Sobre o programa
A engenharia biomédica é uma área em crescente evolução que integra a biologia, medicina e engenharia visando desenvolver sistemas e dispositivos para melhorar a qualidade dos serviços de saúde.
O programa de engenharia biomédica é ofertado nas dependências do Parque Tecnológico de São José dos Campos, um centro credenciado pelos governos Federal, Estadual e Municipal integrado ao Centro de Inovação Tecnológica em Saúde do Parque Tecnológico. Este centro é coordenado pelo Centro de Inovação, Tecnologia e Educação-CITÉ.
O CITÉ é formado por um grupo multidisciplinar de cientistas com laboratórios de P&D&I dedicados ao desenvolvimento de tecnologias relacionadas à saúde, como saúde assistida por computador, novos materiais e próteses, procedimentos diagnósticos e cirúrgicos e processos terapêuticos com fototerapia e ozonioterapia. Universidades como UNIFESP, UNESP e Universidade Anhembi Morumbi, juntamente com hospitais da região e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo são colaboradores do CITÉ.

Saiba tudo sobre nosso
Mestrado e Doutorado Acadêmico em Engenharia Biomédica
Sobre o Programa
- Estrutura do Programa/Exigências
Curso e Tese/Dissertação
O programa consiste em um conjunto de disciplinas obrigatórias e optativas. No início do programa o estudante seleciona um campo da engenharia biomédica e o professor da pós graduação da Universidade Anhembi Morumbi responsável pela respectiva área. Em comum acordo com o referido professor, o estudante fará o desenvolvimento do seu projeto de pesquisa. Ao final do programa, a tese/dissertação baseada no projeto de pesquisa será analisada por uma banca de especialistas na área visando outorgar o título de mestre ou doutor ao postulante.
Ao longo do programa, os alunos são suportados por uma rede de supervisores experientes que integram o corpo docente. A sua localização no Parque Tecnológico de São José dos Campos permite que o programa ofereça aos estudantes acesso a vários grupos industriais, acadêmicos e governamentais residentes no Parque Tecnológico. O programa mantém também estreitas relações de trabalho com o maior complexo hospitalar da América Latina, a região metropolitana de São Paulo e também do Vale do Paraíba.
- Docentes
Prof. Dr. Adjaci Uchoa Fernandes: Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40Hrs
Formação: Química
Última Titulação: Doutorado – Química Orgânica – USP (2007)Profa. Dra. Adriana Barrinha F. Moretti – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Farmácia e Bioquímica
Última Titulação: Pós-doutorado– Ciências Biológicas – UNIFESP (2013)Profa. Dra. Adriana Sarmento de Oliveira Cruz – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 30h
Formação: Fisioterapia
Última Titulação: Doutorado – Cardiologia – USP (2017)Prof. Dr. Antonio Balbin Villaverde – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Ciências Físicas
Última Titulação: Pós-doutorado– Física da Matéria Condensada – University of Central Florida, UCF, Estados Unidos.(1984)
Pós-doutorado– Física da Matéria Condensada – University of Southern California, USC, Estados Unidos (1974 e 1984); University of Central Florida, UCF, Estados Unidos.(1992)Prof. Dr. Carlos José de Lima – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Engenharia Elétrica
Última Titulação: Doutorado – Engenharia Biomédica – UNIVAP (2008)Prof. Dr. Egberto Munin – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Física
Última Titulação: Pós-doutorado – Física – UNICAMP (1996)Prof. Dr. José Ernesto de Araújo Filho – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Engenharia Elétrica
Última Titulação: Doutorado – Computação Aplicada – INPE (2006)Prof. Dr. Landulfo Silveira Júnior – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Engenharia Elétrica
Última Titulação: Doutorado – Ciências – USP (2001)Prof. Dr. Leandro Procópio Alves – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Engenharia Elétrica
Última Titulação: Doutorado – Engenharia Biomédica – UNICASTELO (2014)Profa. Dra. Lívia Helena Moreira da Silva Melo – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Medicina Veterinária
Última Titulação: Pós-Doutorado – Engenharia Biomédica – UNICASTELO (2016)Profa. Dra. Luciana Aparecida Campos Baltatu – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Enfermagem
Última Titulação: Pós-doutorado – Biologia Molecular – MDC Alemanha (2004)Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Engenharia Eletrônica
Última Titulação: Pós-doutorado– Engenharia Biomédica – MIT EUA (1995)Prof. Dr. Osmar Pinto Neto – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Matemática Aplicada e Educação Física
Última Titulação: Pós-doutorado – Fisiologia Neuromuscular – University of Florida – EUA (2011)Prof. Dr. Ovidiu Constantin Baltatu – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Medicina
Última Titulação: Pós-doutorado – Biologia Molecular – MDC Alemanha (1999)Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro – Coordenador do Programa – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Engenharia Elétrica
Última Titulação: Pós-doutorado – Engenharia Biomédica – MIT EUA (1995)Prof. Dr. Rodrigo Alexis Lazo Osório – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Fisioterapia e Educação Física
Última Titulação: Pós Doutorado – Ciências – UNIFESP (2000) - Área de Concentração, Linhas de Pesquisa e Disciplinas
A pesquisa interdisciplinar desenvolvida pelo programa é ofertada em duas áreas de concentração:
Área de concentração 1 – Sistemas e Procedimentos Terapêuticos: Esta área combina as linhas de pesquisa que visam auxiliar no tratamento de diferentes patologias, desenvolvendo sistemas ópticos, drogas terapêuticas fotoativadas, medicamentos para doenças cardíacas, fitoterápicos, ozônio, ultra-som, entre outros. Inclui também o estudo da biomecânica, equilíbrio e reabilitação, e o desenvolvimento de instrumentação clínica e hospitalar.
Linhas de Pesquisa associadas a esta área:
Biomecânica e Reabilitação: Esta linha de pesquisa agrega projetos voltados para o estudo e determinação das respostas biomecânicas produzidas por diferentes tipos de estímulos, e avaliados utilizando diferentes técnicas de medida. Os projetos também visam determinar disfunções no equilíbrio motor a partir de parâmetros estabilométricos e baropodométricos principalmente em idosos. Além disso, propõe e avalia técnicas e ferramentas voltadas à reabilitação de pessoas acometidas por algum tipo de disfunção.
Instrumentação Hospitalar: Esta linha de pesquisa propõe projetos voltados para o desenvolvimento de novos instrumentos hospitalares e clínicos, aperfeiçoamento de equipamentos existentes, bem como a ergonomia de equipamentos e instrumentos utilizados no ambiente hospitalar e clínico.
Medicina Translacional: Os projetos relacionados à medicina translacional envolvem a transferência do conhecimento adquirido com as ciências básicas para a sua aplicação na pratica/clínica e da comunidade. A pesquisa translacional e composta por quatro fases: T1, que transfere o conhecimento da pesquisa pré-clínica para os seres humanos, T2, para os pacientes, T3, para a prática clínica e T4, para a população. O objetivo destas pesquisas e contribuir para todas as fases deste processo com uma abordagem multidisciplinar e multifásica.
Procedimentos Terapêuticos Utilizando Radiação Não-Ionizante: Esta linha congrega projetos que utilizam laseres, LEDs e ultrassom de baixa e média potência para o tratamento de diferentes doenças de maneira minimamente invasiva, utilizando inclusive compostos fotoativos. Analogamente o uso do ozônio é também explorado nesta linha.
Produtos Terapêuticos: Esta linha agrega projetos utilizando diferentes técnicas para o desenvolvimento e caracterização de novos fármacos, fotoativados ou não, e de novas técnicas e dispositivos, tais como: tratamento com fitoterápicos, estudo de corantes oxazínicos e porfirínicos (PDT), uso do ozônio.
Area de concentração 2 – Sistemas e Processos para Diagnósticos: Esta área de concentração reúne linhas de pesquisa focadas no desenvolvimento de sistemas e processos, que visam auxiliar na obtenção de informações sobre tecidos biológicos de forma minimamente ou não invasiva, através de espectroscopia óptica e análise biológica de sinais.
Linhas de Pesquisa associadas à esta área:
Desenvolvimento de Técnicas e sistemas para diagnósticos: Esta linha de pesquisa reúne os projetos que tem como eixo principal o desenvolvimento de técnicas e sistemas ópticos voltados para o diagnóstico de alterações patológicas em tecidos e fluidos biológicos, tais como espectroscopia de fluorescência, refletância difusa e espalhamento Raman. Serão utilizadas ferramentas matemáticas baseadas em estatística multivariada, tais como análise dos componentes principais (PCA) e regressão por mínimos quadrados parciais (PLS).
Ferramentas de Informação em Saúde Pública: A área da Saúde Pública exige o desenvolvimento multidisciplinar de modelos matemáticos, estatísticos e computacionais, bem como desenvolvimento de sistemas informatizados voltados para a análise de dados e melhoramento de processos, visando tomada de decisão estratégica no uso dos recursos do SUS. Os dados são disponibilizados através de hospitais, secretarias de saúde, Ministério da Saúde, organizações governamentais e não-governamentais. Pretende-se avaliar estatisticamente dados destes organismos, desenvolver ferramentas (softwares) para gerenciamento e controle da informação além de tomadas de decisão.
Processamento e Análise de Sinais Biológicos: Nesta linha de pesquisa estão envolvidos projetos com foco em técnicas de processamento de sinais elétricos que permitem obter informação de diagnóstico sobre diversas doenças que acometem o ser humano, particularmente sinais mioelétricos, eletrocardíacos e eletromiográficos. Pretende-se estudar doenças músculo-esqueléticas, arritmias, cardioproteção, variabilidade da frequência cardíaca, estudos estes que orientarão na escolha das terapias mais adequadas.
- Disciplinas
Mestrado: Grades e Regimento em processo de atualização para 2022-2
Doutorado: Grades e Regimento em processo de atualização para 2022-2
Disciplinas Obrigatórias
– PRINCÍPIOS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (para alunos da área de ciências biológicas e saúde).
Docentes: ANTONIO GUILLERMO JOSE BALBIN VILLAVERDE, LEANDRO PROCOPIO ALVES– BIOESTATÍSTICA.
Docente: JOSÉ ERNESTO DE ARAUJO FILHO– PRINCÍPIOS DE FISIOLOGIA APLICADA ÀS CIÊNCIAS EXATAS (para alunos da área de exatas).
Docentes: OVIDIU CONSTANTIN BALTATU, LUCIANA APARECIDA CAMPOS BALTATU– ÓPTICA APLICADA E LASERS.
Docentes: EGBERTO MUNIN, ANTONIO GUILLERMO JOSE BALBIN VILLAVERDE– PROPRIEDADES ÓPTICAS DE TECIDOS BIOLÓGICOS.
Docentes: RENATO AMARO ZANGARO, LANDULFO SILVEIRA JUNIOR– METODOLOGIA CIENTÍFICA
Docente: MARCOS TADEU TAVARES PACHECODisciplinas Optativas
– ANÁLISE E PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOMÉDICOS.
Docentes: EGBERTO MUNIN, OVIDIU CONSTANTIN BALTATU– CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA MOLECULAR.
Docentes: ADJACI UCHOA FERNANDES, EGBERTO MUNIN– COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL.
Docentes: OVIDIU CONSTANTIN BALTATU, LUCIANA APARECIDA CAMPOS BALTATU– DOENÇA DINÂMICA E CIBERMEDICINA.
Docentes: JOSÉ ERNESTO DE ARAÚJO FILHO– ELUCIDAÇÃO MOLECULAR POR RMN.
Docentes: ADJACI UCHOA FERNANDES– EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE PÚBLICA.
Docentes: LIVIA HELENA MOREIRA DA SILVA MÉLO– ESPECTROSCOPIA MOLECULAR.
Docentes: ADJACI UCHOA FERNANDES– FIBRAS E CATETERES ÓPTICOS.
Docentes: CARLOS JOSÉ DE LIMA– FUNDAMENTOS DA BIOTECNOLOGIA MÉDICA – P & D & I.
Docentes: LUCIANA APARECIDA CAMPOS BALTATU, OVIDIU CONSTANTIN BALTATU– HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL EM INGLÊS.
Docentes: OVIDIU CONSTANTIN BALTATU, LUCIANA APARECIDA CAMPOS BALTATU– IA E CIÊNCIA DE DADOS EM SAÚDE.
Docentes: JOSÉ ERNESTO DE ARAÚJO FILHO– INTRODUÇÃO A BIOMECÂNICA.
Docentes: OSMAR PINTO NETO, RODRIGO ALEXIS LAZO OSORIO.– INTRODUÇÃO A FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO.
Docentes: RODRIGO ALEXIS LAZO OSORIO, OSMAR PINTO NETO– LASER DIAGNÓSTICO.
Docentes: LANDULFO SILVEIRA JUNIOR, MARCOS TADEU TAVARES PACHECO– LÓGICA FUZZY E RACIOCÍNIO APROXIMADO EM MEDICINA E SAÚDE.
Docentes: JOSÉ ERNESTO DE ARAÚJO FILHO– ÓPTICA APLICADA EXPERIMENTAL.
Docentes: EGBERTO MUNIN, ANTONIO GUILLERMO JOSE BALBIN VILLAVERDE– OZÔNIO: TEORIA E APLICAÇÕES.
Docentes: ADRIANA BARRINHA FERNANDES MORETTI, CARLOS JOSE DE LIMA, LIVIA HELENA MOREIRA DA SILVA MELO– PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES DE ESPECTROSCOPIA RAMAN.
Docentes: LEANDRO PROCOPIO ALVES, MARCOS TADEU TAVARES PACHECO– SENSORES E TRANSDUTORES.
Docentes: CARLOS JOSÉ DE LIMA, LEANDRO PROCOPIO ALVES– TECNOLOGIAS APLICADAS A REABILITAÇÃO E DESEMPENHO ESPORTIVO.
Docentes: RODRIGO ALEXIS LAZO OSORIO, OSMAR PINTO NETO– TERAPIA CELULAR E MOLECULAR.
Docentes: ADRIANA BARRINHA FERNANDES MORETTI, LÍVIA HELENA MOREIRA DA SILVA MÉLO– TERAPIA FOTODINÂMICA.
Docentes: ADJACI UCHOA FERNANDES, EGBERTO MUNIN– TERMOGRAFIA APLICADA EM SAÚDE.
Docentes: LEANDRO PROCÓPIO ALVES, RENATO AMARO ZÂNGARO– ULTRASSOM: USOS E APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS.
Docentes: ADRIANA BARRINHA FERNANDES MORETTI, CARLOS JOSE DE LIMA, LIVIA HELENA MOREIRA DA SILVA MELO - Objetivo
O programa de pós-graduação em engenharia biomédica da Universidade Anhembi Morumbi é de caráter interdisciplinar combinando uma sólida base na área em questão com pesquisa específica em engenharia biomédica. Este programa capacita profissionais para atuarem na interface engenharia-saúde, desenvolvendo novas metodologias, técnicas e sistemas para o diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças humanas.
- Público-alvo
O Mestrado e Doutorado em Engenharia Biomédica destina-se à profissionais com diferentes formações, oriundos das áreas da saúde e das ciências exatas.
- Credenciamento e Descredenciamento de Docentes
Confira aqui o credenciamento e descredenciamento de docentes.
- Regimento do PPG EBM
Confira o Regimento do PPG EBM
*Grades e Regimento em processo de atualização para 2022-2
- Estrutura do Programa/Exigências
Processo Seletivo
- Processo Seletivo 2022.2
Mestrado
Matrícula de R$ 1.718,21 + 23 parcelas de R$ 1.718,21
Taxa de inscrição: Isento
Local: CITÉ – Parque Tecnológico de São José dos Campos
Horário de aulas: integral
Consultar o Programa de Bolsas de Estudo no Edital de Seleção
Confira o EditalDoutorado
Matrícula de R$ 2.298,68 + 47 parcelas de R$ 2.298,68
Taxa de Inscrição: Isento
Local: CITÉ – Parque Tecnológico de São José dos Campos
Horário de aulas: integral
Obs.: Consultar o Programa de Bolsas de Estudo no Edital de Seleção - Cronograma – 2º Semestre de 2022
Inscrições: 10/05 a 05/08/2022
Envio de documentos para Secretaria do Programa (vide item 3.4): 10/05 a 05/08/2022
Entrevista, Avaliação de Currículo Lattes e Pré-Projeto: 09 a 12/08/2022
Divulgação do resultado na página do Programa: 15/08/2022
Matrícula por e-mail com a Secretaria do Programa: 16 a 19/08/2022
Acolhimento: 19/08/2022
Início das aulas: 22/08/2022
- Processo Seletivo 2022.2
Programa de Bolsa de Estudos
- Bolsa Institucional da Pós-Graduação - Mestrado
Programa de bolsa de estudo vigente a partir do 1º semestre de 2022 concede bolsa parcial ou integral para os ingressantes nos cursos de Mestrado da Universidade Anhembi Morumbi.
Tipologia
• Egressos UAM (40%)
• Egressos Anima (20%)
• 2 bolsas de 100% e 5 bolsas de 50% no Mestrado – 1S (matrícula semestral integral, em até 6 vezes) (*)
• 1 bolsa de 100% e 5 bolsas de 50% no Mestrado – 2S (matrícula semestral integral, em até 6 vezes) (*)(*)As bolsas contemplam as mensalidades, o aluno paga o valor integral da primeira mensalidade à título de matrícula e rematrículas no início de cada semestre letivo.
Critérios para concessão
Por ordem classificatória no processo seletivo desde que obtida nota mínima geral 9,0 (nove) para concessão de 100% (cem por cento) e 8,0 (oito) para 50% (cinquenta por cento); declaração de aceite do Programa de Atividades Acadêmicas (PAA), composto de atividades de pesquisa, orientação e ensino nos âmbitos da Universidade e do PPGEBM, sendo 12h (doze horas) semanais para bolsistas 100% (cem por cento) e 6h (seis horas) semanais para bolsistas 50% (cinquenta por cento), além das empregadas no cumprimento das disciplinas do curso de Mestrado. A bolsa contempla as mensalidades, exceto matrícula e rematrículas, cobradas no início de cada semestre letivo.Perda do Benefício (constante no Termo de Compromisso de Bolsa):
• Trancamento, transferência, inadimplência na rematrícula ou desistência do curso.
• Informações fraudulentas
• Insuficiência do desempenho acadêmico (reprovação em mais de uma disciplina).
• Avaliação, não satisfatória, do orientador quanto ao desempenho do bolsista no PAA (não cumprimento do cronograma de pesquisa e não entrega do relatório semestral).Bolsas integrais ou 50% para professores e funcionários da IES: são agenciadas pelo setor de Recursos Humanos da Universidade Anhembi Morumbi.
Bolsas CAPES-PROSUP: O PPGEBM da Anhembi Morumbi é beneficiado pelo Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares que apoia as Instituições Particulares de Ensino Superior com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo. O número de bolsas nessa modalidade é limitado (a critério da CAPES) e a distribuição das bolsas é feita entre os alunos devidamente matriculados no Programa, inscritos por meio de Edital específico para este fim que segue os critérios da CAPES.
Outras opções para solicitação de bolsas para cursar o Mestrado dependerão de condições específicas que podem ser esclarecidas pelos sites das instituições de fomento como CNPq e FAPESP.
- Bolsa Institucional da Pós-Graduação - Doutorado
Programa de bolsa de estudo vigente a partir do 1º semestre de 2022 concede, por mérito, bolsa para os ingressantes no curso de Doutorado da Universidade Anhembi Morumbi, segundo a seguinte tipologia.
Tipologia
• Egressos UAM (40%)
• Egressos Anima (20%)
• 3 bolsas de 100% e 3 bolsas de 50% no Doutorado – 1S (matrícula semestral integral, em até 6 vezes) (*)
• 1 bolsa de 100% e 4 bolsas de 50% no Doutorado – 2S (matrícula semestral integral, em até 6 vezes) (*)(*)As bolsas contemplam as mensalidades, o aluno paga o valor integral da primeira mensalidade à título de matrícula e rematrículas no início de cada semestre letivo.
Critérios para concessão
Por ordem classificatória no processo seletivo desde que obtida nota mínima geral 9,0 (nove) para concessão de 100% (cem por cento) e 8,0 (oito) para 50% (cinquenta por cento); declaração de aceite do Programa de Atividades Acadêmicas (PAA), composto de atividades de pesquisa, orientação e ensino nos âmbitos da Universidade e do PPGEBM, sendo 12h (doze horas) semanais para bolsistas 100% (cem por cento) e 6h (seis horas) semanais para bolsistas 50% (cinquenta por cento), além das empregadas no cumprimento das disciplinas do curso de Doutorado. A bolsa contempla as mensalidades, exceto matrícula e rematrículas, cobradas no início de cada semestre letivo.
Perda do Benefício (constante no Termo de Compromisso de Bolsa):
• Trancamento, transferência, inadimplência na rematrícula ou desistência do curso.
• Informações fraudulentas
• Insuficiência do desempenho acadêmico (reprovação em mais de uma disciplina).
• Avaliação, não satisfatória, do orientador quanto ao desempenho do bolsista no PAA (não cumprimento do cronograma de pesquisa e não entrega do relatório semestral).Bolsas integrais para professores e funcionários da IES: são agenciadas pelo setor de Recursos Humanos da Universidade Anhembi Morumbi.
Bolsas CAPES-PROSUP: O PPGEBM da Anhembi Morumbi é beneficiado pelo Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares que apoia as Instituições Particulares de Ensino Superior com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo. O número de bolsas nessa modalidade é limitado (a critério da CAPES) e a distribuição das bolsas é feita entre os alunos devidamente matriculados no Programa, inscritos por meio de Edital específico para este fim que segue os critérios da CAPES.
Outras opções para solicitação de bolsas para cursar o doutorado dependerão de condições específicas que podem ser esclarecidas pelos sites das instituições de fomento como CNPq e FAPESP.
- Bolsa Institucional da Pós-Graduação - Mestrado
Fale com a Coordenação
- Fale com a coordenação:
Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro
Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Paraíba (1981), mestrado – Diplome D’etudes Approfondies – Université des Sciences et Techiniques Du Languedoc, França (1985) e doutorado em Composants Signaux et Systems – Université des Sciences et Techiniques du Languedoc, França (1988). Pós Doutorado pelo MIT, Massachussets Institute of Technology – EUA, 1995. Professor Titular, Pesquisador, Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, Pró-Reitor de Graduação e Pró-Reitor de Cooperação Internacional da UNIVAP (1990-2008). Professor titular, pesquisador e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Unicastelo entre 2009 e 2016, Consultor Ad hoc da Fapesp e CNPq. Presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) – Biênio 2009 / 2010. Presidente do Conselho da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomedica (SBEB) – Biênio 2013/2014. Representante das Universidades Particulares junto ao FOPROP, Fórum de Pró Reitores de Pesquisa e Pós Graduação, biênio 2015-2016. Atualmente é diretor do Centro de Inovação Tecnológica em Saúde (CITS-CITÉ) do Parque Tecnológico de São José dos Campos e Coordenador do Programa de Mestrado/Doutorado em Engenharia Biomédica e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi, atuando principalmente nos seguintes temas: laser, diagnóstico óptico de câncer, terapia laser transcraniana e estudos e aplicações do ozônio. Contato: [email protected] Telefone: (12) 3945-1359
- Fale com a coordenação:
Dissertações e Teses
- Orientações referentes a qualificação, dissertação ou tese
Agendamento de qualificação (mestrado / doutorado):
O(a) aluno(a) deverá preencher, em conjunto com seu orientador, o formulário abaixo e entregar na secretaria do curso juntamente com os exemplares da dissertação/tese:
• RELATÓRIO DE QUALIFICAÇÃO – MESTRADO – FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO
• RELATÓRIO DE QUALIFICAÇÃO – DOUTORADO – FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO
Prazo: 30 dias antes da data prevista da qualificaçãoAgendamento de defesa de dissertação/tese:
O(a) aluno(a) deverá preencher, em conjunto com seu orientador, o formulário abaixo e entregar na secretaria do curso juntamente com os exemplares da dissertação/tese:
• RELATÓRIO DE ENCAMINHAMENTO DE DISSERTAÇÃO
• RELATÓRIO DE ENCAMINHAMENTO DE TESE
Prazo: 30 dias antes da data prevista da defesa.Normas de Editoração de Dissertação e Tese (ABNT):
• NORMA-REGULAMENTO: DISSERTAÇÃO
• NORMA-REGULAMENTO: TESEProcedimentos após defesa:
• Procedimentos após Apresentação de Dissertação
• Procedimentos após Defesa de Tese
• CARTA DE ANUÊNCIA
• Termo de Autorização para Publicação Eletrônica na Biblioteca Digital da UAM - Dissertações e Teses 2018
DISSERTAÇÕES
Avaliação Comparativa de Técnicas de Análise de Rugosidade Mecânica e Óptica em Dentes Bovinos Submetidos ao Clareamento com Ozônio à Diferentes Procedimentos Oxidantes
Autor: Leiliane Conceição Pinto Moita
Orientador: Profa. Dra. Adriana Barrinha Fernandes MorettiEspectroscopia Raman aplicada na observação de princípios ativos de repelentes de insetos e protetores solares na pele
Autor: Michele Marin da Costa
Orientador: Prof. Dr. Landulfo Silveira JúniorTecnologia da Informação e comunicação como ferramenta facilitadora a adesão ao tratamento – um estudo de viabilidade
Autor: Eric Grig Kirschner
Orientador: Prof. Dr. Ovidiu Constantin BaltatuFrequência cardíaca fetal como possível preditor para status ácido-base e APGAR do neonato
Autor: Thâmila Kamila de Souza Medeiros
Orientador: Prof. Dr. Ovidiu Constantin BaltatuEfeito da Fototerapia (LED) sobre o Lactato Sanguíneo
Autor: Clayton Gomes da Silva
Orientador: Prof. Dr. Renato Amaro ZângaroTESES
Atividade Fotodinâmica Antimicrobiana do Azul de Metileno sobre o Paracoccidioides brasiliensis
Autor: Mário José de Rezende
Orientador: Prof. Dr. Adjaci Uchoa FernandesCaracterização bioquímica de espécies bacterianas patogênicas através da Espectroscopia Raman
Autor: Fernanda Sant Ana de Siqueira e Oliveira
Orientador: Prof. Dr. Landulfo Silveira JúniorDiagnóstico de leucemias agudas através da Espectroscopia Raman e análise discriminante pelos mínimos quadrados parciais
Autor: Adriano Moraes da Silva
Orientador: Prof. Dr. Landulfo Silveira JúniorDiscriminação de lesões não-melanoma a partir de tecidos cutâneos normais Ex Vivo usanto a Espectroscopia Raman e um modelo algorítmico baseado na lógica paraconsistente anotada
Autor: Dorotéa Vilanova Garcia
Orientador: Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares PachecoCaracterísticas e efeitos da música motivacional na variabilidade da frequência cardíaca e nos níveis de lactato sanguíneo durante o exercício físico
Autor: Nathalya de Carvalho Avelino
Orientador: Prof. Dr. Osmar Pinto NetoObesidade e Sindrome Metabólica em Escolares – Screening Clínico Laboratorial
Autor: Priscilla Bueno Rocha Sentalin
Orientador: Prof. Dr. Ovidiu Constantin BaltatuTransferência de massa ozônio-sangue e sua influência em parâmetros hematimétricos
Autor: Henrique Cunha Carvalho
Orientador: Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro - Dissertações e Teses 2019
DISSERTAÇÕES
EFEITO DO USO DE MEIAS CONTENDO NANOPARTICULADO CERÂMICO NO CONTROLE DE EDEMA DE MEMBROS INFERIORES
Autor: Alcione Angélica dos Santos Sakugawa
Orientador: Prof. Dr. Egberto MuninSISTEMA DIFUSO DE SUPORTE À DECISÃO PARA RISCO DE ÓBITO NEONATAL
Autor: Caroline Magenis Desidério Xesquevixos
Orientador: Prof. Dr. José Ernesto de Araújo FilhoDESENVOLVIMENTO DE SISTEMA HIDRODINÂMICO PARA A OZONIZAÇÃO DE MEMBRANAS BIOLÓGICAS
Autor: Maria Katiana Salomão
Orientador: Profa. Dra. Lívia Helena Moreira da Silva MéloTESES
TERAPIA LED TRANSCRANIANA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES VÍTIMAS DE TRAUMATISMO CRÂNIO ENCEFÁLICO
Autor: Ana Maria Costa Carneiro
Orientador: Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro - Dissertações e Teses 2020
DISSERTAÇÕES
ANÁLISE LINEAR E NÃO LINEAR DA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA NO REPOUSO E EM RESPOSTA AO EXERCÍCIO ISOMÉTRICO EM IDOSOS ATIVOS E SEDENTÁRIOS COM ÊNFASE NA SÍNDROME DA FRAGILIDADE
Autor: DANIELE BASTOS RUIVO
Orientador: Profa. Dra. Adriana SarmentoAVALIAÇÃO DA RESPOSTA TÉRMICA PÓS ESTÍMULOS MECÂNICO, ÓPTICO E TÉRMICO, EM INDIVÍDUOS DIABÉTICOS, POR TERMOGRAFIA
Autor: LEANDRO DE LIMA AZEVEDO
Orientador: Prof. Dr. Leandro Procópio AlvesEFEITO METABÓLICO INDUZIDO POR ACUPUNTURA AVALIADO POR TERMOGRAFIA E BIOIMPEDÂNCIA RYODORAKU
Autor: HENRIQUE MANOEL DE ARAUJO MARTINS FILHO
Orientador: Prof. Dr. Renato Amaro ZângaroANÁLISE DO SISTEMA OPERACIONAL DE GESTÃO DE RECURSOS SIRE EM SAÚDE
Autor: CYNTHIA IASMIM SOARES BUENO
Orientador: Profa. Dra. Luciana Ap. Campos BaltatuANÁLISE DE ALTERAÇÕES MOLECULARES EM AMOSTRAS DE ÓLEO DE SOJA OZONIZADO E NÃO OZONIZADO UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA RAMAN NO INFRAVERMELHO PRÓXIMO
Autor: ANDERSON BARBOSA GALVAO
Orientador: Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares PachecoANÁLISE BIOMECÂNICA DA ARTICULAÇÃO COXOFEMORAL PARA CLASSIFICAÇÃO DO DESEMPENHO DE CORRIDA EMPREGANDO A LÓGICA DIFUSA
Autor: VANESSA CARDOSO MALTA RIBEIRO
Orientador: Prof. Dr. José Ernesto de Araújo FilhoSISTEMA UTILIZANDO ÁGUA OZONIZADA PELO MÉTODO HIDRODINÂMICO PARA A DESINFECÇÃO DE COLONOSCÓPIO
Autor: MAYCON CRISPIM DE OLIVEIRA CARVALHO
Orientador: Prof. Dr. Carlos José de LimaDIAGNÓSTICO DA COVID-19 EM SORO HUMANO USANDO ESPECTROSCOPIA RAMAN
Autor: ANA CRISTINA CASTRO GOULART
Orientador: Prof. Dr. Renato Amaro ZângaroSÍNTESE E ATIVIDADE FARMACOLÓGICA DE MALEIMIDAS
Autor: EDSON CONRADO LUZ
Orientador: Prof. Dr. Adjaci Uchoa FernandesAVALIAÇÃO DIFUSA DO ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS UTILIZANDO MEDIDAS E INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS
Autor: ELIZABETH BARBOSA GALVÃO
Orientador: Prof. Dr. José Ernesto de Araújo FilhoMODELAGEM MATEMÁTICA PARA A DOENÇA COVID-19 NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP, BRASIL
Autor: EMELY FLORES SOARES
Orientador: Prof. Dr. Osmar Pinto NetoANÁLISE DO CONTROLE DE FORÇA E VARIABILIDADE DA TAREFA MOTORA POR DINAMOMETRIA DA PREENSÃO MANUAL DE IDOSOS SUBMETIDOS A DIFERENTES PROTOCOLOS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS
Autor: WELLINGTON PEDROSO ESTEVAM DE AMORIM
Orientador: Prof. Dr. Osmar Pinto NetoTESES
VALIAÇÕES DE ALTERAÇÕES INDUZIDAS PELO TREINAMENTO FÍSICO EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS, ATRAVÉS DA TERMOGRAFIA E ANÁLISE BIOQUIMICO
Autor: HENRIQUE MENEZES TOUGUINHA
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Alexis Lazo OsórioUSO DA ESPECTROSCOPIA RAMAN PARA AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO BIOQUÍMICA DE TECIDOS NORMAIS E TUMORAIS DO CÉREBRO HUMANO VISANDO DIAGNÓSTICO
Autor: RICARDO PINTO AGUIAR
Orientador: Prof. Dr. Landulfo Silveira Júnior - Dissertações e Teses 2021
DISSERTAÇÕES
AVALIAÇÃO DA GRAVIDADE DA DOENÇA DE PARKINSON BASEADO NA LÓGICA FUZZY
Autor: José de Oliveira Malheiro Netto
Orientador: Prof. Dr. Osmar Pinto NetoBIOMARCADORES AUTÔNOMOS CARDÍACOS DA HIDROTERAPIA MONITORADOS PELA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA (VFC) DURANTE O TRABALHO DE PARTO
Autor: Raquel Aparecida Dias
Orientador: Profa. Dra. Luciana Aparecida Campos BaltatuPESQUISA E DESENVOLVIMENTO (P&D) DE BIOMARCADORES URINÁRIOS PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DE DIABETES GESTACIONAL E HIPERTENSÃO
Autor: Gabriele Ribeiro Valias
Orientador: Profa. Dra. Luciana Aparecida Campos BaltatuÍNDICES DA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA COMO POSSÍVEIS BIOMARCADORES PARA A GRAVIDADE DO TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO APÓS PERDA PERINATAL
Autor: Cláudia de Faria Cardoso
Orientador: Prof. Dr. Ovidiu Constantin BaltatuANÁLISE DOS EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA NA DOENÇA DE PARKINSON ASSOCIADO A PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS PADRONIZADOS
Autor: Ana Carolina Brisola Brizzi
Orientador: Prof. Dr. Osmar Pinto NetoO USO DO GÁS OZÔNIO E BAIXA PRESSÃO NA INATIVAÇÃO DEStaphylococcus aureus EM AGULHAS DE SUTURA
Autor: Vera Lucia Taba Sumida
Orientador: Prof. Dr. Antonio G. J. Balbin VillaverdeAVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO GÁS OZÔNIO INTRAVESICALNA CISTITE INTERSTICIAL/SÍNDROME DA BEXIGADOLOROSA ATRAVÉS DO ÍNDICE DE O’LEARY-SANT EPARÂMETROS URODINÂMICOS
Autor: Maria Verônica de Araújo Pires
Orientador: Profa. Dra. Adriana Barrinha Fernandes MorettSÍNTESE DE NOVOS FOTOSSENSIBILIZADORES ESTERICAMENTE IMPEDIDOS DE AUTO-AGREGAÇÃO DERIVADOS DE MALEIMIDAS N-SUBSTITUÍDAS
Autor: Agnes Cecheto Trindade
Orientador: Prof. Dr Adjaci Uchoa FernandesTESES
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ANALÍTICO DA ESPECTROSCOPIA RAMAN PARA A DETERMINAÇÃO SÉRICA DE COMPONENTES BIOQUÍMICOS
Autor: Stella Giansante
Orientador: Prof. Dr. Landulfo Silveira Júnior - Dissertações e Teses 2022
DISSERTAÇÕES
AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO GÁS OZÔNIO EM FIBRA CAPILAR HUMANA: UM ESTUDO PRELIMINAR IN VITRO
Autor: Pedro Augusto Laurindo Igreja Marrafa
Orientador: Prof. Dr. Carlos José de LimaDESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO PARA USO EM ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR: “TORNIQUETE RÁPIDO”
Autor: Roger William Freire Ronconi
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Alexis Lazo OsórioTESES
DESINFECÇÃO DE MEMBRANA AMNIÓTICA HUMANA A PARTIR DE UM SISTEMA HIDRODINÂMICO DESENVOLVIDO COM ÁGUA OZONIZADA
Autor: Sívia Móbille Awoyama
Orientação: Profa. Dra. Adriana Barrinha Fernandes Moretti
- Orientações referentes a qualificação, dissertação ou tese