Notícias

Estudantes já podem avaliar suas competências profissionais a partir da ferramenta LPA

A plataforma está disponível para os alunos da FADERGS.

VOCÊ POSSUI HABILIDADES QUE AS EMPRESAS ESTÃO BUSCANDO?
Especialistas e pesquisadores da Universidade Europeia de Madrid identificaram que cada vez mais os empregadores desejam contratar pessoas que apresentem, além de habilidades técnicas, competências profissionais. Esse é o novo diferencial almejado pelo mercado de trabalho: profissionais eficientes, com habilidade para resolver problemas e trabalhar bem em equipe.

Atenta a isso e sempre em busca de oferecer aos estudantes diversas formas de aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional, a Laureate International Universities criou, em parceria com a CEB/SHL, uma empresa global líder em avaliação de recursos humanos, o Laureate Professional Assessment | LPA – a Avaliação Profissional da Laureate, uma ferramenta de avaliação de competências profissionais.

O LPA avalia 20 competências profissionais identificadas como as mais valorizadas pelos empregadores, sendo elas: capacidade de analisar e resolver problemas, trabalhar em equipe, atingir objetivos, aprender a autodesenvolver-se, adaptar-se às mudanças, demonstrar e possuir visão global, exercitar um raciocínio estratégico e empreendedor, ser resiliente, propor ideias novas, influenciar outras pessoas, se comunicar por escrito e oralmente, liderar, utilizar tecnologias, tomar decisões, gerenciar equipes, atender aos clientes e demonstrar responsabilidade ética e social.
Sabemos que competências profissionais são importantes para que os nossos alunos sejam bem-sucedidos em suas carreiras. Por essa razão, o LPA foi desenvolvido com o objetivo de avaliar estudantes que estejam prestes a se formar e, dessa forma, por meio de um relatório detalhado, verificar quais são suas competências em destaque, bem como aquelas que ainda poderão desenvolver, com dicas sobre como fazê-lo.


VEJA OS DESTAQUES DO SEMESTRE PASSADO:

  • A FADERGS pontuou acima da média global na competência ‘Analisar e resolver problemas’ em comparação com as demais universidades da rede Laureate no Brasil e na América Latina;
  • Estudantes da área de Negócios tiveram o melhor desempenho na competência ‘Atingir objetivos’.
  • Estudantes da área de Engenharia e Tecnologia da Informação atingiram a melhor pontuação nas competências ‘Adaptar-se à mudança’ e ‘Analisar e resolver problemas’.
  • Estudantes da Escola de Direito obtiveram a maior pontuação na competência ‘Aprender e autodesenvolver-se’.
  • Já na competência, ‘Trabalhar em equipe’, o destaque foi para os estudantes da Escola de Ciências da Saúde.

ESCOLA DE NEGÓCIOS

  • A participação mais expressiva foi dos estudantes do curso de Tecnológico em Recursos Humanos, que alcançaram a média mais alta na competência ‘Adaptar-se à mudança’ e dos estudantes do curso de Administração que se destacaram na competência ‘Atingir objetivos’.
  • Os estudantes do curso de Ciências Contábeis tiveram o melhor desempenho na competência ‘Analisar e Resolver Problemas’.
  • Do curso Tecnológico em Marketing, os estudantes obtiveram a média mais alta nas competências ‘Adaptar-se à mudança’ e ‘Atingir objetivos’.
  • Já os estudantes dos cursos tecnológicos em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade e Processos Gerenciais pontuaram notas mais altas na competência ‘Atingir objetivos’.

ESCOLA DE SAÚDE E BEM ESTAR

  • A participação mais expressiva foi dos estudantes do curso de Psicologia, que alcançaram a média mais alta na competência ‘Trabalhar em Equipe’.
  • Os estudantes do curso de Enfermagem tiveram o melhor desempenho na competência ‘Atingir objetivos’.
  • Do curso de Fisioterapia, os estudantes também obtiveram a média mais alta na competência ‘Trabalhar em Equipe’.
  • Já os estudantes dos cursos de Educação Física e Nutrição pontuaram notas mais altas na competência ‘Aprender e Autodesenvolver-se’.

COMO PARTICIPAR?

Os estudantes poderão acessar a avaliação a partir de um link, usuário e senha que serão disponibilizados por e-mail para que acessem o teste diretamente. Alternativamente, poderão acessar a página principal da avaliação pelo Blackboard, usando as mesmas credenciais enviadas por e-mail. Por fim, poderão utilizar o relatório disponibilizado pela ferramenta para verificar quais são suas competências em destaque, bem como aquelas que ainda poderão desenvolver, com dicas valiosas sobre como fazê-lo.


Para saber mais sobre o LPA, acesse aqui a página da ferramenta e confira aqui a FAQ com mais informações.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bem vindo ao novo portal da Fadergs

Mais simples, rápido e fácil de navegar. Que tal conferir um tutorial das novidades?