FADERGS oferece atendimentos contábeis e fiscais voltados à comunidade

Atividades ocorrem de forma online, através dos alunos com supervisão de um professor orientador.

O curso de Ciências Contábeis retornou os atendimentos gratuitos à comunidade, realizados pelo NAF/NPN Contábeis da FADERGS.

O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com a FADERGS, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. É uma proposta que busca trazer cidadania às comunidades atendidas e treinamento diferenciado aos estudantes do Curso de Ciências Contábeis, valorizando e promovendo o conhecimento contábil através da prática.

O NAF da FADERGS realiza atendimentos por meio de seu “Escritório Modelo” e os serviços disponibilizados são:

• MEI-Microempreendedor Individual: Formalização, alteração e baixa da empresa; Declaração Anual de Faturamento e demais serviços disponíveis no Portal do Empreendedor;
  • Declaração Anual do Simples Nacional;
  • Procedimentos e orientações para alteração de enquadramento tributário;
  • Declaração do Imposto de Renda PF: preenchimento e orientações sobre isenções por conta de moléstia grave;
  • eSocial-Empregador Doméstico: eventos a serem enviados e prazos de transmissão;
  • IPI e IOF: instruções de isenções, compensações, restituições e recolhimento;
  • Cadastro e regularização CPF, CNPJ e CEI;
  • Emissão das Certidões Negativas de Débitos PF e PJ;
  • Parcelamentos e instruções de realocações de pagamentos de tributos federais;
  • Preenchimento PER/DCOMP;
  • Cadastro e emissão de Certificação digital;
  • Constituição e Encerramento de empresas: confecção do processo de constituição de empresas e distrato social de encerramento das atividades;
  • Orientações e auxílio ao cumprimento de obrigações tributárias acessórias para associações e demais entidades sem fins lucrativos;
  • Cálculos trabalhistas: folha de pagamento, rescisão, férias, 13º salário;
  • Finanças pessoais e empresariais.
  • Auxílio Emergencial: orientações e esclarecimentos sobre o benefício.

Em virtude do isolamento social devido a pandemia da COVID-19, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da FADERGS está realizando orientações online.

O contato pode ser feito através do e-mail: [email protected] ou do WhatsApp, (51) 98037-8267 ou atendimento virtual ao vivo, aos sábados, das 9h às 12h, clicando aqui. Para atendimento, basta informar qual o serviço que deseja e a equipe entrará em contato, informando a documentação necessária.

Os atendimentos são acompanhados pela equipe do NAF, formada por alunos e professores da FADERGS.