Eventos de Extensão da área jurídica reuniram mais de 930 participantes no segundo semestre de 2020

Os tradicionais eventos dos cursos de Direito e Tecnólogos Jurídicos aconteceram na modalidade online via Blackboard Collaborate Ultra

Desde o primeiro semestre de 2020 os eventos de Extensão passaram pela necessária adaptação à modalidade on-line e aconteceram via plataforma Blackboard Collaborate Ultra. A criação de uma comunidade no Blackboard possibilitou que os alunos dos cursos de Direito e Tecnólogos Jurídicos pudessem permanecer participando dos importantes eventos acadêmicos extensionistas.

Ao longo do semestre, foram mais de oito eventos promovidos e mais de 930 participantes.

Alguns destaques de eventos promovidos pela Extensão da Área Jurídica:

No dia 04 de setembro foi realizada a Aula Inaugural dos Cursos Tecnólogos Jurídicos com o tema "Justiça multiportas: meios adequados de solução de conflitos em âmbito público e privado" contou com as palestrantes Ísis Boll Bastos e Raquel Schneider e mais de 80 participantes.

No dia 05 de setembro foi realizada a Aula Inaugural do Curso de Direito com o tema "Direito a ter Direito" e contou com a palestra do renomado jurista Dr. Lenio Streck e mais de 140 participantes.

No dia 12 de setembro foi realizado o tradicional evento Hall da Fama, em sua 8ª edição, em homenagem aos alunos aprovados no Exame de Ordem em que estiveram presentes egressos, cursistas e professores da Coordenação e do Projeto OAB (Curso Preparatório para Exame de Ordem – “OAB Resolve”) com mais de 120 participantes.

No dia 26 de setembro foi realizado o primeiro Sábado Jurídico do semestre com o tema Responsabilidade Civil, ministrado pela Profa. Ma. Ivana Jacob e com mais de 150 participantes.

No dia 17 de outubro o segundo Sábado Jurídico com o tema “Processo Civil”, ministrado pela Profa. Ma. Cristiana Ribeiro contou com mais de 100 participantes.

No dia 27 de outubro foi realizada a VI Jornada de Segurança Pública com o tema “A crise do Processo Penal e as inovações do Pacote Anticrime” tratado em palestra ministrada pelo renomado jurista criminalistas Dr. Aury Lopes Jr com a moderação do Prof. Dr. Tiago Castilhos. O evento contou com mais de 170 participantes.

No dia 14 de novembro foi realizada a Simulação de Negociação Internacional, uma atividade inédita interinstitucional e interdisciplinar realizada em parceria do Curso de Direito e Curso de Relações internacionais da UniRitter. O evento contou com mais de 90 participantes.

No dia 21 de novembro foi realizado o último Sábado Jurídico do semestre com o tema “Direito Previdenciário”, ministrado pelo Prof. Me. Rodrigo Moretto. A atividade contou com mais de 80 participantes.

Para 2021 a Escola de Direito e o Núcleo de Prática Jurídica da FADERGS já planejam a realização de eventos de Extensão na modalidade on-line.