Aluna de Administração participa de intercâmbio em Portugal

Estudante participou do edital Intercâmbio Acadêmico FADERGS 2019-1 e iniciou os estudos em Lisboa no mês de fevereiro deste ano

A aluna Julia Andrades, do sexto semestre do Curso de Bacharelado em Administração da FADERGS está fazendo intercâmbio na Universidade Europeia em Lisboa. Ela participou do edital Intercâmbio Acadêmico FADERGS 2019-1, aberto em 2018 e iniciou os estudos na capital portuguesa no mês de fevereiro deste ano.

A Universidade Europeia é uma das instituições de ensino superior que a FADERGS possui convênio específico para intercâmbio, proporcionando condições especiais para os alunos estudarem durante um semestre no exterior. A instituição oferece cursos nas áreas de Negócios, Tecnologia da Informação, Direito e Saúde e os alunos podem optar por estudar disciplinas 100% em português ou em inglês.

Conversamos com a Julia para saber um pouco mais sobre a experiência como intercambista na Europa:

Quais foram as tuas motivações para realizar o intercâmbio?
Minha motivação para o intercâmbio foi acreditar que a conquista de nossos objetivos passa por sair da zona de conforto, enfrentar nossas fragilidades e superar desafios em busca de novas experiências, aprendizados e ampliação de horizontes.
Por que Portugal?
Entendia que intercâmbio teria como objetivo central o aprimoramento de novos idiomas, por isso nunca tinha pensado em Portugal. No entanto, quando percebi que poderia fazer parte da minha graduação no exterior utilizando meu próprio idioma, decidi que seria o destino ideal.
Como foi a adaptação em Lisboa?
Confesso que a adaptação foi muito mais fácil do que imaginei. As semelhanças culturais entre os países e as pessoas que conheci contribuíram positivamente nesse período e ajudaram a me sentir em casa desde os primeiros dias.

O que mais te surpreendeu no intercâmbio?

Me surpreendeu que Portugal recebe turistas de todos os cantos do mundo, por isso torna-se um local que estimula o aprendizado de novos idiomas. Sendo assim, é possível fazer parte da graduação fora do Brasil, usando o português e também aperfeiçoar o inglês e outros idiomas, na medida do interesse. Atualmente avalio que Portugal é um destino para intercâmbio mais atraente do que eu poderia imaginar.

Qual é a sensação de estudar em outro país?

Frequentar a Universidade em Portugal não é tão diferente da vivência nas Universidades Brasileiras, no entanto, estudar em outro país é aprender amplamente em todos os aspectos: acadêmico, pessoal, profissional.
Como a Julia Andrades se vê após o intercâmbio?
Após o intercâmbio voltarei para o Brasil acreditando mais em mim, sentindo-me uma profissional mais competente, com mais capacidade de adaptação, com um olhar mais sensível às pessoas, às diferenças e disposta a continuar me desafiando.

Ficou interessado em fazer intercâmbio?

Entre em contato e agende um horário para atendimento com o International Office: international@fadergs.edu.br.