Pesquisa

A Pesquisa é um dos pilares de nossa proposta de aprendizado e é um importante componente da formação no ensino superior. O Centro Universitário FADERGS investe em diversas iniciativas e projetos na área de pesquisa. Conheça os principais abaixo:
  • Capacitações para estudantes: Participe das nossas palestras "Chimarreando com Pesquisa" e nossos "Workshops de Pesquisa". Consulte agenda de eventos AQUI
  • Revistas Científicas Novatio Iuris (Escola de Formação Jurídica) e Revista Escola de Negócios (Escola de Negócios). Clique nos botões à direita para conhecê-las.
  • Grupos de Pesquisa
  • Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (SIPE): consulte informações sobre o evento no menu à direita.






As ações de pesquisa só tem resultado com a sua participação. Consulte as abas e menus desta página, saiba mais e participe!


Conheça abaixo os responsáveis pela Pesquisa

Coordenação Institucional de Pesquisa e Coordenação de Pesquisa da Escola de Negócios

Profª Dra. Danielle N. Pozzo

E-mail: danielle.pozzo@fadergs.edu.br

Coordenação de Pesquisa da Escola de Formação Jurídica

Prof. Dr. Thiago Souza Brito

E-mail: thiago.brito@fadergs.edu.br

Coordenação de Pesquisa da Escola de Saúde e Bem Estar

Prof. Dr. Thiago Dipp

E-mail: thiago.dipp@fadergs.edu.br


Coordenação:
Profa. Msc. Danielle Nunes Pozzo
E-mail: danielle.pozzo@fadergs.edu.br

Como forma de estimular a investigação, a Escola de Negócios dispõe de diversas ações, dentre as quais: Grupos de Pesquisa, eventos para divulgação e capacitação sobre investigação científica (como o Chimarreando com Pesquisa e o Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão – SIPE) e a REN - Revista Escola de Negócios.
A Escola de Negócios possui atualmente nove linhas de pesquisa, as quais:

a. Gestão de Pessoas e Comportamento organizacional
b. Gestão de Marketing nas Organizações e Estudos Mercadológicos
c. Planejamento estratégico e Estudos de Competitividade
d. Gestão da Produção e Logística
e. Negócios e Operações internacionais
f. Gestão Financeira e Orçamentária
g. Empreendedorismo e Inovação
h. Gestão de Organizações Públicas e Planejamento governamental
i. Gestão e Operações de Sistemas de Informação e Engenharia de Sistemas

Tais linhas desmembram-se nos projetos de pesquisa liderados pelos docentes e compostos por estudantes de graduação, pós-graduação, egressos e convidados externos.
Atualmente a FADERGS conta com 13 (treze) grupos de pesquisa e 84 (oitenta e quatro) voluntários de iniciação científica. Os alunos da Escola de Negócios podem optar por participar dos grupos existentes na escola ou ainda vincular-se aos grupos das demais escolas, desde que submeta sua inscrição pelo processo seletivo regular e possua interesses de pesquisa afins.
A periodicidade dos grupos é anual e o ingresso de alunos pode ocorrer semestralmente, conforme necessidade verificada com os professores orientadores.
Os grupos de pesquisas mostram o resultado de seu trabalho com as publicações em periódicos e principalmente com a produção dos resumos científicos submetidos ao Salão de Iniciação Científica Pesquisa e Extensão – SIPE, e publicados nos anais disponíveis em http://seer.fadergs.edu.br/. Esse importante evento institucional iniciou-se no ano de 2013 para estimular uma cultura de pesquisa na IES e na sua terceira edição em 2015 teve sua exposição na forma virtual devido ao conceito e comprometimento com a sustentabilidade, unindo conhecimento, pesquisa, ações de responsabilidade social e integração multiprofissional.
Além das ações supracitadas, deve-se destacar o Trabalho de Conclusão de Curso como uma importante ferramenta de estímulo à pesquisa científica.
Trabalho de Conclusão de Curso
Na Escola de Negócios, o Trabalho de Conclusão do Curso é requisito para a conclusão dos cursos de bacharelado, sendo elaborado no formato de artigo científico nos cursos de Administração e Ciências Contábeis e no formato de monografia no curso de Ciências Econômicas. Durante os dois últimos semestres da formação, o aluno desenvolve sua temática de pesquisa através de encontros semanais. Além da consolidação do aprendizado obtido ao longo do curso, o trabalho de conclusão visa desenvolver e aprofundar competências no que se refere à análise crítica, elaboração de textos, apreciação de textos científicos, bem como coleta e análise de dados.

Regimento Interno de TCC Escola de Negócios (clique aqui)
Ficha de Indicação de Orientador TCC II (clique aqui)
Ficha de Acompanhamento e Orientação de TCC II (clique aqui)
Ficha de Autorização de Entrega de TCC II (clique aqui)
Termo de declaração de propriedade intelectual (clique aqui)
Guia de Formatação de TCC (clique aqui)


Coordenação:
Professor Dr. Thiago Souza Brito
E-mail: thiago.brito@fadergs.edu.br

O incentivo à pesquisa e à investigação científica no curso de Direito ocorre mediante a existência de Grupo de Pesquisa, dos Chimarreandos e Workshops de Pesquisa, da Revista Novatio Iuris, da produção acadêmica dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC´s), além da organização do Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão – SIPE.

A pesquisa, na forma de iniciação científica, do curso de Direito acontece de forma alinhada às três áreas de concentração e as linhas de pesquisa do Centro Universitário FADERGS, sendo tais áreas: Responsabilidade Social e Cidadania; Empreendedorismo, Inovação e Mercado; e Saúde e Qualidade de Vida.

Anualmente, editais para formação de grupos de pesquisa são publicados. Os grupos de pesquisas mostram o resultado de seu trabalho com as publicações em periódicos e principalmente com a produção dos resumos científicos submetidos ao Salão de Iniciação Científica Pesquisa e Extensão – SIPE. Esse evento iniciou-se no ano de 2013 para estimular uma cultura de pesquisa na IES e já está na sua quinta edição. Na sua terceira edição, em 2015, teve sua exposição na forma virtual devido ao conceito e comprometimento com a sustentabilidade, unindo conhecimento, pesquisa, ações de responsabilidade social e integração multiprofissional, formato reprisado com sucesso na edição de 2016 e, posteriormente, na de 2017.

Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão do Curso de Direito é desenvolvido sob o formato de monografia. Durante dois semestres o aluno desenvolve a temática de sua pesquisa diretamente com seu professor orientador, vinculados a Grupos de Estudos, reunidos por áreas temáticas do Direito. Ao final da disciplina de TCC1, o aluno apresenta um Projeto de Pesquisa de TCC. E o resultado final (monografia) é apresentado perante banca de defesa composta por docentes, sendo um deles o orientador. A Coordenação do TCC é atualmente exercida pelo Prof. Ms. Jeferson Luiz Dellavalle Dutra.


Regimento Interno de TCC clique aqui

Capa de TCC clique aqui

Contra capa de TCC clique aqui

Formulário de Acompanhamento de Bancas TCC clique aqui

Coordenação:
Escola de Saúde e Bem Estar
Profa. Msc. Patrícia da Silva Klahr
E-mail: patrícia.klahr@fadergs.edu.br

Para fomentar a investigação na Escola de Saúde e Bem Estar, foram organizados grupos de pesquisa, o Chimarreando com Pesquisa, a atividades de investigação em disciplinas específicas e compartilhadas entre os cursos da Saúde, além do Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão – SIPE.

A Escola de Saúde e Bem Estar possui seis (6) linhas para pesquisa com o objetivo de proporcionar a todos os docentes a elaboração de projetos e estimular a iniciação científica nas mais diversas áreas. Essas linhas são descritas abaixo, com seus respectivos objetivos e orientadores:
Linha de Pesquisa: PSICOLOGIA EM SAÚDE
Tema: OS MODOS E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO CONTEMPORÂNEOS E SUAS INTERFACES COM A SAÚDE, PRIORIZANDO AS TEMÁTICAS RELACIONADAS COM AS RELAÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADE, VIOLÊNCIA E POLÍTICAS PÚBLICAS.
Orientadora: Profª Drª. Yáskara Arrial Palma
Curso de Psicologia
Professoras Colaboradoras:
Profª Ms. Jaciane Pinto Guimarães – Curso de Psicologia
Profª Ms. Marina Sanes – Curso de Enfermagem

Linha de Pesquisa: QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE
Tema: ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL.
Orientadora: Profª Ms. Alessandra Vaccari
Curso de Enfermagem
O objetivo principal desse grupo de pesquisa é promover investigações científicas sobre os temas que afetam a saúde da mulher, do recém-nascido, da criança e do adolescente, nos diversos ciclos de vida e níveis de atenção à saúde. Promovendo práticas de enfermagem para melhorar a qualidade de vida da população materno-infantil.

Linha de Pesquisa: NEUROCIÊNCIAS
Tema: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM USUÁRIOS DE CRACK
Orientadora: Profª Ms. Adriana Raquel Binsfeld Hess
Serão desenvolvidas pesquisas a partir da perspectiva da Neuropsicologia e da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Neste primeiro momento, o foco de investigação será as alterações neuropsicológicas decorrentes do uso de crack, em dependentes químicos, em abstinência. Buscar-se-á, mais especificamente, avaliar as Funções Executivas (FE) e o possível deterioro cognitivo e neuropsicológico decorrente do uso desta substância. Em linhas gerais, as FE correspondem a um conjunto abrangente de habilidades que permitem a um indivíduo direcionar seu funcionamento cognitivo, comportamental e emocional a metas ou objetivos. Trata-se de uma pesquisa de delineamento quantitativo e transversal, com aplicação de instrumentos psicológicos e neuropsicológicos.

Linha de Pesquisa: QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE
Tema: PESQUISA EM PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR E METABÓLICA NO CONTEXTO ACADÊMICO
Orientadora: Profª Msa. Patrícia da Silva Klahr
Pensando na promoção da saúde dos estudantes, na prevenção de eventos cardiovasculares e no encaminhamento precoce para a reabilitação, além da importância de ampliação dos conhecimentos que envolvem a informação do panorama atual do perfil dos estudantes universitários, o projeto de pesquisa tem como objetivo principal descrever o perfil e os fatores de riscos cardiopulmonar e metabólicos dos estudantes da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, visando a prevenção, promoção da saúde ou encaminhamento precoce para a reabilitação.

Linha de Pesquisa: PSICOLOGIA EM SAÚDE
Tema: SAÚDE MENTAL
Orientadora: Profª Drª. Patrícia Fasolo Romani
Identificar fatores biopsicossocioculturais que interferem nos processos de saúde e doença do ser humano ao longo do ciclo vital. Gerar, difundir e fomentar conhecimentos relacionados à promoção da saúde mental, bem como à prevenção e tratamento de psicopatologias.


Linha de Pesquisa: NEUROCIÊNCIAS
Tema: BATERIA INFANTIL DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA PARA ATIVIDADES EQUESTRES (BIANEQ)
Orientadora: Profª Ms. Renata de Souza Zamo
Os alunos envolvidos no projeto realizarão coleta de dados (entrevistas com pais e responsáveis, e avaliação psicológica e neuropsicológica de crianças em sala de atendimento e na atividade equestre. Além disso irão trabalhar com o banco de dados e produção científica de estudo de evidências de validade da Bateria Infantil de Avaliação Neuropsicológica para atividades Equestres (BIANEQ), instrumento para crianças de seis a 12 anos.

Atualmente a FADERGS conta com 13 (treze) grupos de pesquisa e 84 (oitenta e quatro) voluntários de iniciação científica. A periodicidade dos grupos é anual e o ingresso de alunos pode ocorrer semestralmente, conforme necessidade verificada com os professores orientadores. Importa ressaltar que os grupos são abertos também aos alunos de graduação e pós-graduação de outras áreas de formação que tenham interesses afins, fato que favorece a interdisciplinaridade e a integração de alunos e professores, além de oportunizar a participação de voluntários externos à Instituição.
Os grupos de pesquisas mostram o resultado de seu trabalho com as publicações em periódicos e principalmente com a produção dos resumos científicos submetidos ao Salão de Iniciação Científica Pesquisa e Extensão – SIPE, e publicados nos anais disponíveis em http://seer.fadergs.edu.br/. Esse evento iniciou-se no ano de 2013 para estimular uma cultura de pesquisa na FADERGS e na sua terceira edição em 2015 apresentou sua exposição na forma virtual, devido ao conceito e comprometimento com a sustentabilidade, unindo conhecimento, pesquisa, ações de responsabilidade social e integração multiprofissional.

Regimento Interno de TCC dos cursos da Saúde
Educação Física (clique aqui)
Enfermagem (clique aqui)
Estética e Cosmética (clique aqui)
Fisioterapia (clique aqui)
Nutrição (clique aqui)
Psicologia (clique aqui)
Serviço Social (clique aqui)
Modelo de Capa para o TCC (clique aqui)

Modelo de Termo de Cedência de Dados (clique aqui)

Modelo de Termo de Ciência (clique aqui)

Submissão na plataforma Brasil - (Clique Aqui)


Bem vindo ao novo portal da Fadergs

Mais simples, rápido e fácil de navegar. Que tal conferir um tutorial das novidades?