Cursos de Direito da FADERGS e Relações Internacionais da UniRitter promovem evento interdisciplinar de negociação internacional

Alunos das duas instituições realizaram uma simulação de uma reunião do CDHNU sobre violência policial e detenções arbitrárias

No último sábado, dia 14 de novembro, os alunos do curso de Direito da FADERGS atuaram em conjunto com os alunos do curso de Relações Internacionais da UniRitter, numa Ação de Prática Interdisciplinar e Interinstitucional de Negociação Internacional, simulando uma reunião do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

O evento foi organizado e conduzido pelas Professoras Ana Carolina Quintela, da FADERGS, e Samantha Klein, da UniRitter e a pauta da reunião foi “Como mitigar a violência policial e as detenções arbitrárias?”, com o intuito de discutir suas causas e como os governos poderiam agir para coibir tais ações.

Esta atividade, inédita entre as instituições, é de grande importância para a formação acadêmica e integração entre os cursos e escolas de formação, contando com perspectivas e perfis diversos, os alunos colocaram em prática o conhecimento já adquirido ao longo das graduações e aprofundado no Grupo de Estudos.

Os acadêmicos se propuseram a debater o tema delicado e polêmico, se dividindo em Delegações, dentre as quais:

Delegação do Brasil: Rafael Moura e Liz Cruz (UniRitter)

Delegação da China: Victor Domingues Ventura (UniRitter)

Delegação da Colômbia: Andiara Marques (UniRitter)

Delegação dos Estados Unidos: Júlia Moretto (UniRitter)

Delegação da ONG Human Rights Watch: Eduardo Matos e Natúria Pellin (FADERGS)

Delegação da Associação Internacional de Apoio e Defesa Policial: André Abreu, Carlos Chaves, Lucas Buttes, Rafael Braga e Vitor Silveira (FADERGS)

Após a abertura do evento pela Mesa da CDHNU, representada pela Professora Samantha, foi feita fala inicial por cada delegação, seguida de denúncia, através da apresentação de “Casos Paradigma” pela ONG Human Rights Watch.

Cada Nação, representada por seus delegados, usou de seu direito de resposta quanto os casos apresentados, partindo para o debate e trazendo ideias, propostas e sugestões sobre como prevenir, resolver ou mitigar os problemas ali apresentados, sempre com viés de humanização tanto da população afligida, quanto das forças policiais.

O evento foi realizado on-line, através da plataforma Blackboard Collaborate Ultra, e contou com a presença de mais de 70 alunos de ambas as instituições, professores e convidados.