ENADE


O Exame Nacional e Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O Exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

A prova é constituída de duas partes.

- Formação Geral (FG), composta por 10 questões, sendo 8 (oito) de múltipla escolha e 2 (duas) discursivas. Essa parte avalia aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

- Componentes específicos (CE), composta de 30 questões, sendo 27 de múltipla escolha e 3 discursivas. Contempla a particularidade de cada área e de suas eventuais modalidades, tanto no domínio dos conhecimentos, como nas habilidades esperadas para o perfil profissional.

O resultado da prova é individual e só pode ser acessado pelo próprio aluno.


A PORTARIA Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018 - Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2018.

Art. 1º O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, no ano de 2018, será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos vinculados às seguintes áreas de avaliação:


I - áreas relativas ao grau de bacharel:

a) Administração;

b) Administração Pública;

c) Ciências Contábeis;

d) Ciências Econômicas;

e) Comunicação Social - Jornalismo;

f) Comunicação Social - Publicidade e Propaganda;

g) Design;

h) Direito;

i) Psicologia;

j) Relações Internacionais;

k) Secretariado Executivo;

l) Serviço Social;

m) Teologia; e

n) Turismo;


II - áreas relativas ao grau de tecnólogo:

a) Tecnologia em Comércio Exterior;

b) Tecnologia em Design de Interiores;

c) Tecnologia em Design de Moda;

d) Tecnologia em Design Gráfico;

e) Tecnologia em Gastronomia;

f) Tecnologia em Gestão Comercial;

g) Tecnologia em Gestão da Qualidade;

h) Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos;

i) Tecnologia em Gestão Financeira;

j) Tecnologia em Gestão Pública;

k) Tecnologia em Logística;

l) Tecnologia em Marketing; e

m) Tecnologia em Processos Gerenciais.


Art. 3º A prova do Enade 2018 será aplicada em 25 de novembro de 2018, com início às 13h30 (treze horas e trinta minutos) do horário oficial de Brasília/DF.


Art. 7º Para fins do disposto nesta Portaria, consideram-se:

I - estudantes ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2018, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o último dia do período de retificação das inscrições do Enade 2018;

II - estudantes concluintes dos cursos de bacharelado: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o último dia do período de retificação das inscrições do Enade 2018; e

III - estudantes concluintes dos cursos superiores de Tecnologia: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2018 ou que tenham cumprido setenta e cinco por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o último dia do período de retificação das inscrições do Enade 2018.


Art. 9º Ficam dispensados da inscrição no Enade 2018:

I - os estudantes dos cursos das áreas descritas no art. 1º que tiverem colado grau até dia 31 de agosto de 2018; e

II - os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2018, em instituição conveniada com a IES de origem. Parágrafo único. A dispensa do Enade 2018 deverá ser devidamente registrada no histórico escolar do estudante.




SIMULADO ENADE CICLO 2018

Como incentivo para o desenvolvimento de uma trajetória acadêmica de ainda mais qualidade e, que garanta diferenciais competitivos no mercado de trabalho, a partir da preparação do Exame, a FADERGS realiza o Simulado ENADE 2018/1, entre os dias 07 e 26 de maio de 2018.


Os alunos selecionados que realizarem o simulado e que cumprirem os requisitos dispostos no regulamento, terão direito a 1,0 (um) ponto a ser acrescida na nota obtida no Marco Avaliativo 2 das disciplinas em que o aluno estiver matriculado no presente semestre, 2018.1, exceto disciplinas cursadas na modalidade EAD, TCC, Estágios ou Tópicos, pela nota da média do desempenho alcançado pelo aluno nas atividades da plataforma:

a) obter pontuação maior do que zero em todas as questões dissertativas do simulado;

b) manter 75% de presença na disciplina;


Confira a lista completa de estudantes selecionados por curso com o dia, horário e local de realização do simulado:

Saiba mais: PROGRAMA DE INCENTIVO AO ALUNO 2018.1



Bem vindo ao novo portal da Fadergs

Mais simples, rápido e fácil de navegar. Que tal conferir um tutorial das novidades?