Ajuda+: iniciativa de alunos da FADERGS para auxiliar instituições

No portal colaborativo e informativo é possível visualizar locais que estão aceitando doações de alimentos, produtos de higiene e também doação de sangue

Nesse momento de isolamento social devido a COVID-19, os acadêmicos João Machado, estudante de Tecnologia em Redes de Computadores; Jorge Juno, estudante de em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; e José Américo, estudante de Ciências da Computação da FADERGS, não mediram esforços para apoiar a comunidade e desenvolveram o Ajuda+.

O Ajuda+ é um portal colaborativo e informativo que está presente em todos os estados do Brasil. Na plataforma é possível visualizar todos os locais que estão aceitando doações de alimentos, produtos de higiene e também doação de sangue.

A iniciativa ainda reúne informações de locais que precisam de ajuda e indica atividades para passar o tempo de isolamento social com qualidade.

"Queríamos fazer algo que fosse colaborativo e informativo ao mesmo tempo. Então colocamos como meta desenvolver o portal e disponibilizar o máximo de informações relevantes”, explicam os idealizadores.

Os estudantes contam que ainda pretendem aperfeiçoar novas funcionalidades, como um banco de dados para que voluntários possam ajudar as pessoas em grupo de risco. “O papel da população é fundamental para ajudar o Brasil a superar o vírus. Para ajudar as pessoas a passarem por este momento com mais qualidade, separamos cursos, e-books, musicais e atividades. Todos online e gratuitos”, destaca João, um dos idealizadores do projeto.

O trio de estudantes participa no Núcleo de Práticas de TI, o NuPETI, que tem como objetivo apoiar o aprendizado nas disciplinas através de ações e de fomentar o exercício da liderança e da ajuda mútua.

Orgulhoso da iniciativa de seus alunos, o professor e coordenador do NuPETI, Rafael Rehm, destaca que os conhecimentos aprendidos, se bem orientados, podem levar os futuros profissionais a se destacarem no mercado de trabalho. “Eles tiveram a ideia de forma colaborativa, com as tecnologias que aprenderam. Vejo que os três alunos estão bem encaminhados nas suas carreiras”, destaca.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: https://ajudamais.org