NADES promove Reconhecimento Institucional para alunos que receberam Bolsa Desempenho 2016/2

Foram contemplados 18 estudantes de diversos cursos da FADERGS

No dia 12 de setembro de 2016, o Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Estudantil (NADES), através do Programa de Reconhecimento e Valorização Acadêmica (PRO)Valoriza, promoveu um encontro com os estudantes que receberam Bolsa Desempenho em 2016/2.

Foram contemplados com esta bolsa 18 estudantes, conforme pode ser observado na lista disponível
AQUI.

Realizando o reconhecimento institucional pela conquista dos estudantes, participaram da ocasião o Diretor Acadêmico da FADERGS, Filipe Ramos Barroso e a coordenadora do Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Estudantil (NADES), professora Bianca Silva Costa. Além desses, os estudantes Aline dos Santos, Bruna Vargas Duarte, Cristiane Roberta Jahn Dias, Daves Renato Borba, Dieison Zanini de Freitas, Giuliana Teresinha Conci, Jakeline Rheinheimer, Juliana Varnier da Costa Pinto, Letícia Souza Tavares, Renata Ramos Silva, Shaiane Costa da Silva e Sólon Sperling Santana.

Os estudantes compareceram ao evento e partilharam um pouco de suas trajetórias de estudos.

Para a estudante de Psicologia Tais Marimon Vargas, a Bolsa Desempenho representa uma oportunidade para o aluno demonstrar sua capacidade e continuar sua trajetória acadêmica com ainda mais entusiasmo. Para ser contemplado é necessário dedicação, determinação e muito estudo. O que também contribui é poder contar com um ambiente que estimula a aprendizagem, além de professores competentes. Isso tudo a FADERGS me proporcionou.

Jakeline Rheinheimer, acadêmica do curso de Nutrição salientou que: "Ser contemplado com uma bolsa pelo desempenho acadêmico é algo muito gratificante. O conhecimento adquirido por si só já é algo extremamente importante, mas acredito que quando existe um reconhecimento por todo o esforço e dedicação do aluno, o resultado é ainda melhor. É um estímulo para continuarmos a nossa trajetória e nos tornarmos melhores, como alunos e futuros profissionais. Espero que outros colegas compartilhem esta ideia e pensem na bolsa, não como foco principal, mas como consequência do semestre que valeu a pena!” A estudante sugere que os alunos da FADERGS “utilizem as aulas a seu favor, sendo questionadores e participantes ativos do conhecimento."

A estudante do curso de Psicologia, Letícia Souza Tavares informa dá as seguintes dicas para aqueles que almejam conquistar a bolsa Desempenho: “ao escolherem as disciplinas do semestre procurem conversar com os colegas que já realizaram tais disciplinas e assim optem por mesclar disciplinas mais densas com disciplinas mais tranquilas; mantenham sempre os planos de ensino impressos e ao alcance, será bastante importante revisá-los semanalmente; desfrutem o máximo possível da acessibilidade e parceria que os/as professores/as nos disponibilizam em aula e troquem muitas ideias com os colegas ao redor, assim, engajando-se em discussões produtivas para além da sala de aula e levando os conhecimentos adquiridos pra nossas práticas e relações diárias.”

Aline dos Santos, acadêmica do curso de Enfermagem, comenta que ficou surpresa quando foi comunicada que receberia a bolsa desempenho em 2016/2. Afirmou que esta representa o reconhecimento pelo seu esforço e crescimento acadêmico. Nesta perspectiva, ressaltou que “receber reconhecimento é também se dar conta do quanto estamos crescendo profissionalmente, associando o teórico as nossas práticas de forma positiva, que nos traz retorno e satisfação de nós mesmos. O melhor de tudo é saber que recebi a bolsa sem esperar, sem fazer para receber, mas por merecimento. Estes elementos me fazem pensar que estou traçando meus os passos de maneira geral, atingindo muitos frutos positivos.”

Para a estudante de Psicologia Bruna Vargas Duarte a “bolsa desempenho representa um grande incentivo aos alunos e recebê-la torna-se muito gratificante, fazendo-nos perceber que todo o esforço valeu a pena, estimulando o desejo de continuar buscando melhores resultados e agregando novos conhecimentos, principalmente, quando essa dedicação vem acompanhada de uma grande paixão àquilo que se estuda.”

Também selecionada, Juliana Varnier da Costa Pinto acredita que “ser contemplada pela segunda vez consecutiva com essa bolsa me trouxe imensa alegria e realização. Poder ver que meus esforços não foram em vão é a melhor sensação de todas. Porém dessa vez fiquei ainda mais feliz, pois senti que pude inspirar outras colegas a terem o mesmo objetivo. Qualquer um pode ter essa conquista, basta um pouco de dedicação na hora do estudo. Se não tem tempo para estudar em casa, preste atenção nas aulas, tire suas dúvidas com os professores que estão sempre disponíveis.”

Para saber mais sobre os requisitos para ganhar a Bolsa Desempenho, acesse
AQUI.