Notícias

Acontecimentos no Departamento de Mediação e Soluções Alternativas de Conflitos

Atividades foram realizadas em 2018/2

O Departamento de Mediação e Soluções Alternativas de Conflitos objetiva, em todas as suas variáveis que integram Ensino, Pesquisa e Extensão, com práticas voltadas para autocomposição, especialmente a mediação de conflitos, que visam proporcionar atividades práticas supervisionadas aos discentes do curso de Direito da FADERGS. As ações do Departamento são realizadas a partir de diversas atividades teóricas e práticas em mais de uma frente de trabalho. O Departamento de Departamento de Mediação e Soluções Alternativas de Conflitos, o DM, é composto por três grupos, sendo eles: o grupo de mediação, o grupo de estudos e iniciação científica e o grupo de estudos para competições de mediação empresarial.

Ainda, em 2018-2 o “Programa de mediação de conflitos e acesso à justiça”, foi aprovado no PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO A PROGRAMAS DE PROJETOS DE EXTENSÃO, como projeto individual, com pertinência no Eixo 4 “DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA, DIVERSIDADE E INCLUSÃO”, na linha (2) “ACESSO À JUSTIÇA E SEGURANÇA CIDADÔ, de natureza “AÇÕES DE INTERVENÇÃO EM COMUNIDADES”, que advém das atividades desenvolvidas pelo DM, por meio do grupo de mediação, na Câmara de Autocomposição de Conflitos Familiares – CAC.
O programa advém do convênio firmado entre o Centro Universitário FADERGS e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, em 2017-2, que tem por objeto estabelecer condições de cooperação e apoio técnico entre os partícipes para a implantação do Projeto de Mediação visando solucionar conflitos ainda não judicializados, no Centro de Referência em Mediação e Conciliação – CRMC, atualmente Câmara de Autocomposição de Conflitos Familiares – CAC, em Porto Alegre.

O presente bloco tem por objetivo informar as atividades coordenadas pela Professora Ana Carolina Quintela e realizadas pelos alunos voluntários pertencentes à Escola de Formação Jurídica - FADERGS. Para melhor apresentar as atividades realizadas, o bloco será dividido por acontecimentos de acordo com o grupo que a atividade pertence, como segue:

GRUPO DE ESTUDOS E INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Acontecimento 1
O edital para seleção dos alunos para composição do DM – Grupo de estudos e iniciação científica - “Justiça Multiportas: métodos adequados de solução de conflitos e o acesso à justiça”. foi disponibilizado no dia 06 de agosto, sendo a primeira reunião do Grupo no dia 15/08/2018.

Acontecimento 2
O GRUPO DE ESTUDOS E INICIAÇÃO CIENTÍFICA do Departamento de Mediação tem como propósito contribuir para o desenvolvimento e difusão da pesquisa na instituição, bem como o aperfeiçoamento discente por meio da participação em atividades de formação complementar. Tendo como atividades:
  • Realização de seminários e leituras indicadas;
  • Produção de resumos científicos em conformidade com a temática do Grupo para submissão no SIPE e outros salões de iniciação científica;
  • Apresentação de trabalhos científicos;
  • Participação em workshops de pesquisa e chimarreando com pesquisa ofertados em 2018-2.




Acontecimento 3
O grupo participou dos eventos de iniciação científica: Salão de Extensão da Ulbra e VI SIPE FADERGS
VI SIPE FADERGS: Menção Honrosa – 1º Lugar – Destaque Resumo Aplicado, no projeto intitulado “Experiência prática de atividade extensionista: interlocução entre a experiência docente e discente em atividade prática supervisionada de Mediação Familiar”, fruto da experiência de 2018-1 com os alunos do Departamento de Mediação, após responderem formulário de avaliação das atividades desenvolvidas – em 2018-2 foram desenvolvidas as mesmas práticas.



VI SIPE FADERGS: Menção Honrosa – 2º Lugar – Destaque Resumo Aplicado, no projeto intitulado “Atividade Prática Supervisionada em Mediação Familiar: interlocução interinstitucional de experiência docente”, fruto do compartilhamento de experiências entre as docentes Ana Carolina Quintela (FADERGS) e Cláudia Giongo (ULBRA).



GRUPO DE MEDIAÇÃO


Acontecimento 1

O Departamento de Mediação disponibilizou 15 (quinze) vagas para alunos voluntários que estavam cursando ou que já tinham concluído a disciplina de Estágio de Prática Supervisionada – Mediação e Arbitragem para atuarem como mediadores no NPJ e mediadores familiares na Câmara de Autocomposição de Conflitos Familiares – CAC. Além disso, os alunos participaram de encontros de supervisão do Grupo de Mediação com o objetivo de capacitar-se e incrementar suas habilidades nas atividades de Mediação.


Acontecimento 2


GRUPO DE ESTUDOS PARA COMPETIÇÕES DE MEDIAÇÃO EMPRESARIAL


Acontecimento 1

A equipe de Mediação Empresarial da FADERGS participou da 2ª Competição de Mediação Empresarial (Regional Sul). Estudantes do curso de Direito do Centro Universitário FADERGS, com apoio de professores da Escola de Formação Jurídica, participaram da 2ª Competição de Mediação Empresarial (Regional Sul) que ocorreu ao longo dos dias 21 e 22 de setembro, em Porto Alegre. O evento teve como objetivo estimular o estudo da mediação pelas instituições de ensino superior, assim como instigar o debate desse tema na comunidade profissional.



A Competição acontece a partir da disponibilização de um caso prático para que as equipes o estudem e realizem simulações de mediação durante o período da Competição, em que os alunos representam os mediadores, mediandos e advogados como em uma sessão de mediação.



Nesta segunda experiência em uma competição de mediação, a equipe da FADERGS se classificou nas três categorias individuais:


2º Lugar – Categoria Mediador: Andrey Souza;

2º Lugar - Categoria Advogado: Alexandre Ferraz;

3º Lugar – Categoria Negociador: Gabriele Peres.


Além da FADERGS, participaram as equipes da PUCRS, UFRGS, UniRitter e Unisinos. A equipe da FADERGS foi representada pelos alunos Andrey Bujes de Castro Souza, Simone da Rocha Capristrani, Alexandre Moscon Ferraz, Gabrielle da Rocha Peres, Katheryne Hanna do Amaral Pires Cannavo. Tiveram como professores orientadores: Guilherme Antunes, Ana Carolina Quintela, Felipe Ferraro e Thiago Brito e apoio das alunas campeãs do ano passado Crislanda Franco e Alessandra Lima Jorge.


A equipe participou desta competição preparatória para a III Competição Brasileira de Mediação Empresarial organizada pela CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil. Que acontecerá em 25 a 28 de outubro de 2018.


Acontecimento 2

Alunos da Escola de Formação Jurídica participam de competição de Mediação Empresarial. A equipe de Mediação Empresarial da FADERGS participou da IX Competição Brasileira de Mediação Empresarial CAMARB – Câmara de Arbitragem e Mediação Empresarial – Brasil, que aconteceu nos dias 25 a 28 de outubro de 2018, no Ibmec, em São Paulo. Essa é considerada a maior Competição de Arbitragem e Mediação em língua portuguesa no mundo e o maior evento do gênero na América Latina.

Dentre as 80 equipes, mais de 1.500 participantes de 20 estados brasileiros, o Centro Universitário FADERGS foi representado pelos alunos Andrey Bujes de Castro Souza, Simone da Rocha Capristrani, Alexandre Moscon Ferraz, Crislanda Franco, Gabrielle da Rocha Peres e Katheryne Hanna do Amaral Pires Cannavo, acompanhados pelos professores coaches Ana Carolina Quintela e Guilherme Antunes da Cunha.

O Centro Universitário FADERGS, que já acumula resultados obtidos em duas Competições Regionais (Região Sul), em 2017 com o 1º lugar – Categoria Mediandos e 3º lugar – Categoria Equipe e, em 2018, com 2º Lugar – Categoria Mediador; 2º Lugar - Categoria Advogado; 3º Lugar – Categoria Negociador, teve a sua primeira experiência em uma Competição de Mediação Empresarial em âmbito nacional.

O destaque da equipe na Competição Brasileira de Mediação Empresarial foi o 5º lugar atribuído a aluna Gabrielle da Rocha Peres na pontuação individual na categoria de melhores oradores.

Destaca-se que a experiência vivenciada pelos alunos e professores da FADERGS reforça o compromisso da Escola de Formação Jurídica em fomentar a cultura da mediação e dos demais meios adequados de solução de conflitos na formação acadêmica dos alunos e a vivência da prática jurídica em atividades que promovam o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais.





Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bem vindo ao novo portal da Fadergs

Mais simples, rápido e fácil de navegar. Que tal conferir um tutorial das novidades?