Notícias

FADERGS realiza atendimentos gratuitos para declarações do Imposto de Renda 2019

Orientações começam dia 25 de março e vão até o dia 30 de abril

A FADERGS vai iniciar este mês as orientações gratuitas para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2019). O serviço estará disponível a partir de 25 de março até 30 de abril na Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizada no prédio da Receita Federal. O atendimento será nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h às 17h. Já aos sábados, na Sede Galeria Luza da FADERGS, haverá orientação e auxílio no preenchimento das declarações, das 9h às 12h.

Os atendimentos serão prestados gratuitamente por alunos do Curso de Ciências Contábeis, Economia e Gestão Financeira da FADERGS, com supervisão dos professores. Para a professora Caleandra Velho, responsável pelo serviço, a atividade contribui para o aprendizado dos alunos. “Participar do projeto do Imposto de Renda, permite aos estudantes da FADERGS exercitar a prática profissional. Além de desenvolver suas habilidades interpessoais. A partir desta experiência, os alunos se sentem mais preparados para o ingresso neste mercado”.

Até 30 de abril será possível esclarecer dúvidas como os tipos de declaração, quem pode ser incluído na sua declaração, documentos necessários, o que pode ser deduzido e o que acontece com quem cai na malha fina.

Qualquer pessoa pode ter acesso aos atendimentos, sendo necessário ter em mãos: informes de rendimentos de salários, pró-labore, aposentadoria, pensão, aluguéis, pensão alimentícia, herança, etc.; Informes de rendimentos de instituições financeiras (bancos); Documentos que comprovem a compra e venda de bens e direitos; Informações e documentos de dívidas pagas no período; Dados da conta bancária para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, caso haja; Nome, CPF, grau de parentesco dos dependentes e data de nascimento de todos os dependentes de qualquer idade, até de recém-nascidos; Endereço atualizado; Título de eleitor; Cópia da última Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (completa) entregue; e ainda Recibos de pagamentos ou informe de rendimento de plano ou seguro saúde (com CNPJ da empresa emissora e a indicação do paciente).

“Para cada tipo de bem, um campo adicional será incluso. No caso de imóveis, será pedido a data de aquisição, área do imóvel, registro de inscrição em órgão público e no cartório. Para veículos, será pedido o Registro Nacional de Veículo (Renavam). Estas informações se manterão facultativas para o IRPF 2019. A Receita Federal também pedirá o CNPJ da instituição financeira onde o contribuinte tem conta-corrente e aplicações financeiras”, ressalta Caleandra.


RESUMO DOS ATENDIMENTOS:

Para orientação de declarações:

Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), no prédio da Receita Federal em Porto Alegre
Endereço: Av. Loureiro da Silva, 445
Datas: 25/03 a 30/04 (segundas, quartas e sextas-feiras), das 15h às 17h


Para orientação e/ou preenchimento de declarações:

Sede Galeria Luza - Centro

Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 185
Datas: 30/03, 06/04, 13/04 e 27/04 (sábados*), das 9h às 12h


Para os atendimentos de sábado é necessário realizar um agendamento prévio através do e-mail coordcontab@fadergs.edu.br ou do telefone (51) 3073-2047.


Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bem vindo ao novo portal da Fadergs

Mais simples, rápido e fácil de navegar. Que tal conferir um tutorial das novidades?