Gestão Pública

Inscrições Abertas

O curso semipresencial de Gestão Pública da FADERGS busca desenvolver competências voltadas para a gestão de organizações públicas. As organizações públicas têm sentido nos últimos anos a necessidade de reformular sua atuação tendo em vista três movimentos centrais, a saber:

1. A busca constante pela elevação dos índices de eficiência da gestão pública, principalmente pelo aumento da produtividade (fazer mais e melhor com menos recursos);

2. Serviços prestados pelas organizações públicas devem ter qualidade e atender os anseios da sociedade no tocante a satisfação das necessidades sociais básicas (fazer cada vez melhor);

3. Reiterar a atuação da esfera pública como canal de expressão da cidadania e espaço privilegiado de aprendizagem social (fazer o que deve ser feito).

As disciplinas buscam formar profissionais aptos a planejar e gerir a Administração Pública, ampliando o número de pessoas qualificadas para a efetiva construção e execução de políticas públicas envolvendo os diferentes produtos e serviços públicos. Estes desafios colocam o gestor público no ápice do processo de mudança na maneira de gerir pessoas, processos e recursos, bem como na capacidade de dar retorno de forma proativa à sociedade. Neste sentido a competência gerencial se caracteriza como um recurso valioso para a redefinição da atuação e da imagem do Estado como prestador de serviços.

Desta forma, entende-se que a transformação nas organizações públicas necessita de profissionais qualificados e comprometidos na construção de um novo modelo de gestão, centrado numa estrutura mais flexível e descentralizada e capaz de dar conta das necessidades da sociedade por serviços com maior qualidade e agilidade. Para isso é fundamental que os gestores públicos exerçam sua função de forma profissional (conforme exige a legislação), com comprometimento, ética e responsabilidade.

- Guia do Curso

- Guia do Curso Híbrido


Grade Curricular

Grade Curricular - Gestão Pública 2020/1


Atividades Complementares para matrículas a partir de 2018/1

Os alunos matriculados nos cursos de Graduação a partir de 2018/1, devem seguir o seguinte regulamento para a realização das Atividades Complementares, obrigatórias para conclusão do curso:

Regulamento de Atividade Complementar

Manual de Atividade complementar Escola de Negócios

Carga horária de Atividade Complementar Escola de Negócios por curso



Atividades Complementares para matrículas até 2017/2

Tabela de Atividades Complementares 2017/2


Diferenciais FADERGS

Confira os diferenciais oferecidos pelo Centro Universitário FADERGS:

Centro Universitário com nota máxima (5) na avaliação do MEC.

Curso reconhecido pelo MEC.

Certificações intermediárias conquistadas pelo aluno ao longo do curso, facilitando assim o ingresso no mercado de trabalho ainda durante a sua formação.

Disciplinas com abordagem prática, que possibilitam o exercício das técnicas estudadas.

  • Conteúdos conectados com as necessidades do mercado de trabalho.
  • Professores com experiência em Administração Pública e sólida formação acadêmica.
  • Professores qualificados e com experiência em Administração Pública.
  • Oportunidades de desenvolvimento e acompanhamento de projetos na área do curso por meio do Núcleo de Práticas Integradas.
  • Incentivo à empregabilidade dos alunos por meio do Portal de Carreiras e do NOC (Núcleo de Orientação de Carreiras).
  • Programação de visitas técnicas, eventos, bate-papos e palestras.
  • Contato com as melhores escolas de negócios do mundo através dos intercâmbios pela rede Laureate International Universities.
  • FADERGS Idiomas: os alunos de Gestão Pública podem optar por desenvolver um segundo idioma na própria faculdade por meio de um programa exclusivo.

Empregabilidade do Curso

Os órgãos públicos têm grande importância na sociedade devido à sua responsabilidade em gerir o dinheiro público de forma socialmente responsável, eficaz e satisfatória. Sendo assim, o gestor público pode atuar em todos os setores da esfera pública, seja ele municipal, estadual ou federal; e nos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Sua função é planejar o espaço urbano e rural e avaliar impactos resultantes da implementação de políticas públicas. Embora o meio com maior empregabilidade seja a função pública, por meio de concursos públicos, este tecnólogo pode atuar no mercado através de consultorias e auditorias, além de encontrar oportunidades em empresas que se relacionam com o poder público em sua administração direta ou indireta. Também é interessante para profissionais em carreiras políticas.

Informações Legais

Nos termos do artigo 32, conforme PORTARIA No- 492, DE 29 DE JUNHO DE 2015, informamos:

Portaria de Reconhecimento:

- PORTARIA RECONHECIMENTO GESTÃO PÚBLICA 492 DE 29.06.2015 - pg 15

- PORTARIA RECONHECIMENTO GESTÃO PÚBLICA 492 DE 29.06.2015 - pg 16



Situação Legal: Portaria MEC nº 266/17

Vagas autorizadas: 200 anuais

Turno: Noite

Campus: Centro

Última edição: 04/11/2019 18:32:33

Gestão Comercial

O curso em Gestão Comercial da FADERGS contempla dinâmicas e estratégias teórico-práticas, objetivando a formação de um profissional comprometido com o desenvolvimento de...

CONHECER

MBA em Gestão Estratégica de Tributos e Planejamento Tributário

CONHECER

MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

CONHECER

Bem vindo ao novo portal da Fadergs

Mais simples, rápido e fácil de navegar. Que tal conferir um tutorial das novidades?