Professor da Escola de Negócios participa do EnEPQ 2021 como debatedor e apresentador de trabalhos

Educador teve três trabalhos científicos apresentados no Encontro de Ensino que aconteceu nos dias 20 e 21 de maio

O professor Jhony Moraes, da Escola de Negócios, participou do Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EnEPQ 2021) organizado pela Associação Nacional de Pós-graduação em Administração (ANPAD) entre os dias 20 e 21 de maio.

O professor atuou como debatedor em duas sessões, além de ter apresentado três trabalhos científicos. As sessões em que foi debatedor abordaram (i) as estratégias pedagógicas docentes sob a perspectiva dos alunos e (ii) os desafios e problemas enfrentados por estudantes universitários.

Os trabalhos apresentados são listados abaixo:

• Aproximando a Etnografia coletiva e o uso de fotografias ao fazer etnográfico em Bernard Lahire: ampliando perspectivas

Autoria: Jhony Pereira Moraes e Lisiane Closs (UFRGS)

Resumo: Teve como objetivo trazer aportes teórico-metodológicos da etnografia coletiva e do uso de recursos audiovisuais (especialmente fotografias) para enriquecer o fazer etnográfico em Bernard Lahire. A proposta de aproximação teórica tem o potencial de propiciar o estudo do lugar de origem, em primeiro plano, na análise e composição dos retratos sociológicos; e potencializar a participação dos pesquisados na produção das etnografias. A aproximação com a etnografia coletiva deu-se por possibilitar i) o estudo das mobilidades no espaço urbano, referindo-se aos trânsitos dos jovens em diferentes campos de práticas; ii) o envolvimento dos pesquisados nas produções etnográficas, desde o trabalho no campo até a elaboração dos relatos; e iii) incluir o estudo da mobilidade e das espacialidades nos estudos etnográficos de Lahire. Quanto ao uso de recursos audiovisuais, eles tendem a ampliar a produção de dados no campo e trazer o olhar dos próprios investigados ao processo.

• Aprendizagem Empreendedora e Aprendizagem Situada: Diálogos e Reflexões

Autoria: Micheli Dal Bó (UFRGS) e Jhony Pereira Moraes

Resumo: Propor um diálogo entre a aprendizagem empreendedora e a aprendizagem situada, evidenciando seus pontos de convergência. Assim, considera-se que estudar esta temática somente por meio da abordagem cognitiva da aprendizagem limita os estudos, uma vez que o indivíduo está imerso a um ambiente social que oferece variáveis multidimensionais e contextualizadas. Neste sentido há possibilidades de avanço no estudo da aprendizagem empreendedora por meio da aprendizagem a partir da perspectiva situada, a qual considera a relação das perspectivas individuais e sociais da aprendizagem. Entende-se que nenhum ser humano pode ser estudado de forma isolada de seu contexto; as trocas de experiências provenientes dos fenômenos vivenciados no dia a dia de um(a) empreendedor(a), de seus mundos vividos, podem servir de direcionamento e suporte à sua aprendizagem e influenciar seus comportamentos futuros.

• Sobre lugar, trajetória e carreira: um caso de ensino baseado na realidade de jovens brasileiros

Autoria: Silas D. M. Costa (UFMG), Thaís P. R. Torres (UFMG) e Jhony Pereira Moraes

Resumo: As diferentes realidades de acesso à educação e a estrutura dos espaços educacionais tem se tornado um debate contínuo no meio acadêmico. Essa problemática permite articular conceitos relacionados ao lugar, ao território e às possibilidades desses espaços influenciar, ou não, a trajetória e a carreira dos jovens. Neste sentido, a proposta deste caso para ensino consiste em promover o debate sobre lugar de origem, trajetórias escolares e carreiras, tendo como referência o filme “Pro Dia Nascer Feliz”. O caso é real e como estratégia didática utilizou-se a transcrição de falas dos personagens. A filmagem aconteceu em três estados brasileiros e tem como protagonistas Valéria, Douglas, Ronaldo, Ciça, Mariana e Maisa, jovens de diferentes classes sociais. A proposta tem natureza transdisciplinar, por isso pode ser utilizada em diferentes cursos de graduação, como administração, pedagogia e sociologia, em disciplinas que tratam sobre carreira, educação, contexto social, cultural e do trabalho.