FADERGS inaugura Centro de Simulação em Saúde

Estrutura dispõe de sete laboratórios de saúde e bem-estar na Sede da Galeria Luza, no Campus Centro

A FADERGS inaugurou, nesta segunda-feira (07), o Centro de Simulação em Saúde com estrutura completa. São sete laboratórios de saúde e bem-estar, que ficam localizados na Sede da Galeria Luza, no Campus Centro. O subsolo da galeria recebeu os laboratórios de Enfermaria, Performance Humana, Práticas Terapêuticas, Estética e Visagismo. No térreo, espaços de Estrutura e Função Humana e Cozinha Pedagógica completam a estrutura, que dispõe de equipamentos e produtos de ponta e tecnologias avançadas, como itens de eletroterapia e manequins simuladores.

As novidades reforçam o posicionamento da Instituição de proporcionar ensino baseado em treinamentos, simulações de cenários reais e práticas entre colegas que ajudam a formar um profissional pronto e seguro para as exigências do mercado de trabalho. Além disso, a partir de 2020, parte da nova estrutura estará à disposição da população em geral, graças à ampliação do serviço de agendamentos gratuitos para tratamentos estéticos, consultas psicológicas e fisioterapias – já oferecidos em outras sedes.

O espaço irá proporcionar muitos ganhos. Estamos ampliando a Saúde da FADERGS com uma estrutura moderna no campus Centro, que é uma região de fácil acesso para todos. O aluno da FADERGS tem à disposição os melhores equipamentos, simuladores e produtos para aulas práticas”, enfatiza a gerente da área da Saúde da FADERGS, Fernanda Petri.

O evento de inauguração contou com atividades abertas durante o dia inteiro nesta segunda-feira. Pela manhã, o público participou de oficina dicas de maquiagem, cuidados de pele, aula de ritmos e prática de Tai Chi Chuan. À tarde, massagens relaxantes e, à noite, orientações de alimentação saudável, análise capilar e prevenção em saúde mental.

"Eu fico imensamente feliz com essa inauguração, que é um reforço do nosso compromisso diário com o estudante da FADERGS e com a sociedade. Esse é um grande passo da nossa Escola de Saúde e Bem-estar e é importante destacar que, além do aproveitamento e da modernização dos espaços, o Centro de Simulação em Saúde foi idealizado pensando na satisfação dos nossos estudantes, para que eles possam viver ótimas experiências práticas e estejam cada vez mais preparados para o mercado", reforça a reitora da FADERGS, Clarissa Lucena.

O evento contou com a presença da Diretora Nacional da Escola de Saúde da Laureate, Simone Sato, que destacou ainda a importância dos professores para o Centro de Simulação em Saúde. "É muito legal ver a FADERGS se modernizando e os nossos docentes são protagonistas nesse processo".

Os laboratórios

Enfermaria – Curso de Enfermagem. Práticas simuladas de punção venosa e sonda. Treinamentos com manequins simuladores de crianças e adultos.

Performance Humana – Cursos de Fisioterapia e Educação Física. Dispõe de mecanoterapia, esteira, bicicleta, peso, tatames, bolas, cama elástica, barra paralela. Relacionado a tudo o que envolve movimento humano, tanto tratamento de patologias (fisioterapia), quanto atividades esportivas de saúde (educação física). Serão realizadas situações de treinamentos com pacientes.

Práticas Terapêuticas – Cursos de Fisioterapia e Estética. Laboratório de recursos e terapias manuais. Dispõe de eletroterápicos e macas para massagens.

Laboratório de Estética – Curso de Estética. Recursos cosméticos e eletroterápicos. Tratamentos faciais e corporais (limpeza de pele, rejuvenescimento, rugas, gordura localizada, acne). Cabines individualizadas. Procedimentos realizados com supervisão dos professores.

Visagismo – Curso de Estética. Laboratório simula um salão de beleza. Cadeiras de maquiagem, tratamentos capilares, tricologia (análise da harmonia do rosto: tom de pele, cor de cabelo, cor de maquiagem).

Cozinha Pedagógica – Curso de Nutrição. Preparo de alimentos.

Estrutura e Função HumanaLaboratório de disciplinas básicas dos cursos da Saúde. Estudo de funcionamento do corpo humano, anatomia e fisiologia.

Fotos: Cristian Rodrigo Dieckov | FADERGS