FADERGS é a primeira instituição conveniada à Defensoria Pública a realizar atendimentos de mediação familiar online

Atendimentos são realizados pelo Centro de Referência em Conciliação e Mediação da DPE/RS, sendo os alunos responsáveis na mediação familiar realizada pelo CRMC

Desde 2017, a FADERGS é uma das instituições conveniadas à Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e é responsável por capacitar alunos para realizarem atendimentos de mediação familiar no Centro de Referência em Conciliação e Mediação da DPE/RS.

Semestralmente, os alunos voluntários do grupo de mediação do Departamento de mediação e métodos adequados de solução de conflitos são capacitados e realizam atendimentos de mediação familiar sob a supervisão da Profa. Ana Carolina Quintela, Coordenadora do Departamento e do Programa de Mediação de conflitos e acesso à justiça.

Em 2020/1, em razão da pandemia, os atendimentos presenciais do Centro foram suspensos. No entanto, a instituição implementou a modalidade de atendimento online para a realização das mediações. Para tanto, os alunos que já haviam sido capacitados, receberam treinamento específico para o atendimento de mediação online, e, desde o dia 15 de maio, estão realizando os atendimentos no formato estabelecido entre as intuições com a presença da Defensora Pública Dra. Patrícia Fan e da Profa. Supervisora Ana Carolina, via vídeo chamada no WhatsApp.

A FADERGS foi instituição conveniada pioneira na adesão e realização dos atendimentos de mediação familiar online. A retomada dos atendimentos de mediação familiar na modalidade online representa um empenho muito importante das instituições em garantir atendimento adequado aos assistidos no período atual.

Imagem de um atendimento de mediação familiar online, no qual estão presentes os alunos Juan dos Santos e Vitória Flores, os assistidos que tiveram a imagem borrada para preservação de identidade, a Dra. Patrícia Fan, Defensora Pública, e Profa. Ana Quintela.