Notícias

Criar metas é a principal dica para quem quer guardar dinheiro

Para coordenadora de Ciências Econômicas da FADERGS, quando você sabe o que quer, a motivação fica bem maior



Ficar longe do vermelho durante o ano inteiro é o sonho de muita gente. O problema é que nem todo mundo consegue se organizar financeiramente. Para isso, uma ajudinha sempre cai bem.

Uma viagem para o exterior? Uma faculdade? Uma casa própria? Uma poupança para os filhos? Para a aposentadoria? Qual o seu grande sonho financeiro? Se você tiver ele claro para si mesmo, será muito mais fácil manter uma reserva financeira. É o que explica a coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da FADERGS, professora Cláudia Rodrigues.

Muitas pessoas têm dificuldade de chegar ao mês de dezembro com um dinheirinho a mais na conta, por isso é importante saber exatamente onde o seu dinheiro está indo. Uma dica é, além de calcular despesas maiores, como condomínio e aluguel, calcular também aquele cafezinho. “Às vezes, a gente pode ficar surpreendido que somando o cafezinho diário, esta despesa pode chegar em R$ 100,00 no mês. Este valor, considerando um salário de R$ 2 mil, representa que 5% da sua fonte de receita está sendo gasta com o cafezinho de todo o dia. É um percentual significativo e que precisa ser considerado na organização das finanças”, ressalta Cláudia.

Outro ponto importante para considerar na hora da organização financeira são as contas de IPTU e IPVA que dão dor de cabeça em muita gente! Para Cláudia Rodrigues, é uma boa oportunidade utilizar o 13º salário para aproveitar os descontos oferecidos pela antecipação do pagamento dos impostos. No entanto, se há dívidas em atraso e que incidem em juros altos, elas é que devem ser priorizadas com o recebimento da renda extra. “Você tem que analisar no que está gastando. É ver se, além de estar gastando bastante, não está gastando mal”.

A professora também explica que é importante guardar um pouquinho do seu salário todo início de mês. “Esse percentual tem que ser do tamanho da motivação que a pessoa tem para abrir mão de gastar hoje, para poupar para o futuro. O mais importante é pensar como organizar o dinheiro para que parte dele possa ser guardado e não gere problemas financeiros com os pagamentos correntes do mês”.

Dicas rápidas para começar a guardar dinheiro em 2019

  • · Entender e conhecer a própria vida financeira, a partir do diagnóstico do perfil das receitas e despesas

  • · Utilizar as facilidades tecnológicas para se organizar financeiramente

  • · Acompanhar blogs e canais na internet que ajudem na educação financeira

  • · Estabelecer metas e objetivos para o dinheiro que será guardado, assim você terá mais vontade de poupar

  • · Organizar as dívidas considerando o pagamento das que possuem maior taxa de juros e despesas

  • · Se na hora de uma compra, não houver diferença entre pagar à vista ou parcelado, procure optar pelo pagamento em parcelas, assim o seu dinheiro ficará rendendo até o vencimento

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bem vindo ao novo portal da Fadergs

Mais simples, rápido e fácil de navegar. Que tal conferir um tutorial das novidades?