Pesquisa

A Pesquisa é um dos pilares de nossa proposta de aprendizado e é um importante componente da formação no ensino superior. O Centro Universitário FADERGS investe em diversas iniciativas e projetos na área de pesquisa. Conheça os principais abaixo:

  • Capacitações para estudantes: Participe das nossas palestras "Chimarreando com Pesquisa" e nossos "Workshops de Pesquisa". Consulte agenda de eventos AQUI
  • Revistas Científicas Novatio Iuris (Escola de Formação Jurídica) e Revista Escola de Negócios (Escola de Negócios). Clique nos botões à direita para conhecê-las.

  • Grupos de Pesquisa
  • Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (SIPE): consulte informações sobre o evento no menu à direita.




As ações de pesquisa só têm resultado com a sua participação. Consulte as abas e menus desta página, saiba mais e participe!


Conheça abaixo os responsáveis pela Pesquisa

Coordenação Institucional de Pesquisa e Coordenação de Pesquisa da Escola de Negócios

Profª Dra. Danielle N. Pozzo

E-mail: [email protected]

Coordenação de Pesquisa da Escola de Formação Jurídica

Prof. Dr. Thiago Souza Brito

E-mail: [email protected]

Coordenação de Pesquisa da Escola de Saúde e Bem Estar

Prof. Dr. Thiago Dipp

E-mail: [email protected]


Como forma de estimular a investigação, a Escola de Negócios dispõe de diversas ações, dentre as quais: Grupos de Pesquisa, eventos para divulgação e capacitação sobre investigação científica (como o Chimarreando com Pesquisa, Trilhas de Pesquisa e o Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão – SIPE) e a REN - Revista Escola de Negócios.

Os alunos da Escola de Negócios podem optar por participar dos grupos existentes na escola ou ainda vincular-se aos grupos das demais escolas, desde que submeta sua inscrição pelo processo seletivo regular e possua interesses de pesquisa afins.

A periodicidade dos grupos é anual e o ingresso de alunos pode ocorrer semestralmente, conforme necessidade verificada com os professores orientadores.

Os grupos de pesquisas mostram o resultado de seu trabalho com as publicações em periódicos e principalmente com a produção dos resumos científicos submetidos ao Salão de Iniciação Científica Pesquisa e Extensão – SIPE, e publicados nos anais disponíveis em http://seer.fadergs.edu.br/. Esse importante evento institucional iniciou-se no ano de 2013 para estimular uma cultura de pesquisa na IES e na sua sétima edição em 2019 teve sua exposição na forma virtual devido ao conceito e comprometimento com a sustentabilidade, unindo conhecimento, pesquisa, ações de responsabilidade social e integração multiprofissional.

Além das ações supracitadas, deve-se destacar o Trabalho de Conclusão de Curso como uma importante ferramenta de estímulo à pesquisa científica.

Trabalho de Conclusão de Curso

Na Escola de Negócios, o Trabalho de Conclusão do Curso é requisito para a conclusão dos cursos de bacharelado, sendo elaborado no formato de monografia no curso de Ciências Econômicas. Durante os dois últimos semestres da formação, o aluno desenvolve sua temática de pesquisa através de encontros semanais. Além da consolidação do aprendizado obtido ao longo do curso, o trabalho de conclusão visa desenvolver e aprofundar competências no que se refere à análise crítica, elaboração de textos, apreciação de textos científicos, bem como coleta e análise de dados.

Coordenação:
Professor Dr. Thiago Souza Brito
E-mail: [email protected]

O incentivo à pesquisa e à investigação científica no curso de Direito ocorre mediante a existência de Grupo de Pesquisa, dos Chimarreandos e Workshops de Pesquisa, da Revista Novatio Iuris, da produção acadêmica dos Trabalhos de Curso (TC´s), além da organização do Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão – SIPE.

A pesquisa, na forma de iniciação científica, do curso de Direito acontece de forma alinhada às três áreas de concentração e as linhas de pesquisa do Centro Universitário FADERGS, sendo tais áreas: Responsabilidade Social e Cidadania; Empreendedorismo, Inovação e Mercado; e Saúde e Qualidade de Vida.

Anualmente, editais para formação de grupos de pesquisa são publicados. Os grupos de pesquisas mostram o resultado de seu trabalho com as publicações em periódicos e principalmente com a produção dos resumos científicos submetidos ao Salão de Iniciação Científica Pesquisa e Extensão – SIPE. Esse evento iniciou-se no ano de 2013 para estimular uma cultura de pesquisa na IES e já está na sua quinta edição. Na sua sexta edição, em 2018, teve sua exposição na forma virtual devido ao conceito e comprometimento com a sustentabilidade, unindo conhecimento, pesquisa, ações de responsabilidade social e integração multiprofissional.

Trabalho de Curso

O Trabalho de Conclusão do Curso de Direito é desenvolvido sob o formato de artigo científico. Durante dois semestres o aluno desenvolve a temática de sua pesquisa. Primeiramente, na disciplina de Projeto Integrador, o aluno aprofunda o estudo em metodologia de pesquisa em Direito, com a elaboração final de um projeto de artigo científico. Em seguida, na disciplina de Trabalho de Curso, diretamente com seu professor orientador, o aluno desenvolve o seu artigo científico, que será apresentado perante banca de defesa composta por docentes, sendo um deles o orientador. A Coordenação do TC é atualmente exercida pelo Prof. Dr. Thiago Carlos de Souza Brito.

Regimento Interno de TC clique aqui
Manual do TC clique aqui
Manual do Projeto Integrador clique aqui

Para fomentar a investigação na Escola de Saúde e Bem-Estar, foram organizados grupos de pesquisa, o Chimarreando com Pesquisa, a atividades de investigação em disciplinas específicas e compartilhadas entre os cursos da Saúde, além do Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão – SIPE.

Os alunos da Escola de Saúde e Bem-Estar podem optar por participar dos grupos existentes na escola ou ainda vincular-se aos grupos das demais escolas, desde que submeta sua inscrição pelo processo seletivo regular e possua interesses de pesquisa afins. A periodicidade dos grupos é anual e o ingresso de alunos pode ocorrer semestralmente, conforme necessidade verificada com os professores orientadores. Importa ressaltar que os grupos são abertos também aos alunos de graduação e pós-graduação de outras áreas de formação que tenham interesses afins, fato que favorece a interdisciplinaridade e a integração de alunos e professores, além de oportunizar a participação de voluntários externos à Instituição.

Os grupos de pesquisas mostram o resultado de seu trabalho com as publicações em periódicos e principalmente com a produção dos resumos científicos submetidos ao Salão de Iniciação Científica Pesquisa e Extensão – SIPE, e publicados nos anais disponíveis em http://seer.fadergs.edu.br/. Esse evento iniciou-se no ano de 2013 para estimular uma cultura de pesquisa na FADERGS e na sua sétima edição em 2019 apresentou sua exposição na forma virtual, devido ao conceito e comprometimento com a sustentabilidade, unindo conhecimento, pesquisa, ações de responsabilidade social e integração multiprofissional.


Bem vindo ao novo portal da Fadergs

Mais simples, rápido e fácil de navegar. Que tal conferir um tutorial das novidades?