Acontecimentos no Departamento de Demandas Coletivas 2018/2

Departamento de Ações Coletivas representa um conjunto de trabalhos técnicos

O Departamento de Ações Coletivas, como atividade de ensino, pesquisa e extensão, tem o objetivo incrementar a noção teórico e prática dos discentes do curso de Direito da FADERGS. Essa ação é realizada a partir de diversas atividades teóricas e práticas em mais de uma frente de trabalho. O Departamento de Ações Coletivas, o DAC, representa um conjunto de trabalhos técnicos desenvolvidos com o objetivo de buscar benefícios ao consumidor carente e aos microempreendedores.

O presente bloco tem por objetivo informar as atividades coordenadas pela Prof Ana Paula Lopes e realizadas pelos alunos voluntários pertencentes à Escola de Formação Jurídica- FADERGS.

O edital para seleção dos alunos para composição do DAC foi disponibilizado no dia 03 de setembro, sendo a primeira reunião do Grupo no dia 13/09/2018.

Acontecimento 1
Estudo sobre a efetividade da Central de Atendimento “Fala Porto Alegre” pelo telefone 156, disponibilizado pela Prefeitura, e confecção de flyer para divulgação nas unidades da FADERGS com a disponibilização de atendimentos para a população ser auxiliada nos registros no site da prefeitura ou pelo telefone divulgado.

Acontecimento 2
Estudo sobre a operação tapa buracos e a qualidade do asfalto nas vias públicas.

Acontecimento 3
Em 11 de outubro de 2018 aconteceu a reunião com Emídio Ferreira sobre os buracos nas vias de Porto Alegre e comparação com o padrão de asfalto de outros países.

Acontecimento 4
Estudo de campo sobre a falta de sinaleiras e avisos sonoros nas vias públicas e pedido extrajudicial em nome da ACERGS sobre providências à EPTC e à Secretaria de Acessibilidade da Prefeitura.

Acontecimento 5

Estudo sobre risco de queda das árvores eucaliptos na cooperativa COOJARDIM e pedido extrajudicial de providências protocolado junto à SMAM.

Acontecimento 6
Estudo sobre escola CEDASPY e possível prática lesiva ao consumidor.

Acontecimento 7
Em 08 de novembro de 2018 aconteceu a reunião DAC com prof. Matheus Faganello sobre licitações para manutenção e colocação de asfalto em vias públicas e pedágios.

Acontecimento 8
Em 23 de novembro de 2018 aconteceu a reunião DAC com os taxistas Armando Giordani e Cristiano Freitas sobre Rampas de acessibilidade para cadeirantes nos táxis.

Acontecimento 9
Em 29 de novembro de 2018, aconteceu a última reunião DAC do semestre, reunião com a procuradora do município Luciane Timmers sobre as câmaras de conciliação do poder público municipal como forma de resolução de conflitos.

Acontecimento 10
Encerrando o semestre, a professora Ana Paula Lopes realizou a reunião de fechamento do estágio em 06 de dezembro de 2018, momento em que foi possível a troca de experiências ao longo deste semestre.