Tendência de power skills: especialista dá dicas para desenvolver habilidades de destaque no mercado de trabalho
 

Matéria

Tendência de power skills: especialista dá dicas para desenvolver habilidades de destaque no mercado de trabalho

12 / Fevereiro / 2025

Professor de Gestão de RH da FADERGS revela habilidades que empresas buscam para além do currículo dos profissionais

 

Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, os profissionais precisam ir além das qualificações técnicas para se destacarem. As power skills, conjunto de habilidades que combina capacidades técnicas (hard skills) com competências comportamentais (soft skills), têm se tornado essenciais para o sucesso na carreira. Estas habilidades são cada vez mais valorizadas, tanto para a execução de tarefas diárias quanto para a adaptação ao ambiente de trabalho moderno, que exige flexibilidade e inovação.

Tendência apontada por relatórios sobre o mercado de trabalho desde 2022, as power skills têm sido cada vez mais reconhecidas no meio corporativo, ganhando destaque nos treinamentos de profissionais. O relatório Pulse of the Profession 2023, do Project Management Institute (PMI), indica que “as organizações que colocam uma alta prioridade em power skills são significativamente melhores na conclusão de projetos que atendem às metas de negócios”.

Esses conjuntos de habilidades já são um diferencial importante, complementando o que é apresentado em currículo. “As empresas estão cada vez mais buscando profissionais que possuam habilidades que envolvem tanto o conhecimento técnico quanto competências como empatia, comunicação eficaz, resiliência e adaptação a novas tecnologias”, afirma Adão Ferreira Rocha, professor do curso de Gestão em Recursos Humanos da FADERGS.

Em um processo seletivo, as power skills têm se mostrado decisivas. Não basta apenas ter um currículo repleto de qualificações e experiências. É preciso demonstrar essas habilidades no comportamento do candidato, especialmente em entrevistas. “Ir além do script das perguntas e demonstrar, com exemplos concretos, como você aplica suas power skills em situações reais pode ser o diferencial entre um bom e um excelente candidato”, aponta o especialista.

O docente destaca que, para validar o que está no currículo, os recrutadores estão cada vez mais focados em entender como o candidato lidou com desafios no passado, como se adaptou a mudanças e como se comunicou com sua equipe. “Em vez de responder apenas ao que foi perguntado, o candidato deve demonstrar suas competências por suas experiências e conquistas de maneira prática”, explica Rocha.

Cada área de atuação demanda algumas competências específicas além das que são comuns para diversos profissionais, que também estão sujeitas à transformação do mercado. Entre as principais mudanças, a pandemia e o trabalho remoto alteraram muitos aspectos do meio corporativo, trazendo novas necessidades para o desenvolvimento das power skills. “As habilidades que desenvolvemos no ambiente digital, como o uso de ferramentas online de comunicação e colaboração, agora são trazidas de volta para o presencial, enquanto as competências interpessoais do ambiente físico precisam ser adaptadas para o digital”, aponta o professor. Essa transição exige flexibilidade e uma rápida adaptação tanto ao trabalho remoto quanto ao presencial, algo que pode ser desafiador para quem não desenvolve essas power skills de forma contínua.

 

Como desenvolver power skills

O desenvolvimento dessas habilidades não é algo que acontece da noite para o dia, mas sim um processo contínuo. Segundo Rocha, a prática e o aprendizado constante são fundamentais. Embora as habilidades técnicas possam ser treinadas com mais rapidez e objetividade, as competências comportamentais demandam um processo mais demorado e reflexivo.

“A parte técnica pode ser aprimorada por meio de treinamento, enquanto as soft skills, como a empatia e a adaptabilidade, envolvem aspectos mais subjetivos da personalidade, sendo mais difíceis de serem aprimorados objetivamente”, afirma o docente. Por isso, as power skills exigem mais autoconhecimento e prática no dia a dia.

 

Power skills em alta

Para quem deseja se destacar no mercado de trabalho e estar alinhado às exigências das empresas, o desenvolvimento das power skills é fundamental. Apesar de cada profissão ter um conjunto específico de competências que são mais importantes, o professor de Gestão em RH destaca algumas habilidades comportamentais que se aplicam à maioria das atuações profissionais. São elas:

– adaptabilidade;

– comunicação eficaz;

– curiosidade e aprendizado contínuo (lifelong learning);

– inteligência emocional;

– colaboração;

– alfabetização tecnológica;

– uso da inteligência artificial (IA).