Jogos Digitais

O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais é um curso diferenciado da área de TI, pois envolve técnica, arte e design para a criação de aplicações (programas e ambientes) no segmento do entretenimento digital, desenvolvendo jogos educativos, de aventura, de ação, de simulação 2D e 3D, entre outros gêneros. Conhece plataformas e ferramentas para o desenvolvimento de jogos digitais e trabalha no desenvolvimento e gestão de projetos de sistemas de entretenimento digital interativo, que pode ser um sistema isolado ou que operar em rede. Elabora roteiros e modelagens de personagens virtuais. Além de agregar um conjunto de atividades para a aprendizagem de teorias, métodos e técnicas voltadas ao desenvolvimento e ao empreendedorismo para a atuação no mercado de produção de jogos digitais.

Objetivo Geral do Curso:

O curso tem como objetivo formar profissionais, capazes de produzir produtos voltados à operação de aplicativos específicos das áreas de jogos aplicados a propaganda, educação, escritórios de design, produtoras 3 de audiovisual e escritórios de desenvolvimento web. Além disso, prepara o aluno para o trabalho de programação para a produção audiovisual, com aprofundamento em programação aplicada a jogos.

- Plano de atividades Coordenação 2019


Atividades Complementares para matrículas a partir de 2018/1

Os alunos matriculados nos cursos de Graduação a partir de 2018/1, devem seguir o seguinte regulamento para a realização das Atividades Complementares, obrigatórias para conclusão do curso:

Regulamento Atividade Complementar

Manual de Atividade complementar Escola de Tecnologia da Informação

Carga horária de Atividade Complementar Escola de Tecnologia da Informação por curso


Áreas de atuação

Programador de Jogos Digitais

Game Designer

Artista Gráfico

Desenvolvimento de arte para produções de filmes enquanto Desenho Animado;

Criação e elaboração de projetos de produção multimídia;

Criação e desenvolvimento de mídias interativas;

Produção de jogos digitais direcionados para diferentes nichos e áreas;

Animação;

Modelagem tridimensional;

Arte digital (pintura e desenho);

Programação de computadores.


Diferenciais FADERGS

  • São 2 certificações intermediárias que fornecem qualificações ao longo do curso, possibilitando a inserção do aluno no mercado de trabalho ainda durante a formação. Certificação intermediária de Artista de Jogos Digitais e Programador de Jogos Digitais.
  • 90% das disciplinas são de cunho prático.
  • Formação de profissionais empreendedores e com habilidades de construção de games para diversas aplicações.
  • LEP Laureate English Program: os alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas podem optar por adquirir um segundo idioma na própria faculdade através de um programa exclusivo, com metodologia de excelência internacional elaborada pela Cambridge University Press.
  • Infraestrutura completa, com laboratórios, ateliês e equipamentos de última geração. * Laboratório de Jogos Digitais, Laboratórios de informática, Laboratório de Redes de Computadores, Laboratório de Internet das Coisas, Laboratório de arquitetura de computadores. Nossos laboratórios tem: computadores de última geração (i5 e i7), internet, projeção multimidía, som e quadros brancos.

Empregabilidade do Curso

O curso se destina a pessoas interessadas em desenvolver, ampliar ou formalizar competências e habilidades na área do curso. O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, nas áreas de:

  • Animação de jogos.
  • Elaboração e desenvolvimento de roteiros, cenários, personagens e mecânicas para jogos digitais;
  • Gestão de projetos de desenvolvimento de jogos;
  • Desenho de cenários digitais;
  • Desenvolvimento de soluções para jogos educativos e treinamento de pessoal;
  • Produção de conteúdo de mídia digital, aplicada a jogos e ao mercado de publicidade e propaganda.

Informações Legais

Campus e Turno:Centro: Manhã e noite

Carga horária:2035h + 100h de atividades complementares com um total de 2135h

Tempo do curso:5 semestres (2,5 anos)

Metodologia Ativa (como funciona em cada curso):Como 100% das aulas são em laboratórios os professores utilizam os computadores, tablets, telefones celulares para que a aula seja dinâmica e atraente

Qualidade:
Autorização dos cursos: Portaria de Autorização pelo MEC Nº 816, DE 29 DE OUTUBRO DE 2015

RECONHECIMENTO DO MEC: Em processo de reconhecimento

Taxas de empregabilidade: 84%

Currículos

JOGOS DIGITAIS - 2020/1 - SEMI
Semestre Código Disciplina Créditos Pré-Requisito
1 ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO -
SIM0050 COMPUTAÇÃO GRÁFICA E MODELAGEM 3D 4 -
COMUNICACAO -
SIM0326 INTRODUÇÃO AO GAME DESIGN 4 -
TÉCNICAS DE ILUSTRAÇÃO E STORYBOARD -
SIM1450 NARRATIVAS PARA JOGOS 4 -
2 ANIMAÇÃO DE JOGOS -
SIM0086 DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA WEB 4 -
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL -
SIM0254 GAME ART 4 -
PROCESSO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO -
SIM0605 TEXTURIZAÇÃO 3D 4 -
3 ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA -
SIM0255 GAME ENGINE 4 -
MODELAGEM DE CENÁRIOS E LEVEL DESIGN -
SIM0489 PROGRAMAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE JOGOS 4 -
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -
SIM1451 MATEMÁTICA E FÍSICA APLICADAS A JOGOS 4 -
4 FUNDAMENTOS PARA CERTIFICAÇÃO TÉCNICA -
SIM0481 PRODUÇÃO DE ÁUDIO DIGITAL 4 -
ESTATÍSTICA APLICADA AO DATA SCIENCE -
SIM1439 BANCO DE DADOS 4 -
LINGUAGEM AUDIOVISUAL -
SIM1453 JOGOS MULTIPLAYER 4 -
5 BALANCEAMENTO PARA JOGOS -
SIM0304 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA JOGOS 4 -
MARKETING E NEGÓCIOS PARA JOGOS -
SIM0403 OPTATIVA 4 -
LABORATÓRIO DE SOFTWARE E PROJETOS -
Última edição: 30/04/2021 18:31:34

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