Projetos

Nessa página você encontra alguns dos projetos de Responsabilidade Social realizados pela FADERGS!
Para saber mais sobre os projetos, você pode navegar entre as abas ou clicar nos botões abaixo:





Apresentação

O projeto de extensão Diversidade e Inclusão nas Organizações nasce com a finalidade de propor ações de intervenção e de fortalecimento da diversidade e da inclusão com jovens participantes de projetos sociais em Porto Alegre voltadas à preparação, ao ingresso e à permanência desses jovens no mercado de trabalho; e intenta também propor e implementar ações orientadas aos discentes da FADERGS voltadas à discussão da diversidade e inclusão no ambiente organizacional (gestão, pessoas e processos).


Público Alvo

Discentes da FADERGS e jovens participantes de projetos sociais:
- Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) e Centro de Educação Profissional São João Calábria (Calábria)


Objetivos

OBJETIVO GERAL

Propor ações de intervenção e de fortalecimento da diversidade e da inclusão com jovens participantes de projetos sociais em Porto Alegre voltadas à preparação, ao ingresso e à permanência desses jovens no mercado de trabalho; e propor e implementar ações orientadas aos discentes da FADERGS voltadas à discussão da diversidade e inclusão no ambiente organizacional (gestão, pessoas e processos).



Apresentação

O Programa Voltar a Confiar integra as ações envolvendo Práticas Restaurativas vinculadas a Escola de Formação Jurídica desde 2018-1, coordenado, atualmente pela Professora Gabrielli Amaral de Souza. Tendo origem no Chile, o Programa Voltar a Confiar, foi implementado pela primeira vez no Brasil, na cidade de Porto Alegre, no ano de 2015, por iniciativa da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas – VEPMA do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Atualmente, o Programa funciona no FORO Central, prédio I, na Comarca de Porto Alegre e conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e acompanhada pelos discentes voluntários da Escola de Formação Jurídica da FADERGS a partir do convênio firmado entre a Instituição de Ensino Superior e o Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul, com a proposta de oferecer cooperação técnica, acadêmica e científica aos apenados em liberdade condicional do sistema prisional gaúcho. As atividades são iniciadas a partir da seleção, mediante edital, dos alunos voluntários interessados em participar do Programa que frequentam reuniões de capacitação para, após, iniciarem o estágio voluntário na Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas.


Público Alvo

O Programa se destina a homens e mulheres que saíram do Sistema Penitenciário, em razão de estarem em situação de Livramento Condicional ou por já terem cumprido integralmente a sua pena.


Objetivos
  • a) análise de processos de execução criminal, na VEPMA, identificando os apenados que poderão integrar o Programa Voltar a Confiar;
  • b) levantamento de dados e organização de planilhas de controle;
  • c) auxílio no contato com os egressos do sistema carcerário e familiares;
  • d) orientação jurídica aos egressos;
  • e) realização do acompanhamento e o controle da execução do Programa junto à comunidade e aos apenados;
  • f) participação em oficinas e capacitações técnicas que foram ofertadas pelo Programa.

Apresentação

O Programa de Extensão, “Programa de mediação de conflitos e acesso à justiça”, faz parte do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO A PROGRAMAS DE PROJETOS DE EXTENSÃO desde 2018-2.


O presente programa advém do convênio firmado entre o Centro Universitário FADERGS e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, em 2017-2, que tem por objeto estabelecer condições de cooperação e apoio técnico entre os partícipes para a implantação do Projeto de Mediação visando solucionar conflitos ainda não judicializados, no Centro de Referência em Mediação e Conciliação – CRMC, atualmente Câmara de Autocomposição de Conflitos Familiares – CAC, em Porto Alegre.


Para que as atividades iniciassem em 2018-1, foram selecionados alunos voluntários que já tivessem concluído ou estivessem matriculados na disciplina de Estágio de Prática Supervisionada – Mediação, Conciliação e Arbitragem para participarem de uma capacitação em mediação de conflitos, com ênfase em mediação familiar, ministrada pela Professora Ana Carolina Quintela.


Após a capacitação, os alunos iniciaram os atendimentos no CRMC (atividade prática supervisionada) e encontros de supervisão para avaliação dos atendimentos realizados e para formação continuada dos alunos. Todas as etapas se repetiram ao longo dos semestres após a aprovação no PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO A PROGRAMAS DE PROJETOS DE EXTENSÃO e permanece vigente.


O programa possibilita que os alunos tenham experiência prática em atendimentos de mediação, oportunidade em atuar em uma política pública, desenvolver habilidades e competências profissionais e acadêmicas.


O programa está vinculado ao Departamento de Mediação e Métodos Adequados de Solução de Conflitos do Núcleo de Prática Jurídica.


Público Alvo

Assistidos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul


Objetivos
  • - Realizar atendimentos de mediação familiar na Câmara de Autocomposição de Conflitos Familiares – CAC da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
  • - Capacitar os alunos em medição de conflitos, com ênfase em mediação familiar;
  • - Desenvolver habilidades autocompositivas;
  • - Promover a disseminação da cultura de autocomposição e acesso à justiça por meio da mediação;

Bem vindo ao novo portal da Fadergs

Mais simples, rápido e fácil de navegar. Que tal conferir um tutorial das novidades?