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Campus Centro

Sede Andradas
Rua Uruguai, 330 Centro Histórico
Porto Alegre/RS.

Sede General Vitorino
Rua General Vitorino, 25 Centro Histórico
Porto Alegre/RS.

Sede Galeria Luza
Rua Marechal Floriano Peixoto, 185 Centro Histórico
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Rua Riachuelo, 1257 Centro Histórico
Porto Alegre/RS.

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Campus Zona Norte

Sede Sertório
Av. Sertório, 5310
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Sede Assis Brasil
Av. Assis Brasil, 3277 Passo d'Areia
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Telefone: (51) 3210-8403

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O horário de funcionamento do Centro Universitário FADERGS para acessos às dependências é das 8h20min às 22h20min, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h20min às 18h.

Quais os horários de Atendimento da CAE – Central de Atendimento ao Estudante?
Atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 21h30min, e aos sábados, das 8h30min às 12h30min, nas Sedes General Vitorino, Luiz Afonso e Sertório.
Atendimento Online: de segunda a sexta-feira, das 9h30min às 11h30min e das 15h às 20h. Aos sábados, o horário de atendimento é das 9h às 12h. O atendimento online ocorre através do link abaixo disponível no site da Instituição, em serviços, no ícone CAE atendimento on-line.

https://www.fadergs.edu.br/servicos

Atendimento telefônico: Segunda a sexta: 8h às 20h, através do telefone (51) 3210.8403.

Fale conosco: O fale conosco foi criado para sanar as dúvidas dos alunos, bem como receber críticas e sugestões que serão observadas com extrema atenção pela Instituição.

Ouvidoria: A ouvidoria existe para ouvir o aluno, receber críticas e sugestões consideradas fundamentais para o aprimoramento da instituição, que prima sempre por oferecer serviços de qualidade.

Telefone: (51) 3210.8403.

Como faço para acessar a rede Wi-Fi?
O acesso à rede Wi-Fi é realizado através do login e senha utilizados no Portal do Aluno.

Como eu faço a senha do Portal do Aluno?
O cadastro da primeira senha é realizado no ato da matrícula presencial. Você pode trocar a senha no Portal do Aluno, na página inicial, ao lado direito do seu nome. Basta clicar no seu nome e, na sequência, em “alterar senha”.

Como posso ter atendimento no setor financeiro?
O atendimento financeiro ocorre na CAE – Central de Atendimento ao Estudante. Para dúvidas pontuais, sem a necessidade de deslocamento até uma de nossas unidades, basta acessar o Portal do Aluno, em requerimento web, e solicitar seu requerimento através da categoria solicitações financeiras.

Como faço para retirar o meu boleto?
O boleto é disponibilizado no Portal do Aluno, no ícone “2ª via de boleto”.

Meu desconto não consta no meu contrato, como faço?
Se o desconto é condicionado ao vencimento, ele estará descrito no corpo do boleto. Caso contrário, você deverá abrir um requerimento no Portal do Aluno para verificação.

Posso pagar meu boleto online?
A instituição disponibiliza no Portal do Aluno o Pagamento Online, facilidade que permite o pagamento das mensalidades com maior comodidade, confirmando no ato a sua rematrícula no sistema. Não são mais aceitos pagamentos de mensalidades diretamente na instituição.

Minha empresa é conveniada com a instituição, como faço para ter desconto?
Para solicitar o desconto de Empresa Conveniada, o aluno precisa registrar requerimento exclusivamente via web, anexando uma declaração original de vínculo com a empresa. Este procedimento necessitará ser repetido a cada semestre. Dúvidas podem ser esclarecidas no Edital da bolsa, disponível em nosso site.

Como faço para reduzir meus créditos?
Se você deseja cursar menos do que o mínimo de créditos designado para seu curso, abra um requerimento de Redução de Créditos – WEB em seu Portal do Aluno, justificando a impossibilidade de cursar o mínimo de créditos.

Como faço para alterar a data de vencimento do meu boleto?
A data de vencimento é de acordo com o contrato de prestação de serviços, não sendo possível sua alteração. Para prorrogar a data de vencimento, com correção de valores, acesse o Portal do Aluno, ícone 2ª via de boleto, e siga os passos descritos. Caso o seu boleto tenha algum desconto é necessário atentar se este é condicionado ao vencimento. Neste caso, o desconto não poderá ser mantido.

Efetuei o pagamento integral do boleto, mas sei que tenho direito a um desconto. Nesse caso, como devo proceder?
É necessário abrir requerimento no Portal do Aluno, do tipo Solicitação ao Financeiro e solicitar a verificação dos valores pagos da parcela, sinalizando qual o desconto a ser considerado.

Se eu incluir uma disciplina, qual a diferença que terei de pagar?
A diferença de valor será proporcional ao número de créditos da disciplina escolhida. O valor da disciplina será acrescido proporcionalmente nas parcelas subsequentes.

Se eu excluir uma disciplina, o valor que já paguei será lançado nas mensalidades futuras?
Se a exclusão da disciplina for efetuada antes do início das aulas, o valor será devolvido na próxima parcela. Ou seja, o valor que você já pagou será deduzido da próxima mensalidade: a mensalidade terá o valor sem a disciplina cancelada, mais um desconto da mensalidade e ela terá um valor menor.
Se a exclusão da disciplina acontecer após o início das aulas, será acrescido o valor da multa contratual, ou conforme datas disponíveis no calendário acadêmico.

Depois que eu efetuar o pagamento de um boleto, em quanto tempo o mesmo constará como pago no sistema?
A informação de pagamento, se realizado online do Portal do Aluno, constará de forma automática. Se realizado na rede bancária ou lotéricas, poderá levar até 72h para atualizar em nosso sistema.

Qual o horário de atendimento do setor de negociação?
De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, na Sede General Vitorino, 8º andar.

Qual o período de rematrícula?
Acompanhe o período de rematrícula no calendário acadêmico, no site da FADERGS.

Como eu faço a rematrícula pelo Portal do Aluno?
1º - Acesse o Portal do Aluno e selecione REMATRÍCULA WEB
2º- Escolha as disciplinas que você deseja cursar neste semestre. Observe bem se a turma que você escolheu é compatível com seu turno de aula.
3º - Fique atento aos novos códigos de suas turmas: elas indicam o campus, os dias da semana e o turno onde irão ocorrer.
4º - Confira as turmas selecionadas.
5º - Clique em avançar – leia o contrato de prestação de serviços e, após, finalize o processo.

Quero TROCAR DE CURSO para o próximo semestre. Como devo proceder?
Registre o requerimento de “Reopção de Curso” pelo Portal do Aluno em Requerimento web. Clique no ícone solicitar um novo requerimento e selecione Reopção de curso. Fique atento ao prazo de início e término para solicitação, em nosso calendário acadêmico.

Preciso INCLUIR uma disciplina. Como faço?
No Portal do Aluno, em “ajuste de matrícula”, acesse e escolha a disciplina que você deseja incluir.
Você pode realizar até três (03) ajustes de matricula sem taxa de cobrança. A partir do 4º ajuste, haverá a cobrança da taxa de R$ 30,00 (trinta reais) por ajuste realizado.

Preciso CANCELAR uma disciplina. Como faço?
No Portal do Aluno, em “ajuste de matrícula”, acesse e escolha a disciplina que você deseja cancelar.
Você pode realizar até três (03) ajustes de matricula sem taxa de cobrança. A partir do 4º ajuste, haverá a cobrança da taxa de R$ 30,00 (trinta reais) por ajuste realizado.

Quantas faltas posso ter no semestre?
Você deve ter 75% de frequência para que não seja reprovado por faltas.

Qual a diferença entre TRANCAMENTO e CANCELAMENTO de matrícula?
Trancamento de matrícula: Consiste na suspensão de sua matrícula na FADERGS, mas você ainda mantém vínculo com a Instituição.

Cancelamento de matrícula:
Consiste na perda total do seu vínculo com a FADERGS.

Como faço para solicitar o trancamento/cancelamento de matrícula?
Em caso de cancelamento ou trancamento de curso após o início das aulas, conforme calendário acadêmico, será aplicada multa no montante de 30% (trinta por cento) sobre as parcelas vincendas. Todo o pedido de cancelamento ou trancamento curso/disciplinas formalizado após o dia 05 do mês acarretará o pagamento integral da mensalidade daquele mês correspondente. Para formalizar o trancamento/cancelamento, você deve solicitar requerimento, presencial na CAE - Central de Atendimento ao Estudante, munido de um documento com foto e da negativa de débitos da biblioteca. Este último documento deve ser solicitado na Biblioteca.

Não pude comparecer à aula. Como faço para entregar o atestado e/ou até quando posso entregar?
A entrega deve ser feita até 72 horas após o último dia contemplado pelo atestado médico. Deve ser entregue na CAE – Central de Atendimento ao Estudante, ou via requerimento web, no Portal do Aluno. O Abono ou Justificativa de Falta será analisado conforme o teor do atestado e de acordo com o regulamento do Guia Acadêmico.
Visite o regulamento completo através do link abaixo:
https://www.fadergs.edu.br/guia-academico

Parei de cursar e agora gostaria de voltar. Como eu posso fazer?
Você pode solicitar reingresso via requerimento web, no Portal do Aluno, ou presencialmente, na CAE – Central de Atendimento ao Estudante. Observe o período de reingresso conforme calendário acadêmico.

Como faço para solicitar atividade complementar?
As atividades complementares podem ser protocoladas via Portal do Aluno, anexando os comprovantes, ou presencialmente, na CAE. A regulamentação sobre o enquadramento das atividades poderá ser encontrada no Guia Acadêmico, em nosso site. Em caso de dúvidas sobre determinada atividade, contate a Coordenação de seu Curso.

Através do Portal do Aluno você tem acesso a diversos serviços, como consulta de notas, presenças e planos de ensino. Acesse o seu agora mesmo pelo link https://academicos.fadergs.edu.br/administracao/paginaInicial.php

A FADERGS disponibiliza aos seus alunos o aplicativo Portal FADERGS, oferecendo mais praticidade e agilidade. Baixe o APP gratuitamente e aproveite a comodidade! Confira: Apple Store e Google Play.

Onde eu encontro o meu atestado de matrícula?
No ícone “atestado de matrícula”.

É necessário carimbo na Instituição no atestado de matrícula?
Não é necessário. Você pode imprimir gratuitamente o atestado com autenticação digital no próprio Portal do Aluno, no ícone " atestado de matrícula”, selecionando a opção “atestado com autenticação"

Como faço para solicitar um requerimento no Portal no Aluno?
Acesse seu Portal do Aluno, clique em requerimento web e em solicitar um novo requerimento.

Como faço para verificar um requerimento que consta em aberto?
No Portal do Aluno em requerimento web no ícone andamento de requerimento.

Quais tipos de requerimento posso realizar pelo Portal do Aluno?
O Portal do Aluno contempla a abertura de diversos tipos de requerimento para sua comodidade. Consulte todas as opções disponíveis no ícone requerimento web.

Como faço para saber quais disciplinas já cursei?
Você poderá consultar as disciplinas cursadas no Portal do Aluno em Histórico web.

O que é o plano de ensino e onde encontro?
O plano de ensino contém a ementa da disciplina, objetivos, competências, procedimento metodológicos, bibliografia e critérios de avaliação de cada disciplina já cumprida ou em curso.
O plano de ensino está disponível para acesso no Portal do Aluno, em visualização de plano de ensino.

Como faço para consultar minha sala?
Você poderá consultar a sua sala e sede no Portal do Aluno, em consulta de notas e salas.

Quais os horários de Atendimento da Biblioteca? Atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, das 8h15min às 22h, e aos sábados, das 8h30min às 12h30min nas Sedes General Vitorino, Luiz Afonso e Sertório.

Como eu faço a senha da biblioteca e para que ela serve? O cadastro de senha é realizado presencialmente nas bibliotecas da FADERGS. A renovação da senha pode ser realizada através do site da Instituição. Com a senha você tem acesso aos livros, revistas e catálogos online e realiza a reserva de livros. O cadastro na biblioteca deve ser renovado semestralmente.

Por que não posso emprestar minha senha a um colega? A senha é sua identidade dentro da biblioteca. É de sua responsabilidade a guarda da mesma.

Só tenho aula na Luiz Afonso. Posso retirar livros de outra sede e vice-versa? Sim. Você é usuário do Sistema de Bibliotecas FADERGS, que inclui todas as unidades. Basta ir à biblioteca onde o livro está alocado ou solicitar o serviço de Empréstimo entre Bibliotecas diretamente no catálogo online.

Tenho que devolver alguns materiais, porém, não poderei ir à biblioteca. Posso pedir para outra pessoa devolver? Sim. Qualquer pessoa pode fazer a devolução dos seus materiais nas bibliotecas.

Estou com a minha matrícula trancada, voltarei no próximo semestre, mas gostaria de saber se nessas condições eu posso retirar livros na biblioteca? Não. Você só tem acesso aos serviços da FADERGS quando estiver com sua matrícula regularizada.

Preciso de um livro que não tem na biblioteca onde costumo realizar empréstimos. Como faço para conseguir? A biblioteca possui o serviço de Empréstimo entre Bibliotecas. Isso permite que você solicite o material de outra biblioteca FADERGS e peça para retirar em qualquer uma das nossas sedes. Esse serviço está disponível no seu Portal através do catálogo online.

Qual o horário de atendimento do FIES?
De segunda a sexta-feira, das 11h às 14h e das 15h45 às 21h, na Sede General Vitorino, 8º andar. Como faço para me inscrever no FIES? A inscrição no FIES deve ser realizada pelo estudante no período divulgado pelo MEC através do site http://fieselecao.mec.gov.br/

O que significa aditamento do FIES?
É a renovação semestral do financiamento. Ele é obrigatório e deve ser realizado todo semestre.

O que é DRM e DRI?
A DRM é o Documento de Regularidade de Matrícula, o documento de aditamento. A DRI é o Documento de Regularidade de Inscrição, o documento de contratação inicial.

Quais os critérios para contratação do FIES?
Os critérios são estipulados pelo Ministério da Educação, e podem ser conhecidos no site (http://fieselecao.mec.gov.br/?pagina=faq#conhecendo/)

Como faço para me inscrever no Pravaler?
A inscrição do Pravaler pode ser realizada em qualquer período. É necessário que você esteja adimplente com a instituição. A inscrição é realizada através do site https://www.pravaler.com.br/

Tenho que renovar o Pravaler?
A renovação deve ser realizada todo semestre.

Posso ajustar minha matricula depois de contratar/renovar o FIES/Pravaler?
Após a contratação ou renovação do benefício não é possível realizar qualquer ajuste de matricula. Uma vez tendo sido confirmados os valores no site do Programa, não é possível proceder com alterações de matricula.

Como faço para me inscrever no ProUni?
A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. Você pode pesquisar online as instituições e cursos com oferta de bolsas no processo seletivo do semestre vigente.

O que Unipoa?
Programa criado em julho de 2010 pelo Inovapoa (Gabinete de Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Porto Alegre), oferta bolsas de estudos para determinadas Instituições Privadas de Ensino Superior da cidade de Porto Alegre.

Como faço para me inscrever no Unipoa?
Fique atento ao site da Instituição, que, em período de inscrições, informará a oferta da quantidade de bolsas disponíveis e dos cursos que serão ofertados.

Para mais informações sobre bolsas, financiamentos e descontos, consulte o link https://www.fadergs.edu.br/bolsas-e-financiamentos

Quero fazer estágio. Como devo proceder?
Acesse o FADERGS Carreiras, cadastre seu currículo e acompanhe as vagas disponíveis para o seu curso. Caso queira conversar com a nossa equipe, fique à vontade e agende seu horário através do link abaixo:
http://carreiras.fadergs.edu.br/fale-conosco/enviar-email

O Diretório Central dos Estudantes é entidade de representação estudantil de todos os cursos do centro universitário FADERGS, feita por estudantes e para os estudantes. O DCE não é só o lugar onde se faz o TRI e a carteira de meia entrada, é o nosso instrumento de luta e transformação da nossa IES, pois é nosso canal de comunicação com a Direção Acadêmica.
Consulte os horários de atendimento no link abaixo:
https://www.fadergs.edu.br/servicos#dce

NADES: Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Estudantil
O NADES pretende auxiliar estudantes de graduação e pós-graduação do Centro Universitário FADERGS no seu processo de formação acadêmica, seja na modalidade presencial, semipresencial ou a distância.
Consulte os horários de acolhimento no link abaixo:
https://www.fadergs.edu.br/nades


NEaD: Núcleo de Educação a Distância
O Núcleo é direcionado aos estudantes de graduação (bacharelado e tecnologia) e pós-graduação da FADERGS.
O aluno com dúvidas referentes aos conteúdos abordados nas salas virtuais deve buscar auxilio do Professor ou tutor online pelo Ambiente virtual de Aprendizagem ou presencialmente nas unidades que possuem atendimento presencial.
Para dúvidas técnicas referentes a plataforma do Blackboard o aluno poderá buscar auxilio do Tutor on-line ou dos Auxiliares de Ensino a Distância que realizam atendimento presencial nas IES.
Em caso de dúvidas ligue para 51 3251 1111 ou envie seu email para nead@fadergs.edu.br


NPJ: Núcleo de Prática Jurídica
O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) é órgão da Escola de Formação Jurídica do Centro Universitário - Fadergs Laureate International Universities, vinculado à Coordenação do Curso de Direito, cujos objetivos são os de proporcionar aos alunos a realização do estágio de prática jurídica simulada e real, por meio do atendimento jurídico gratuito à comunidade desassistida de Porto Alegre.
Áreas de atuação do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ): Civil, Família, Trabalho, Empresarial e Tributário.
Consulte os horários de atendimento no link abaixo:
https://www.fadergs.edu.br/nucleo-de-pratica-juridica


NRA – Núcleo de Relacionamento com o Aluno
O Núcleo de Relacionamento com o Aluno auxilia os alunos exclusivamente durante o seu primeiro semestre e durante os processos de Rematrícula.
Envie um e-mail para nra@fadergs.edu.br.


NPI/ NPEF: Núcleo de Práticas Integradas da Escola de Negócios
O NPC e NPEF são dois núcleos de prática formados por estudantes do Curso de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Gestão Financeira da Escola de Negócios da Fadergs e tem o objetivo de auxiliar pessoas e empresas.
O que os núcleos podem fazer por você?

  • Cálculos de juros e multas de contratos;
  • Revisão de folha de pagamento,
  • Férias, 13º salário e rescisão;
  • Cálculo GPS e DARF;
  • Orientações sobre aposentadoria;
  • Finanças pessoais;
  • Imposto de Renda PF.


O que os núcleos podem fazer para as empresas?

  • Dúvidas sobre Simples Nacional;
  • Finanças empresariais;
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
  • Regularização de empresa;
  • MEI - Microempreendedor Individual;
  • Tributos.


Atendimento Presencial: Sextas-feiras, das 16:30h às 18:00h
Entre em contato e agende uma consulta.
Os atendimentos são feitos presencialmente, não há consultas por telefone.
Telefone: (51) 3079-9394 – 3079-9452
End.: Rua Riachuelo, 1257. 5º andar, sala 506, Porto Alegre
E-mail: coordcontab@fadergs.edu.br ou coordeco@fadergs.edu.br.


FADERGS Carreiras
O ingresso em uma graduação ou pós-graduação marca o início de uma nova etapa na construção da sua carreira. Para auxiliar neste processo, contamos com a estrutura do FADERGS Carreiras, que visa fomentar o seu desenvolvimento profissional na sua área de formação. Oferecemos serviços e ferramentas para o planejamento de carreira, possibilitando que a sua graduação ou pós-graduação seja melhor aproveitada, as decisões ao longo do curso sejam mais eficientes e as perspectivas de futuro sejam mais promissoras.
Para demais informações acesse http://carreiras.fadergs.edu.br/


Serviço de Psicologia
O Serviço de Psicologia da FADERGS é uma das possibilidades de local de estágio obrigatório ou extracurricular para os acadêmicos do curso de Psicologia. Comporta, ainda, outras atividades, como Seminários Clínicos e Grupo de Estudos.
O Serviço de Psicologia da FADERGS é um local de atendimento psicológico, gratuito, no qual a comunidade externa pode ser atendida tanto em Psicoterapia quanto na realização de uma Avaliação Psicológica (por encaminhamento, por exemplo, de outro profissional ou local de atendimento).
Consulte os horários de atendimento no link abaixo:
https://www.fadergs.edu.br/servico-de-psicologia


Estúdio de Estética
O Estúdio de Estética da FADERGS oferece atendimentos na área de Estética Facial e Corporal. Os serviços são realizados por alunos do curso, sem custo e sob a supervisão de professores. Serviços oferecidos:
Tratamentos Faciais: limpeza de pele, revitalização facial, tratamentos para manchas e envelhecimento.
Tratamentos Corporais: drenagem linfática, massagens, tratamentos para celulite, gordura localizada, flacidez e estrias, além de pós-operatório de cirurgias plásticas. Todos os tratamentos com as melhores marcas do mercado além de modernos equipamentos.
Consulte os horários de atendimento no link abaixo:
https://www.fadergs.edu.br/estudio-de-estetica

CAC: Central de Atendimento ao Candidato.
CAD: Central de Atendimento ao Docente.
CAE: Central de Atendimento ao Estudante.
CPA: Comissão Própria de Avaliação.
DCE: Diretório Central dos Estudantes.
NADES: Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Estudantil.
NEaD: Núcleo de Educação a Distância.
NPJ: Núcleo de Prática Jurídica.
NRA: Núcleo de Relacionamento com o Aluno.
NPI: Núcleo de Práticas Integradas da Escola de Negócios.

Bem vindo ao novo portal da Fadergs

Mais simples, rápido e fácil de navegar. Que tal conferir um tutorial das novidades?