Pesquisa e Desenvolvimento Científico Pesquisa e Desenvolvimento Científico
 

Pesquisa e Desenvolvimento Científico

Como funciona

A Pesquisa é um dos pilares de nossa proposta de aprendizado e é um importante componente da formação no ensino superior. O Centro Universitário FADERGS investe em diversas iniciativas e projetos na área de pesquisa. Conheça os principais abaixo:

Capacitações para estudantes: Participe das nossas palestras “Chimarreando com Pesquisa” e nossos “Workshops de Pesquisa”.
Revistas Científicas Novatio Iuris (Escola de Formação Jurídica) e Revista Escola de Negócios (Escola de Negócios).
Grupos de Pesquisa: Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (SIPE).

As ações de pesquisa só têm resultado com a sua participação. Consulte as abas e menus desta página, saiba mais e participe!

Confira o Portal de Periódicos Ânima.

Pesquisa e Desenvolvimento Científico
  • Programa Ânima de Iniciação Científica – PROCIÊNCIA

    Edital 2024/1
    Acesse aqui o Edital PRO-CIÊNCIA 2024/1

    Plataforma de Pesquisa Ânima
    Acesse aqui a plataforma para realizar a inscrição de projetos.

  • Pesquisa no Ecossistema Ânima

    • Site Pesquisa Ânima: acesse aqui
    • Plataforma Pesquisa Ânima: acesse aqui
    • Portal de Periódicos: acesse aqui
    • Grupos de Pesquisa: acesse aqui
    • Repositório Universitário da Ânima – RUNA: acesse aqui

  • Responsáveis pela Pesquisa

    Coordenação Institucional de Pesquisa e Coordenação de Pesquisa da Escola de Negócios
    Profª Dra. Danielle N. Pozzo
    E-mail: [email protected]

    Coordenação de Pesquisa da Escola de Formação Jurídica
    Prof. Dr. Thiago Souza Brito
    E-mail: [email protected]

    Coordenação de Pesquisa da Escola de Saúde e Bem Estar
    Prof. Dr. Thiago Dipp
    E-mail: [email protected]

  • Escola de Negócios

    Como forma de estimular a investigação, a Escola de Negócios dispõe de diversas ações, dentre as quais: Grupos de Pesquisa, eventos para divulgação e capacitação sobre investigação científica (como o Chimarreando com Pesquisa, Trilhas de Pesquisa e o Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão – SIPE) e a REN – Revista Escola de Negócios.

    Os alunos da Escola de Negócios podem optar por participar dos grupos existentes na escola ou ainda vincular-se aos grupos das demais escolas, desde que submeta sua inscrição pelo processo seletivo regular e possua interesses de pesquisa afins.

    A periodicidade dos grupos é anual e o ingresso de alunos pode ocorrer semestralmente, conforme necessidade verificada com os professores orientadores.

    Os grupos de pesquisas mostram o resultado de seu trabalho com as publicações em periódicos e principalmente com a produção dos resumos científicos submetidos ao Salão de Iniciação Científica Pesquisa e Extensão – SIPE, e publicados nos anais disponíveis em http://seer.fadergs.edu.br/. Esse importante evento institucional iniciou-se no ano de 2013 para estimular uma cultura de pesquisa na IES e na sua sétima edição em 2019 teve sua exposição na forma virtual devido ao conceito e comprometimento com a sustentabilidade, unindo conhecimento, pesquisa, ações de responsabilidade social e integração multiprofissional.

    Além das ações supracitadas, deve-se destacar o Trabalho de Conclusão de Curso como uma importante ferramenta de estímulo à pesquisa científica.

    Trabalho de Conclusão de Curso
    Na Escola de Negócios, o Trabalho de Conclusão do Curso é requisito para a conclusão dos cursos de bacharelado, sendo elaborado no formato de monografia no curso de Ciências Econômicas. Durante os dois últimos semestres da formação, o aluno desenvolve sua temática de pesquisa através de encontros semanais. Além da consolidação do aprendizado obtido ao longo do curso, o trabalho de conclusão visa desenvolver e aprofundar competências no que se refere à análise crítica, elaboração de textos, apreciação de textos científicos, bem como coleta e análise de dados.

  • Escola de Formação Jurídica

    Coordenação:
    Professora Ma. Letícia Grezzana Corrêa
    E-mail: [email protected]

    O incentivo à pesquisa e à investigação científica no curso de Direito ocorre mediante a produção acadêmica dos Trabalhos de Curso (TC´s), além de eventos de extensão como Chimarreandos com Pesquisa e Workshops de Pesquisa. O curso de direito conta com a Revista Novatio Iuris, bem como a Instituição promove anualmente o Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão – SIPE.

    Os alunos são convidados a participar de oficinas sobre como produzir um resumo científico, como forma de incentivar e auxiliar na elaboração do trabalho a ser submetido no Salão de Iniciação Científica Pesquisa e Extensão – SIPE. Esse evento iniciou-se no ano de 2013 para estimular uma cultura de pesquisa na IES e já está na sua quinta edição. Desde a sua sexta edição, em 2018, teve sua exposição na forma virtual devido ao conceito e comprometimento com a sustentabilidade, unindo conhecimento, pesquisa, ações de responsabilidade social e integração multiprofissional.

    A pesquisa, na forma de iniciação científica, do curso de Direito acontece de forma alinhada às três áreas de concentração e as linhas de pesquisa do Centro Universitário FADERGS, sendo tais áreas: Responsabilidade Social e Cidadania; Empreendedorismo, Inovação e Mercado; e Saúde e Qualidade de Vida.

    Trabalho de Curso
    O Trabalho de Conclusão do Curso de Direito é desenvolvido sob o formato de artigo científico, observando todos os critérios e as normas adotados pelas revistas da área jurídica, viabilizando a posterior submissão. Durante dois semestres o aluno desenvolve a temática de sua pesquisa. Primeiramente, na disciplina de Projeto Integrador, o aluno aprofunda o estudo em metodologia de pesquisa em Direito, com a elaboração final de um projeto de artigo científico. Em seguida, na disciplina de Trabalho de Curso, diretamente com seu professor orientador, o aluno desenvolve o seu artigo científico, que será apresentado perante banca de defesa composta por docentes, sendo um deles o orientador. Os trabalhos indicados a publicação pela banca de avaliação são convidados a fazer parte da revista da casa, Novatio Iuris. A Coordenação do TC é atualmente exercida pela Profa. Ma. Letícia Grezzana Corrêa.

    Regimento Interno de TC – clique aqui
    Manual do TC – clique aqui
    Manual do Projeto Integrador – clique aqui

  • Escola de Saúde e Bem-Estar

    Para fomentar a investigação na Escola de Saúde e Bem-Estar, foram organizados grupos de pesquisa, o Chimarreando com Pesquisa, a atividades de investigação em disciplinas específicas e compartilhadas entre os cursos da Saúde, além do Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão – SIPE.

    Os alunos da Escola de Saúde e Bem-Estar podem optar por participar dos grupos existentes na escola ou ainda vincular-se aos grupos das demais escolas, desde que submeta sua inscrição pelo processo seletivo regular e possua interesses de pesquisa afins. A periodicidade dos grupos é anual e o ingresso de alunos pode ocorrer semestralmente, conforme necessidade verificada com os professores orientadores. Importa ressaltar que os grupos são abertos também aos alunos de graduação e pós-graduação de outras áreas de formação que tenham interesses afins, fato que favorece a interdisciplinaridade e a integração de alunos e professores, além de oportunizar a participação de voluntários externos à Instituição.

    Os grupos de pesquisas mostram o resultado de seu trabalho com as publicações em periódicos e principalmente com a produção dos resumos científicos submetidos ao Salão de Iniciação Científica Pesquisa e Extensão – SIPE, e publicados nos anais disponíveis em http://seer.fadergs.edu.br/. Esse evento iniciou-se no ano de 2013 para estimular uma cultura de pesquisa na FADERGS e na sua sétima edição em 2019 apresentou sua exposição na forma virtual, devido ao conceito e comprometimento com a sustentabilidade, unindo conhecimento, pesquisa, ações de responsabilidade social e integração multiprofissional.

  • Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão

    O SIPE é o Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão da FADERGS, um evento anual que tem como objetivo disseminar a pesquisa científica e as atividades de extensão da instituição para professores e estudantes do Centro Universitário FADERGS, bem como participantes de outras instituições e contribuir para a criação de uma cultura de pesquisa.

    O evento é direcionado aos estudantes de graduação (bacharelado e tecnologia) e pós-graduação do Centro Universitário FADERGS e de outras instituições de ensino, bem como professores internos e/ou vinculados a outras IES e pesquisadores independentes ou vinculados a organizações de outras naturezas.

    O SIPE abrange as áreas de Negócios, Formação Jurídica, Tecnologia da Informação, Comunicação e Design e Saúde e Bem-Estar, em congruência com as áreas de ensino e pesquisa da FADERGS. Os trabalhos participantes deverão estar em acordo com uma das cinco grandes áreas (Negócios, TI, Comunicação, Saúde e Jurídica), em qualquer de suas subáreas.

    Acesse aqui a página da décima edição do SIPE, que ocorrerá na semana de 28 a 30 de novembro de 2022.

  • Linhas de Pesquisa

    FADERGS hoje possui linhas de pesquisa estruturadas em três áreas de concentração.

    Esta estrutura orienta a elaboração de pesquisas docentes e discentes, em nível de graduação e pós-graduação. Conheça os temas nos quais nossos pesquisadores e estudantes estão trabalhando:

    Linhas de Pesquisa da FADERGS

  • Notícias

    EM BREVE.