Aluna do curso de enfermagem desenvolve Projeto de Intervenção em Saúde na US Lami

O trabalho foi voltado à saúde dos trabalhadores da Unidade de Saúde da região

A estudante de enfermagem da FADERGS, Catarina Dornelles, realizou o Projeto de Intervenção destinado a saúde dos trabalhadores na Unidade de Saúde Lami (US Lami). Com supervisão da professora Karen Kantorski, o projeto é uma metodologia de avaliação do Estágio Supervisionado I.

O projeto incluiu ações de atividades de educação em saúde que aconteceram em seis reuniões de equipe. Foram realizadas palestras e apresentações de teatro para abordar temas relacionados a saúde do trabalhador. "A US Lami é uma unidade com profissionais excelentes e que, por vezes, estão sobrecarregados com a demanda da unidade. A Catarina foi extremamente sensível com a equipe, sendo proativa ao desenvolver o projeto em prol da saúde dos trabalhadores que cuidam de toda a população do Lami", relatou a professora.

A estudante pôde desenvolver um diagnóstico local das necessidades do seu campo de estágio, realizando um projeto com base neste diagnóstico e colocando em prática na unidade. "Durante as atividades no estágio na US Lami, observei a ausência de atividade voltada a saúde dos profissionais da própria unidade, sendo que muitos estavam precisando debater sobre a qualidade de vida no trabalho," comenta Catarina sobre a experiência vivenciada na atividade.

A saúde do trabalhador é uma área constituinte da saúde pública, que visa promover saúde e prevenir doenças ocupacionais ou relacionadas ao trabalho e minimizar o sofrimento dos indivíduos. Baseada na política nacional de saúde do trabalhador e considerando a importância desse tipo de atividades, foram instituídas atividades semanais na US para abordagem do tema visando a saúde dos funcionários da própria unidade.