Aluno de Direito da FADERGS participa de julgamento no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

23 / Março / 2018

Thaygo Machado Schmitt protagonizou ato pioneiro e que reforça o intuito da instituição de proporcionar aos estudantes a prática jurídica real.

Pela primeira vez, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul permitiu que um estagiário de Direito, devidamente inscrito na OAB/RS, realizasse sustentação oral no julgamento de um recurso, desde que supervisionado por um advogado. O processo é oriundo do Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário FADERGS. Em primeiro grau, o NPJ obteve sentença favorável ao seu assistido. Como a parte contrária recorreu à segunda instância, o processo foi a julgamento.
A coordenação do NPJ, representada pelo Prof. Guilherme Antunes da Cunha, com o apoio das advogadas do núcleo Gabrielli Amaral de Souza e Mariana Saraiva Dias, bem como do Professor da disciplina de Estágio Cível, Prof. Felipe Ferraro, entendeu que seria uma excelente experiência profissional e acadêmica para um aluno das disciplinas de Estágio de Prática participar de uma sustentação oral perante Desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
estudante Thaygo Machado Schmitt, aceitou o convite e o desafio. No dia da sessão de julgamento, os Desembargadores da 17ª Câmara Cível concordaram e deferiram o pedido da assessoria jurídica do NPJ para que o estagiário pudesse fazer a sustentação oral. Entretanto, como a Câmara estava mantendo a decisão recorrida e, assim, mantendo a decisão favorável ao assistido do NPJ, a sustentação oral acabou não ocorrendo.
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, mais uma vez, entra para a história, na sua posição de vanguarda, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e jurídico do país. Por sua vez, o NPJ da FADERGS fortalece sua postura inovadora de aproximar cada vez mais o estudante da prática jurídica real. Agradecimento especial às Desembargadoras Liége Puricelli Pires e Marta Borges Ortiz, bem como aos Desembargadores Gelson Rolim Stocker e Giovanni Conti.