ENADE

O que é ENADE?


O Exame Nacional e Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O Exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

A prova é constituída de duas partes:

  • Formação Geral (FG), composta por 10 questões, sendo 8 (oito) de múltipla escolha e 2 (duas) discursivas. Essa parte avalia aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

  • Componentes específicos (CE), composta de 30 questões, sendo 27 de múltipla escolha e 3 discursivas. Contempla a particularidade de cada área e de suas eventuais modalidades, tanto no domínio dos conhecimentos, como nas habilidades esperadas para o perfil profissional.

O resultado da prova é individual e só pode ser acessado pelo próprio aluno.


A Portaria Normativa MEC n° 828, que estabelece aspectos gerais sobre a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de abril deste ano. O exame será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 24 de novembro, para estudantes dos cursos vinculados às áreas de avaliação do Ano I do Ciclo Avaliativo do Enade.

As áreas relativas ao grau de bacharel são:

  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Fisioterapia
  • Nutrição

  • Já as áreas relativas ao grau de tecnólogo incluem:
  • Tecnologia em Estética e Cosmética
  • Tecnologia em Gestão Ambiental
  • Tecnologia em Gestão Hospitalar

  • As Instituições de Educação Superior (IES) deverão inscrever todos os alunos ingressantes e concluintes de cursos vinculados às áreas de avaliação do Enade 2019. Como a inscrição dos ingressantes é para fins de regularidade junto ao Enade, esses estudantes são dispensados da participação efetiva na prova. Já os concluintes habilitados e devidamente inscritos por suas instituições ficam convocados a participar da prova e também a preencher o Questionário do Estudante.


    O Enade é componente curricular obrigatório e, portanto, imprescindível para que o estudante conclua seu curso, cole grau e obtenha o diploma. A regularidade no Exame constará no histórico escolar dos estudantes. O Inep atesta a regularidade do estudante por meio de relatório, mas a responsabilidade pela verificação e emissão de documentos de conclusão dos cursos de graduação, colação de grau e diploma é das instituições.


    Critérios para inscrição – são considerados ingressantes os estudantes que tenham iniciado o respectivo curso em 2019, estejam devidamente matriculados e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo completa até o final das inscrições ao Enade. São considerados concluintes de cursos de bacharelado os estudantes que tenham finalizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o fim das inscrições ao Enade 2019, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2020. No caso dos cursos superiores de tecnologia, são considerados concluintes os alunos que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de inscrições do Enade 2019, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2019.


    Cronograma – Todos os detalhes do Enade 2019, com prazos e procedimentos técnicos pertinentes, serão publicados futuramente pelo Inep, em edital. O documento vai definir, por exemplo, como as IES devem vincular seus cursos às áreas de avaliação e todo o cronograma de divulgação dos resultados. O Inep também vai divulgar as diretrizes das provas, definidas com a orientação técnica de Comissões Assessoras de Área (CAA) e elaboradas pelo Instituto a partir dos itens do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI – ES). Os resultados do Enade 2019 serão divulgados pelo Inep associados aos respectivos códigos de curso e de Instituições de Educação Superior utilizados no processo de inscrição de estudantes no Exame.

    Saiba como ter um bom desempenho no ENADE, que avalia o seu curso e valoriza o seu diploma:


    Antes da prova:

    A preparação para o ENADE se dá ao longo de sua vida acadêmica. Atenção aos conteúdos em sala de aula e esforços extracurriculares, pois eles contribuem positivamente para uma boa nota pessoal; Fique atento! A Fadergs promove atividades de conhecimentos específicos e de formação geral para que você possa testar seus conhecimentos referentes ao conteúdo do ENADE

    App Fadergs Mais e Plataforma Delta

    Importante: busque saber com antecedência o local de realização da sua prova, bem como chegar até lá. Muitas vezes, o local designado não faz parte da rotina dos estudantes. Se for utilizar transporte público, lembre-se de verificar os horários e as rotas das linhas.

    No dia da prova:

    • Programe-se para chegar ao local as 12h (horário de Brasília).
    • Tome um café da manhã saudável e reforçado, invista em sucos, frutas e pães
    • Leve algo para "beliscar" (chocolate ou barra de cereal) durante a prova. Isso garante energia extra e ajuda a diminuir a ansiedade. Uma garrafinha d'água é fundamental para evitar desidratação
    • Com a prova na mão, leia as perguntas com calma e comece resolvendo as questões mais simples. Deixe as questões mais complexas para depois. Saiba administrar o seu tempo
    • Não esqueça dos documentos (RG e doc. de identificação com foto) e dos materiais básicos como lápis, borracha e caneta transparente de tinta preta
    • Ao final da prova, releia as questões e confira as respostas. Muita atenção na hora de passar as respostas para a grade.

    Provas e Gabaritos

    Boa Prova!

    Estudantes inscritos para realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no dia 24 de novembro de 2019.
    Confira a lista clicando no nome de um dos sete cursos do ciclo de 2019:
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Estética e Cosmética
  • Fisioterapia
  • Gestão Hospitalar
  • Nutrição
  • Gestão Ambiental

  • O Edital nº 43, de 4 de junho de 2019, estabelece que o Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do artigo 5º da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, sendo a regularidade do estudante perante o Exame atribuída pelo Inep, condição necessária para a conclusão do curso de graduação, de acordo com o disposto no §1º do art. 39 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018.

    SIMULADO ENADE CICLO 2020



    Em 2020, estudantes concluintes dos cursos a seguir participarão do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes):

    • CST Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    • Bacharelado em Ciência da Computação
    • CST Rede de Computadores

    Com vistas a colaborar para o desenvolvimento acadêmico e a preparação para o Exame, a FADERGS realizará uma série de simulados voltados a esses estudantes. As provas acontecerão nos turnos manhã, das 9h às 13h e noite, das 18h às 22h.

    A primeira Prova Integradora irá ocorrer entre os dias 16 a 25 de outubro de 2019.

    Bem vindo ao novo portal da Fadergs

    Mais simples, rápido e fácil de navegar. Que tal conferir um tutorial das novidades?