SIPE

O que é o SIPE



O SIPE é o Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão da FADERGS, um evento anual que tem como objetivo disseminar a pesquisa científica e as atividades de extensão da instituição para professores e estudantes do Centro Universitário FADERGS, bem como participantes de outras instituições e contribuir para a criação de uma cultura de pesquisa.

O evento é direcionado aos estudantes de graduação (bacharelado e tecnologia) e pós-graduação do Centro Universitário FADERGS e de outras instituições de ensino, bem como professores internos e/ou vinculados a outras IES e pesquisadores independentes ou vinculados a organizações de outras naturezas.

O SIPE abrange as áreas de Negócios, Formação Jurídica, Tecnologia da Informação, Comunicação e Design e Saúde e Bem-Estar, em congruência com as áreas de ensino e pesquisa da FADERGS. Os trabalhos participantes deverão estar em acordo com uma das cinco grandes áreas (Negócios, TI, Comunicação, Saúde e Jurídica), em qualquer de suas subáreas.

Em sua oitava edição, que ocorrerá na semana de 23 a 27 de novembro de 2020 , o SIPE terá minicursos na temática de pesquisa e extensão por Escola da FADERGS, participação de egressos, conteúdo em mídias e redes sociais e publicação de resumos de projetos ou trabalhos de Trabalhos de Conclusão de Curso.

O tema do VIII SIPE 2020 é "Desafios do trabalho remoto", pois esse ano foi de mudanças na estruturação do trabalho para um formato remoto, online e mais tecnológico, exigindo novas habilidades e aprendizados dos estudantes e profissionais nas mais diversas áreas.

Como já é tradicional da proposta do SIPE, o evento visa oportunizar às diferentes formações e titulações – tecnólogos, bacharéis, pós-graduados – e às diversas atuações – pesquisadores, estudantes de iniciação científica, professores, profissionais – uma oportunidade de troca e aprimoramento conjunto.


Por que participar?

  • Você amplia seus conhecimentos, participando de um evento no qual tem acesso a trabalhos de outros pesquisadores;

  • Você desenvolve competências de pesquisa, redação, durante e depois do evento
  • É um espaço de troca de experiências, aperfeiçoamento e rede de contatos;
  • Você tem a possibilidade de divulgar suas pesquisas e projetos extensionistas e obter o reconhecimento da comunidade acadêmica sobre os seus trabalhos;
  • Você obtém o registro formal da publicação do trabalho nos Anais do Evento, vinculado ao diretório internacional de periódicos (DOAJ) e reconhecido pela Capes;
  • Você pode inscrever pesquisas científicas em andamento e obter contribuições de professores e colegas que estudam o mesmo tema para ampliar e aperfeiçoar o seu estudo;
  • Você também pode inscrever projetos aplicados, que são soluções práticas desenvolvidas a partir da teoria para solucionar problemas específicos da sua área de conhecimento e obter orientação de professores da área para aumentar a visibilidade e utilidade de seu projeto;
  • Ao participar de eventos como esse, você adquire experiência em iniciação científica, que pode contribuir para a sua qualificação formal. Diversos processos de obtenção de bolsas de estudo e seleções de programas de pós-graduação consideram este critério para a classificação de candidatos;
  • Para os alunos FADERGS, a participação no formato “resumo científico” credita 20 horas de atividades complementares no grupo “Produção Intelectual” por trabalho aprovado. Você pode inscrever quantos trabalhos desejar.



O certificado pelo resumo é UM por resumo inscrito e não por autor.

OS CERTIFICADOS SERÃO ENVIADOS POR EMAIL APÓS O TÉRMINO DO EVENTO E CONFIRMAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS INSCRITOS.


Como participar?

O evento será gratuito e existem 3 formas de participar do VIII SIPE 2020.

  • MINICURSOS – Blackboard Collaborate 18h

Se inscreva AQUI acesse a palestra no dia e horário descrito através do link fornecido no próprio site.
O certificado será emitido para os participantes que se inscreveram no site e entraram no evento online.

  • ENVIO DE RESUMOS CIENTÍFICOS
Submetendo o resumo científico, resumo aplicado ou resumo de extensão através do formulário no site https://adalto.pro.br/gefad/?id_evento=1 durante a semana da SIPE. Os trabalhos serão avaliados posteriormente e se aprovados serão publicados nos Anais do evento e você receberá um certificado por email.

Saudações,

Prof. Dr. Germano Schwartz

Reitor

Prof. Dr. Fernanda Donner Alves

Prof. Ms. Carlos Izidoro

Coordenadores Gerais do Evento

Mais informações:

[email protected]

[email protected]

Programação

  • ENVIO DE RESUMOS: DE 18/11 a 27/11 clicando aqui
  • RETORNO DO STATUS DO RESUMO: de 30/11 a 21/12
  • PUBLICAÇÃO DOS RESUMOS: FEVEREIRO/2021


EVENTOS AO VIVO:


Curso: Direito
Prof. Ana Carolina Quintela
Acesse em: https://ca.bbcollab.com/guest/819424a7305341818c239d7588a7c321

  • Oficina: currículo lattes | 25/11- 18h
Curso: Negócios/ todos
Prof Carmen Castro
Acesse em: https://ca.bbcollab.com/guest/4342effd14784167b2e83b59f0622024


  • Bate-papo: atuação em pesquisa no exterior | 25/11 - 18h
Curso: Saúde
Débora Attolini
Acesse em: https://ca.bbcollab.com/guest/78a5f7b988424af783e70bd8e4f48646

  • Bate-Papo: Trajetória acadêmica de um egresso | 26/11- 18h
Curso: Direito
Prof. Gustavo Quiotto
Acesse em https://ca.bbcollab.com/guest/43bcac6d47704dd6a48e31b585cae5c4


São modalidades de inscrição por trabalho:

  • Pesquisa Científica,
  • Projeto Aplicado,
  • Projeto de Extensão

Os resumos científicos consistem em breves descrições das pesquisas científicas (artigos ou monografias) desenvolvidos com a sustentação teórica e rigor metodológico característicos de produções desde gênero. Os resumos submetidos nesta modalidade deverão conter entre 200 e 350 palavras e devem ser compostos por: breve contextualização/ delimitação do tema, objetivos de pesquisa, aspectos metodológicos empregados, resultados (serão aceitos resultados preliminares, finais ou mesmo resultados que se pretende obter com a pesquisa) e/ou conclusão/considerações finais (pode ser a esperada ou obtida).

O resumo de Projeto Aplicado objetiva a divulgação de projetos de cunho prático e aplicado, desenvolvido por acadêmicos em diferentes níveis e áreas de formação. Apesar do caráter prático, o projeto constitui-se de base científica e não deve ser confundido com uma simples descrição de ocorrência prática ou relatório gerencial. São propostas pertinentes ao Resumo de Projeto Aplicado: desenvolvimento de novas soluções para problemas conhecidos; apresentação de novas soluções para novos problemas e/ou adaptação de soluções conhecidas para novos problemas. Os resumos submetidos nesta modalidade deverão conter entre 200 e 350 palavras e devem ser compostos por: breve contextualização/ realidade investigada, caracterização da situação-problema ou oportunidade, justificativa de relevância da proposta / contribuição para sociedade / mercado / área de conhecimento, base tecnológica: breve menção à fundamentação científica que propiciou a elaboração do projeto e apresentação da proposta / solução (projeto em si).

O Projeto de Extensão consiste em uma ação específica de cunho educativo, social e/ou cultural com prazo determinado, que pode ocorrer isoladamente ou vinculada a um Programa de Extensão. Os resumos submetidos nesta modalidade deverão conter entre 200 e 350 palavras, e devem ser compostos por: breve contextualização, caracterização do projeto (composição, atividades etc.), justificativa da relevância do projeto, resultados preliminares ou finais obtidos.

Cada trabalho poderá ter até 6 autores. Havendo orientador, o mesmo deverá ser indicado já no momento da inscrição como um dos autores.

Todos os trabalhos aprovados terão seus resumos publicados nos Anais do Salão de Iniciação Científica, disponível em formato digital.


O processo de inscrição deve ser feito por um dos autores, sendo que o responsável pela inscrição do trabalho será considerado o primeiro autor. A ordem de autoria dos demais membros do trabalho deve ser identificada pelo responsável pela inscrição do trabalho. Na primeira etapa de inscrição devem ser submetidos apenas os resumos da modalidade escolhida.

Será emitido apenas um certificado por resumo aprovado para o grupo de autores, ou seja, não haverá a emissão de certificados individuais.

Os autores são responsáveis pela veracidade e autenticidade dos trabalhos (resumos, pôsteres e conteúdo da apresentação oral), bem como a correta menção às fontes de pesquisa utilizadas nos resumos, pôsteres e slides de apresentação e propriedade das imagens, quando se aplicar

Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora

Comissão Organizadora da SIPE 2020: Fernanda Donner Alves, Carlos Izidoro.

  • Confira aqui os resumos aprovados para Publicação na SIPE 2020.
  • Para emissão dos seus certificados dos minicursos ou dos resumos aprovados faça seu login no site das inscrições, clicando aqui

Bem vindo ao novo portal da Fadergs

Mais simples, rápido e fácil de navegar. Que tal conferir um tutorial das novidades?