III Semana (Com) Vivências na FADERGS

Para além da sala de aula: Uma semana de valorização acadêmica e protagonismo

No período de 7 a 11 de novembro de 2016 a FADERGS abriu suas portas para a promoção de talentos e do protagonismo de seus estudantes por meio da III Semana (Com) Vivências, uma ação realizada pelo Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Estudantil (NADES).

A ação está inserida no escopo do Programa de Valorização e Reconhecimento Estudantil (PRO) Valoriza, que objetiva dar visibilidade às habilidades, talentos e conhecimentos construídos pelos alunos da FADERGS.

Demonstrando que o conhecimento se constrói para além das paredes da sala de aula, 13 estudantes, dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design Gráfico, Educação Física, Produção Multimídia, Psicologia e Publicidade puderam compartilhar talentos e conhecimentos que vão desde a fotografia até técnicas de defesa pessoal.

Poesia

O aluno de Psicologia, Daniel Costa da Rocha, deu abertura às atividades da III Semana (Com)Vivências da FADERGS, no dia 7/11, apresentando um capítulo de um romance de sua autoria ainda não publicado, Piano para Pequena Clara.

Plateia lotada para a leitura do romance de Daniel Rocha

Exposições

As alunas Anelise Moraes Menezes, Katia Recuerdo, Marta Amélia Beltrame e Julia Jung Monaco disponibilizaram fotografias para exposições que ocuparam as unidades João Pessoa e Sertório. Com técnicas variadas, incluindo o método pinhole, as exposições foram visitadas por inúmeros membros da comunidade acadêmica que circulavam pelas sedes.

Exposição de fotografias nas sedes João Pessoa e Sertório

Além das exposições fotográficas, a estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Josiane Tarasconi, exibiu uma coleção de seus desenhos na unidade General Vitorino, no dia 10/11.

Os desenhos de Josiane Tarasconi foram visitados por inúmeros colegas, na tarde do dia 10/11

Música

Natália Masiero Pereira, Pierre Mota e Daniel dos Santos Vieira, do curso de Psicologia, inundaram a unidade João Pessoa com repertório nacional e internacional em violão e voz. No dia 9/11, os alunos que transitavam, chegando ou saindo, na sede Sertório também foram contemplados com o talento do estudante de Produção Multimídia Bruno Shaefer.

Bruno, Daniel, Natália e Pierre: repertório nacional e internacional que embalou as sedes João Pessoa e Sertório

No dia 11/11, naSede João Pessoa, Ryana Vieira Gonçalves, aluna da Psicologia, e Frederico Machado Martins, acadêmico de Educação Física, compartilharam conhecimento em oficinas abertas à comunidade. Ryana incentivou a reciclagem com a transformação de embalagens longa vida em caixas decoradas que podem servir a diversos fins e colaborar em processo de geração de renda. No mesmo local, dia 8/11, a atividade, proposta por Frederico apresentou ao grupo algumas técnicas para evitar e neutralizar confrontos. Em tempos de violência, a busca pela mediação pacífica de conflitos foi um importante manifesto pela paz.

Oficinas reuniram dezenas de estudantes na Sede João Pessoa

Diálogos

A cultura como fenômeno de inclusão e transformação social foi tema do bate-papo proposto pela estudante de Serviço Social Maria Luiza Rodrigues, no dia 11/11, na Sede Andradas.

De acordo com a aluna “O objetivo central foi abordar temas atualizados sobre Culturas Urbanas, Populares ,Tradicionais conectadas com Políticas Públicas e Inclusão Social e Digital e seus desdobramentos em âmbito nacional e internacional.”

Maria Luzia refletiu sobre cultura e inclusão social, na Sede Andrades

Ficou interessado em participar da próxima Semana (Com) Vivências na FADERGS?

Então fique atento! As inscrições estarão abertas a partir de março!

Para saber mais, escreva para [email protected] .