL BRASILEIRA – PROJETO MUTIRÃO: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO CONTEXTO DA GESTÃO SOCIAL DE PROJETOS.
Autor: Aldo Rezende
Orientador: Profa. Dra. Sênia BastosOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS CRÍTICOS GASTRONÔMICOS PARA OS RESTAURANTES COMERCIAIS.
Autor: Ana Beatriz Johasen Saraiva Gemha
Orientador: Profa. Dra. Nilma Morcerf de Paula“HOSPITALIDADE E TRANSPORTE: O AGENCIAMENTO DE VIAGENS RODOVIÁRIAS NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Autor: André Luiz Braun Galvão
Orientador: Prof. Dr. Hilário Ângelo PelizzerDISCURSO E ESTILO DE HOSPITALIDADE: UMA ABORDAGEM SOCIOSSEMIÓTICA.
Autor: Antonio Heriberto Catalão Júnior
Orientador: Prof. Dr. Luiz Octávio de Lima CamargoHOSPITALIDADE NOS CRUZEIROS MARÍTIMOS NO LITORAL BRASILEIRO: ESTUDO DE CASO DA COMPANHIA COSTA CRUZEIROS.
Autor: Dennis Fujita
Orientador: Prof. Dr. Hilário Ângelo PelizzerHOSPITALIDADE E FESTA DE ANIVERSÁRIO INFANTIL: DO ESPAÇO DOMÉSTICO PARA O COMERCIAL.
Autor: Cássia Aparecida Guerreiro Grava
Orientador: Profa. Dra.a Nilma Morcerf de PaulaA INTRODUÇÃO DA HOSPITALIDADE NOS CURSOS DE HOTELARIA DE SÃO PAULO.
Autor: Claudia Ricciuti Barbosa
Orientador: Profa. Dra. Ada de Freitas Maneti DenckerRESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA FORMA CONTEMPORÂNEA DE HOSPITALIDADE COMERCIAL EM RESORTS – ESTUDO DE CASO DA POUSADA DO RIO QUENTE RESORTS.
Autor: Claudio Alexandre de Souza
Orientador: Profa. Dra. Ada de Freitas Maneti DenckerA HOSPITALIDADE E O CONSUMO NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM PELOS HOMOSSEXUAIS: UM ESTUDO DE CASO DE CURITIBA – PR.
Autor: Daniella Tebar
Orientador: Profa. Dra. Marielys Siqueira BuenoMARKETING ESTRATÉGICO PARA SUBCULTURAS: UM ESTUDO SOBRE HOSPITALIDADE E GASTRONOMIA VEGETARIANA EM RESTAURANTES DA CIDADE DE SÃO PAULO.
Autor: Érica de Souza Franco
Orientador: Prof. Dr. Raul Amaral RegoOS EVENTOS E AS CAPAS DE CARAS: UMA RELAÇÃO DE DEZ ANOS.
Autor: Fernando Estima de Almeida
Orientador: Prof. Dr. Waldir FerreiraPOLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO E MEIO AMBIENTE E INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO SOBRE BONITO – MS.
Autor: Fábia Trentin
Orientador: Prof. Dr. Davis Gruber SansoloA ATRATIBILIDADE DE EQUIPAMENTOS DE LAZER.
Autor: Flávio de Souza Mascarenhas
Orientador: Dr. Luiz Octávio de Lima CamargoORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR FOMENTADORAS DO TURISMO RECEPTIVO NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Autor: Francisco de Castro Matos
Orientador: Prof. Dr. Hilário Ângelo PelizzerRECONSTRUÇÕES METODOLÓGICAS COMO CONTRIBUIÇÕES PARA UMA DISCIPLINA DA HOSPITALIDADE.
Autor: Gilberto Gidra
Orientador: Profa. Dra. Celia Maria de Moraes DiasSATISFAÇÃO NO TRABALHO EM HOTÉIS DE PEQUENO PORTE – ESTUDO DE CASO DO HOTEL SERRANO EM JUIZ DE FORA / MG.
Autor: Gislene Duarte Garcia
Orientador: Profa. Dra. Celia Maria de Moraes DiasESTUDO DAS RELAÇÕES DA HOSPITALIDADE NA GESTÃO DE HOTÉIS DE NEGÓCIOS SOB A ÓTICA DO REFERENCIAL DO BALANCED SCORECARD: UM ESTUDO DE CASO.
Autor: Jean-François Henry Netter Lévy
Orientador: Profa. Dr. Celia Maria de Moraes DiasHOSPITALIDADE NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE TURISMO. ESTUDO DE CASO: REGIÃO DA SERRA DA BODOQUENA, MATO GROSSO DO SUL.
Autor: Julia Chacha
Orientador: Profa. Dra. Elizabeth Kyoko Wada“OS CONFLITOS NA HOSPITALIDADE COMERCIAL –APLICAÇÃO, JURISPRUDÊNCIA E CONFLITOS ENVOLVENDO O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E A HOTELARIA PAULISTA (1998-2004).”
Autor: Júlio César Butuhy
Orientador: Profa. Dra. Celia Maria de Moares DiasESTUDO EXPLORATÓRIO DA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE MUNICIPALIZAÇÃO DO TURISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO.
Autor: Leandro Benedini Brusadin
Orientador: Profa. Dra. Ada de Freitas de Maneti DenckerLAZER EM RESORTS: O ESTUDO DE CASO DO “ECO RESORT AVARÉ JURUMIRIM”.
Autor: Luiz Fernando de Oliveira
Orientador: Prof. Dr. Luiz Octávio de Lima CamargoENFERMAGEM E HOTELARIA HOSPITALAR NA PROMOÇÃO DA HOSPITALIDADE.
Autor: Maria Antonia de Andrade Dias
Orientador: Profa. Dra. Elizabeth Kyoko WadaPARQUE DAS FONTES EM SÃO LOURENÇO-MG: PERCEPÇÃO DOS TURISTAS E MORADORES QUANTO AO SEU USO E FUNÇÕES.
Autor: Maria Cristina Ribeiro Meirelles
Orientador: Profa. Dra. Maria do Rosário Rolfsen SallesHOSPITALIDADE E DÁDIVA: O CASO DO SANTO DAIME.
Autor: Maria Regina Menezes
Orientador: Luiz Octávio de Lima CamargoHOSPITALIDADE E CONVIVIALIDADE EM FAMÍLIA DA ELITE RURAL PAULISTA NO SÉCULO XIX.
Autor: Marina Zanin Sacoman
Orientador: Profa. Dra. Sênia BastosFORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM HOTELARIA: A EXPERIÊNCIA DO SENAC-SP.
Autor: Maristela de Souza Goto Sugiyama
Orientador: Profa. Dra. Ada de Freitas Maneti DenckerHOSPITALIDADE, TURISMO E ESPAÇO RURAL: ANÁLISE DO ESTUDO DE CASO DE ALVORADA DO SUL – PR.
Autor: Marta Maria Morettin Agudo
Orientador: Profa. Dra. Marielys Siqueira BuenoHOSPITALIDADE EMPRESARIAL E NEGÓCIOS NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Autor: Patrícia Oliveira Garcia
Orientador: Profa. Dra. Sênia BastosESTUDO DA INFLUÊNCIA DO LÍDER NA CRIAÇÃO DE DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DE SERVIÇOS EM EMPRESAS DE HOSPITALIDADE.
Autor: Raul Gomes Duarte Neto
Orientador: Prof. Dr. Raul Amaral RegoCAIPIRINHA: O COQUETEL COMO SIGNO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NA HOSPITALIDADE BRASILEIRA.
Autor: Ricardo Anson Mazaro
Orientador: Profa. Dra. Nilma Morcerf de PaulaHOSPITALIDADE NO CONTEXTO DE UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DE INSPIRAÇÃO RELIGIOSA.
Autor: Rinaldo Zaina
Orientador: Profa. Dra. Marielys Siqueira BuenoPOLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO E O PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO SOCIAL.
Autor: Robinson Luiz Mendes Ribeiro
Orientador: Prof. Dr. Davis Gruber SansoloDIMENSÕES DA HOSPITALIDADE NOS PARQUES TEMÁTICOS.
Autor: Rodrigo Araújo Alcobia
Orientador: Profa. Dra. Sênia BastosESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO E HOSPITALIDADE NA RODOVIÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NO TERMINAL RODOVIÁRIO DO TIETÊ.
Autor: Rodrigo Burkowski
Orientador: Prof. Dr. Raul Amaral RegoDESENVOLVIMENTO DO TURISMO RURAL NO NORTE DO PARANÁ: ESTUDO DE CASO DA FAZENDA UBATUBA/APUCARANA/PR.
Autor: Rosislene Fontana
Orientador: Profa. Dra. Ada de Freitas Maneti DenckerFEIRAS COMERCIAIS E HOSPITALIDADE – ESTUDO DE CASO DA FEIRA ESCOLAR.
Autor: Shirley de Fátima Salazar da Silva
Orientador: Waldir FerreiraGESTÃO UNIVERSITÁRIA E HOSPITALIDADE: A BUSCA DE INDICADORES. ESTUDO DE CASO DO CURSO SUPERIOR DE BACHAREL EM TURISMO EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA.
Autor: Sidnei Teixeira de Castro
Orientador: Profa. Dra. Nilma Morcerf de PaulaMUSEU DA IMIGRAÇÃO: HOSPITALIDADE E VISITAÇÃO. UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI.
Autor: Silvia Letícia Lopes
Orientador: Profa. Dra. Sênia BastosTURISMO, LAZER E HOSPITALIDADE: O SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Autor: Tatiana de Freitas Luchezi
Orientador: Prof. Dr. Waldir Ferreira - Dissertações 2006
A VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO NOS EVENTOS CORPORATIVOS ORGANIZADOS PELOS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DISNEY – SONHAR, ACREDITAR, OUSAR E FAZER.
Autor: Andréa Miranda Nakane
Orientador: Prof. Dr. Waldir FerreiraPERFIL PROFISSIONAL DO AGENTE DE VIAGEM DA CIDADE DE SÃO PAULO – UM ESTUDO DE COMPETÊNCIAS
Autor: Andréa da Silva
Orientador: Prof. Dr. Hilário Ângelo PelizzerCERTIFICAÇÃO DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA MEIOS DE HOSPEDAGEM. UM ESTUDO SOBRE O CAMINHO DO OURO DE PARATY – RJ
Autor: Afonso Getulio Zucarato
Orientador: Prof. Dr. Davis Gruber SansoloARAXÁ – TURISMO E IDENTIDADE
Autor: Alessandra Burger de Aguiar
Orientador: Profa. Dra. Maria do Rosário R. SallesPERCEPÇÃO VISUAL DA HOSPITALIDADE EM LOGOTIPOS HOTELEIROS
Autor: Alexandre Nunes Robazzi
Orientador: Profa. Dra. Elizabeth Kyoko WadaAS POUSADAS E OS IMPACTOS SÓCIO AMBIENTAIS: UM ESTUDO SOBRE MORRO DE SÃO PAULO E BOIPEBA – BAHIA.
Autor: Caroline Alonso de Azevedo
Orientador: Prof. Dr. Davis Gruber SansoloREFLEXÕES SOBREA A APLICAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE EM CURSOS DE TURISMO.
Autor: Catherine Cavalcanti Margoni
Orientador: Profa. Dra. Ada de Freitas Maneti DenckerINSERÇÃO DE PROFISSIONAIS BRASILEIROS EM CRUZEIROS MARÍTIMOS: ESTUDO DE CASO DO NAVIO ISLAND ESCAPE
Autor: Eduardo Fernando Cecchini
Orientador: Profa. Dra. Sênia BastosA COMUNICAÇÃO EM DESTINAÇÕES DE ECOTURISMO SOB A ÓTICA DO MARKETING VERDE: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE BROTAS – SP.
Autor: Fiorella del Bianco
Orientador: Prof. Dr. Raul Amaral RegoEDUCAÇÃO CORPORATIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE AÉREO.
Autor: Gleiva de Araújo Felix
Orientador: Prof. Dr. Hilário Ângelo PelizzerSISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE MAIOS DE HOSPEDAGEM POR QUALIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DESCRITIVO.
Autor: Hebert Henji Polizel
Orientador: Prof. Dr. Hilário Ângelo PelizzerHOSPITALIDADE EM SHOWS DE MÚSICA: UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE ARTISTA E ESPECTADOR NAS CASAS DE ESPETÁCULO
Autor: Isaira Maria Garcia de Oliveira
Orientador: Prof. Dr. Raul Amaral RegoINDICADORES DE QUALIDADE DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO – BAURU, SP: UM ESTUDO DE CASO
Autor: Klaus Negrão Vidrik
Orientador: Profa. Dra. Nilma Morcerf de PaulaHOSPITALIDADE E VISITAÇÃO NO CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL DA CIDADE DE SÃO PAULO
Autor: Larissa Ferraz Vedramini
Orientador: Profa. Dra. Sênia BastosA PRESENÇA DA DEUSA NA UMBANDA – O SEGREDO FEMININO E A HOSPITALIDADE
Autor: Liliane Provenzano Friedericks
Orientador: Profa. Dra. Marielys Siqueira BuenoSÃO PAULO DÁ SAMBAUMA VISÃO DA HOSPITALIDADE PAULISTANA POR MEIO DO OLHAR DE ADONIRAN BARBOSA
Autor: Lúcia Oliveira da Silveira Santos
Orientador: Profa. Ada de Freitas Maneti DenckerCAPACIDADE INSTITUCIONAL PARA A GESTÃO DO TURISMO: ESTUDO DE CASO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Autor: Luciana Carla Sagi
Orientador: Prof. Dr. Davis Gruber SansoloIDENTIDADE E HOSPITALIDADE EM QUESTÃO: UM OLHAR SOBRE UBERLÂNDIA, MG.
Autor: Marcia Caparelli
Orientador: Profa. Dra. Maria do Rosário R. SallesREFLEXÕES SOBRE A HOSPITALIDADE VIRTUAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE WEBSITES NO MERCADO EDITORIAL.
Autor: Maria José Rosolino
Orientador: Prof. Dr. Waldir FerreiraGESTÃO DE RESTAURANTES: UMA PRÁTICA DE HOSPITALIDADE.
Autor: Mario Oliveira
Orientador: Profa. Dra. Nilma Morcef de PaulaINSCLUSÃO SOCIAL NO MERCADO DE TRABALHO E HOSPITALIDADE.
Autor: Neide Yoko Tsugumi
Orientador: Profa. Dra. Ada de Freitas Maneti DenckerPOUSADA E TERRITÓRIO: UM ESTUDO DE CASO DACIDADE DE TIRADENTES – MG
Autor: Patrícia Gonzaga de Oliveira
Orientador: Prof. Dr. Davis Gruber SansoloCULTURA ORGANIZACIONAL E HOSPITALIDADE: ESTUDO DE CASO GAZIN – PARANÁ.
Autor: Roberta Giovannini
Orientador: Profa. Dra. Elizabeth Kyoko WadaO VOLUNTARIADO EM EVENTOS ESPORTIVOS E SUA CAPACITAÇÃO PELO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO SOB A ÓTICA DA HOSPITALIDADE.
Autor: Rodrigo Fonseca Tadini
Orientador: Prof. Dr. Waldir FerreiraENTRETENIMENTO EM FEIRAS COMERCIAIS SOB A ÓTICA DA HOSPITALIDADE: A ERÓTIKA FAIR.
Autor: Rogério Hamam
Orientador: Profa. Dra. Sênia BastosO PROFISSIONAL NORDESTINO NA GASTRONOMIA EM SÃO PAULO.
Autor: Ronaldo Lopes Pontes Barreto
Orientador: Profa. Dra. Sênia BastosA REVITALIZAÇÃO DA VILA FERROVIÁRIA DE PARANAPIACABA: REFLEXÕES SOBRE O TURISMO E A HOSPITALIDADE.
Autor: Rosvita Madalena Grabner
Orientador: Profa. Dra. Maria do Rosário Rolsfen SallesO TEMA NORDESTINO NO COMÉRCIO E NO TURISMO DA CIDADE DE SÃO PAULO. ESTUDO DE CASO: RESTAURANTE ANDRADE.
Autor: Sandra Maria Andrade Nunes
Orientador: Profa. Dra. Maria do Rosário Rolsfen SallesFESTA DAS NAÇÕES DE PARIQUERA-AÇU, VALE DO RIBEIRA, SÃO PAULOUMA REFLEXÃO SOBRE HOSPITALIDADE E FESTA
Autor: Sergio dos Santos Clemente Júnior
Orientador: Profa. Dra. Ada de Freitas Maneti DenckerAPLICAÇÃO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NA PRODUÇÃO DA HOSPITALIDADE NO AMBIENTE HOSPITALAR
Autor: Silvana Aparecida Sganzerlla
Orientador: Profa. Dra. Célia Maria de Moraes DiasOS MEIOS DE HOSPEDAGEM E A GESTÃO AMBIENTAL EM SILVES – AM.
Autor: Stella Sousa
Orientador: Prof. Dr. Davis Gruber SansoloRESPONSABILIDADE SOCIAL E HOSPITALIDADE: UM ESTUDO SOBRE O APOIO DE EMPRESAS A PROJETOS CULTURAIS.
Autor: Valmir Martins de Oliveira
Orientador: Prof. Dr. Raul Amaral RegoA SAÚDE DO VIAJANTE NO CONTEXTO DO TURISMO: ANÁLISE E REFLEXÕES
Autor: Vanina Heidy Matos Silva
Orientador: Profa. Dra. Nilma Morcerf de Paula - Dissertações 2007
OS PRINCIPIOS RELIGIOSOS E O ESTILO DE HOSPITALIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL: UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO (BAURU – SP).
Autor: Débora Faria Goulart
Orientador: Profa. Dra. Ada de Freitas Maneti DenckerHOSPITALIDADE E ACOLHIMENTO NA COMUNIDADE LIBANESA EM SÃO PAULO (1973 A 1992).
Autor: Dolly Khouri
Orientador: Profa. Dra. Marielys Siqueira BuenoSENTIDO DO TRABALHO PARA FUNCIONÁRIOS DE ORGANIZAÇÕES DE LUXO: ESTUDO DE CASO EM UM RESTAURANTE DE SÃO PAULO .
Autor: Joyce Araújo Theodoro
Orientador: Profa. Dra. Nilma Morcerf de PaulaCURSOS DE TURISMO SOB A ÓTICA DA HOSPITALIDADE: ESTUDO DE CASO DO CURSO DE TURISMO UNIARAXÁ – MG.
Autor: Juliana do Prado Silva
Orientador: Profa. Celia Maria de Moraes DiasAVALIANDO O TRABALHO EDUCATIVO PARA A HOSPITALIDADE NOS HOTÉIS DE CUIABÁ
Autor: Luiz César de Miranda
Orientador: Profa. Dra. Ada de Freitas Maneti DenckerHOTELARIA HOSPITALAR COMO MODELO DE GESTÃO NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE PARTICULARES DE GRANDE PORTE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
Autor: Marcelo Assad Boeger
Orientador: Profa. Dra. Sênia BastosEVENTO PROFISSIONAL DO TURISMO. UMA ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE LEITOS EM PERÍODOS SAZONAIS NO RIO QUENTE RESORTS
Autor: Rodermil Pizzo
Orientador: Prof. Dr. Waldir FerreiraUSO DA EVIDÊNCIA COMO FORMA DE GERAR PERCEPÇÕES DE HOSPITALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Autor: Ana Maria Campo Alves da Cunha
Orientador: Profa. Celia Maria de Moraes DiasCANAIS DE ATENDIMENTO AO ALUNO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO NA CIDADE DE SÃO PAULO: EM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Autor: Ana Maria Peres Guimarães
Orientador: Prof. Raul Amaral RegoHOSPITALIDADE SUBSTANTIVO FEMININO?
Autor: Carla Giannubilo Beneduce
Orientador: Profa. Ada de Freitas Maneti DenckerOS SIGNIFICADOS DA HOSPITALIDADE EM PROPAGANDA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA MARCA: ANÁLISE FILMICA DA PROPAGANDA DA MARGARINA QUALY.
Autor: Claudio Roberto Leite
Orientador: Prof. Raul Amaral RegoTERCEIRIZAÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CONTATO DE GESTÃO DE ADMINISTRAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO NOVOTEL SÃO PAULO CENTER NORTE
Autor: Carlos Roberto Bernado
Orientador: Profa. Celia Maria de Moraes DiasHOSPITALIDADE EM CONVIVIALIDADE: DOCUMENTOS PARTICULARES DE UMA FAMÍLIA ESTRANGEIRA DO INTERIOR PAULISTA (1945-1950)
Autor: Cristina Bannwart
Orientador: Profa. Senia BastosESTUDO DOS EVENTOS CORPORATIVOS SOB O CONTEXTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL E DA HOSPITALIDADE: UM ESTUDO DE CASO
Autor: Gina Diaz Leal
Orientador: Profa. Nilma Morcerf de PaulaETIQUETA E HOSPITALIDADE: “DO BOM TOM” ÀS “BOAS MANEIRAS”
Autor: Jéssica Patrícia Figueiredo
Orientador: Profa. Senia BastosPROGRAMA DE TURISMO SOCIAL NO CONTEXTO DA HOSPITALIDADE: INTERFACES DO SESC BERTIOGA – SP
Autor: Jonas do Carmo Machado Jr.
Orientador: Prof. Hilário Ângelo PelizzerA HOSPITALIDADE NOS EVENTOS DE MOTIVAÇÃO POLÍTICA
Autor: Maria Claudia Setti de Gouvea Franco
Orientador: Profa. Senia BastosTURISMO E MEIO AMBIENTE: AS DIFICULDADES DAS RELAÇÕES ENTRE O PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR E O MUNICIPIO DE UBATUBA
Autor: Tatiana Marchetti Panza
Orientador: Prof. Davis Gruber SansoloPRODUÇÃO DO TURISMO E SÍTIOS SIMBÓLICOS DE PERTENCIMENTO: INSERÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL COMO FATOR DE HOSPITALIDADE
Autor: Yara Silvia Marques de Melo Issa
Orientador: Profa. Ada de Freitas Maneti Dencker - Dissertações 2008
TURISMO E INCLUSÃO SOCIAL PARA CADEIRANTES
Autor: Bruna Mendes
Orientador: Profa. Dra. Nilma Morcerf de PaulaFORMAÇÃO TÉCNICA EM HOTELARIA: PERFIS E ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MATO GROSSO
Autor: Dêmili Fabiano Simeão
Orientador: Profa. Dra. Mirian RejowskiTURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS: UM ESTUDO DE CASO DA ATUAÇÃO DO GUARULHOS CONVENTION E VISITORS BUREAU, GUARULHOS (SP)
Autor: Hubert Gustavo Cristian Krause
Orientador: Profa. Dra. Mirian RejowskiIMAGENS DA HOSPITALIDADE: IDEOLOGIA E ENCONTRO
Autor: Iara Moya
Orientador: Profa. Dra. Ada de Freitas Maneti DenckerANÁLISE DO PROCESSO DE ATUAÇÃO DO SEBRAE-SP NO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL CAPIVARI-MONOS A PARTIR DA TEORIA DOS SÍTIOS
Autor: Nilton Henrique Peccioli Filho
Orientador: Prof. Dr. Davis Gruber SansoloGESTÃO DE RISCOS APLICADA À SEGURANÇA DO TURISMO DE AVENTURA
Autor: Silvio Hamaué
Orientador: Prof. Dr. Raul Amaral RegoO CONHECIMENTO GERADO NO PROGRAMA DE MESTRADO EM HOSPITALIDADE DA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
Autor: Valéria Fedrizzi
Orientador: Profa. Dra. Senia BastosVILA MADALENA: IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DE UM BAIRRO PAULISTANO
Autor: Vanessa Pinheiro Dantas
Orientador: Profa. Dra. Maria do Rosário Rolfsen SallesHOSPITALIDADE, DÁDIVA E ATENÇÃO CUIDADOSA: POTENCIALIZANDO A SOCIABILIDADE NA GESTÃO DE PESSOAS
Autor: Vanise Furno de Almeida Imamura
Orientador: Profa. Dra. Marielys Siqueira Bueno - Dissertações 2009
AS COORDENADAS DO TURISMO: Sistema de Informação Geográfica no Planejamento Turístico do Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar, São Paulo (SP)
Autor: Gilberto Back
Orientador: Profa. Mirian RejowskiCONTRIBUIÇÕES DO HUMOR PARA O CLIMA ORGANIZACIONAL E HOSPITALIDADE
Autor: Isabel Cristina Solimeo
Orientador: Profa. Nilma Morcerf de PaulaREGIONALIZAÇÃO DO TURISMO EM MINAS GERAIS: ESTUDO DA GOVERNANÇA NA TRILHA DOS INCONFIDENTES
Autor: Jurandir Chaves de Oliveira
Orientador: Profa. Mirian RejowskiHOMOSSEXUALIDADE E SOCIEDADE PAULISTANA NA DÉCADA DE 1950
Autor: Katiuska Priscila Galindo Lopes
Orientador: Profa. Sênia Regina BastosHOSPITALIDADE E ENCONTRO: O RELACIONAMENTO ENTRE MORADORES E TURISTAS DE SEGUNDA RESIDÊNCIA EM PRAIA GRANDE
Autor: Leandro Rodrigues Gonzalez Fernandez
Orientador: Profa. Sênia Regina BastosHOSPITALIDADE E ACOLHIMENTO EM BUENOS AIRES/ARGENTINA: FLORIDA E CAMINITO
Autor: Luis Alberto Beares
Orientador: Profa. Sênia Regina BastosVIAGEM E TURISMO: OS GUIAS DA CIDADE DE SÃO PAULO (1924 e 1954)
Autor: Madalena Rodrigues Nova
Orientador: Profa. Senia BastosDO GOSTO AOS ASPECTOS EMOCIONAIS: ESTUDO COMPARATIVO DA VALORIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE GASTRONOMIA E CLIENTES NA DESCRIÇÃO DE UMA REFEIÇÃO INESQUECÍVEL
Autor: Marina de Souza Queiroz Tonete Barbosa
Orientador: Profa. Nilma Morcerf de PaulaTURISMO E PATRIMÔNIO NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO / SP
Autor: Rodrigo de Benedictis Delphino
Orientador: Profa. Dra. Sênia Regina BastosAVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DO VISUAL MERCHANDISING COMO ELEMENTO DE HOSPITALIDADE DE UMA PADARIA BOUTIQUE DE CAMPINAS: ESTUDO DE CASO
Autor: Roseli Farah Rugai
Orientador: Profa. Nilma Morcerf de PaulaA SUSTENTABILIDADE DAS ATIVIDADES DO TURISMO EM ÁREAS PROTEGIDAS: UM ESTUDO SOBRE OS MEIOS DE HOSPEDAGEM NO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA (RJ)
Autor: Rosemeire Calixto Massarutto
Orientador: Profa. Mirian RejowskiTURISMO RECEPTIVO PARA CRUZEIRISTAS EM ILHABELA Estrutura e funcionamento das agências de turismo receptivo
Autor: Samanta Gallo Cabral
Orientador: Profa. Mirian RejowskiA HOSPITALIDADE NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO DA GASTRONOMIA NOS PROGRAMAS DE TV
Autor: Silvana Mello Furtado
Orientador: Profa. Nilma Morcerf de PaulaAS COMPETÊNCIAS DO CHEF DE COZINHA
Autor: Thaina Pacheco Schwan
Orientador: Profa. Nilma Morcerf de PaulaA FESTA E O CANDOMBLÉ: O SAGRADO VAI À MESA
Autor: Ursulina Maria Silva Santana
Orientador: Profa. Marielys Siqueira Bueno - Dissertações 2010
ENVELHECIMENTO, TURISMO E LAZER: EXPECTATIVAS DE SOCIABILIDADE
Autor: Alessandra Silva Carvalho
Orientador: Profa. Maria do Rosário Rolfsen SallesFESTAS DE CASAMENTO E HOSPITALIDADE: PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS
Autor: Bruna Del Chiaro Nieble
Orientador: Profa. Maria do Rosário Rolfsen SallesMADONNA E OS GRANDES ESPETÁCULOS: AS IMAGENS DO PALCO SOB O OLHAR DA HOSPITALIDADE
Autor: Cesar Vilaça
Orientador: Prof. Luiz Octávio de Lima CamargoTURISMO EM ÁREAS DE REPRESA: CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO NO MUNICÍPIO DE AREALVA (SP)
Autor: Érica Banuth
Orientador: Profa. Mirian RejowskiREDES SOCIAIS E CUIDADOS COM SAÚDE
Autor: Helio Pedro Pellegrino Gianotti
Orientador: Profa. Elizabeth Kyoko WadaO REPOSICIONAMENTO DE UMA MARCA HOTELEIRA NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CLUB MED
Autor: Jeferson Munhoz Moyses
Orientador: Profa. Elizabeth Kyoko WadaA SOLUÇÃO DE CONFLITO ATRAVÉS DA JUSTIÇA RESTAURATIVA NA RELAÇÃO ENTRE DÁDIVA E DIREITO
Autor: Marcos Mauricio Bernardini
Orientador: Profa. Sênia Regina BastosTURISMO DE NEGÓCIOS E A GERAÇÃO Y NO CENÁRIO DE EVENTOS EMPRESARIAIS
Autor: Natalie Arruda Carneiro
Orientador: Profa. Elizabeth Kyoko WadaTURISMO, PLANEJAMENTO E HOSPITALIDADE: O PROJETO CANCÚN, MÉXICO
Autor: Priscilla Gonzalez
Orientador: Profa. Maria do Rosário Rolfsen SallesEVENTOS CORPORATIVOS E SUA IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA PARA AS EMPRESAS – ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS: PFIZER, L´ORÉAL E NEXTEL
Autor: Ormene carvalho Coutinho Dorneles
Orientador: Profa. Elizabeth Kyoko WadaA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA NA DEFENSORIA PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO PAULO
Autor: Quelson Cherubim Flores
Orientador: Profa. Sênia Regina BastosHOSPITALIDADE NO ENSINO SUPERIOR EM TURISMO: ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA TOURISM EDUCATION FUTURE INICIATIVE
Autor: Roberta Leme Sogayar
Orientador: Profa. Mirian RejowskiFORMAÇÃO PROFISSIONAL EM GASTRONOMIA: UM ESTUDO COM OS CHEFES DE COZINHA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA (PB)
Autor: Tércia Pereira de Araújo Lima
Orientador: Prof. Renê Corrêa do NascimentoO USO DA TECNOLOGIA DIGITAL EM TURISMO E EM HOSPITALIDADE NO RELACIONAMENTO COM CONSUMIDORES – Estudo de Caso: TabletHotéis
Autor: Thaís Funcia
Orientador: Prof. Luiz Octávio de Lima CamargoA HOSPITALIDADE E O COLABORADOR ESTUDO DE CASO: HOSPITAL ALBERT EINSTEIN
Autor: Valéria Dellamano Frozé
Orientador: Profa. Elizabeth Kyoko WadaA IMAGEM DO CENTRO: HOSPITALIDADE E ARQUITETURA NA CIDADE DE SÃO PAULO
Autor: Vanessa Chimirra
Orientador: Profa. Sênia Regina BastosTURISMO BACKPACKER NA CIDADE DE SÃO PAULO – Um estudo sobre a rede de Albergues Hi Hostel
Autor: Wanderlei Gomes Filho
Orientador: Prof. Renê Corrêa do Nascimento
- Dissertações 2004