Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas incorpora as mais novas tecnologias desenvolvidas pela Ciência da Computação, com ênfase na área de programação de computadores e desenvolvimento de sistemas. Abrange, além de outros, programação nos paradigmas estruturado, orientado a eventos e a objetos, programação baseada em componentes, desenvolvimento de sistemas para Web, computação móvel, sistemas em rede, Banco de Dados e programação gráfica 3D com aplicação de técnicas da engenharia de software.

O curso proporciona o desenvolvimento de competências que possibilitem ao futuro profissional abordar, de forma sistêmica, os problemas organizacionais e propor soluções tecnológicas alinhadas às necessidades das organizações, levando em conta os aspectos individual, coletivo e organizacional em suas diversas dimensões.

Objetivo Geral do Curso:

Desenvolver conhecimentos, competências e habilidades correlatas à profissão e suas relações com os fatores socioeconômicos, ambientais e culturais, considerando as exigências sociais, econômicas, políticas, culturais e éticas, assim como os princípios expressos no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.

Desta forma, o curso possui como objetivos formar e atualizar profissionais com alta capacidade em projeto, programação, gestão e segurança de sistemas computacionais, fornecendo-lhes embasamento teórico sólido, com ênfase no conhecimento técnico e apresentando-lhes as principais tecnologias em uso, bem como as tecnologias emergentes no cenário mundial. Ainda, tem como propósito fazer com que o aluno entenda o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação no que concerne ao atendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade e das organizações, agindo de forma criativa, crítica e sistêmica na análise, compreensão e resolução de problemas, empreendendo e alavancando a geração de oportunidades de negócios na área, com ética e responsabilidade quanto às questões sociais, profissionais, ambientais, legais, políticas, humanísticas e tecnológicas.

- Guia do Curso

- Guia do Curso - Híbrido

Atividades Complementares - Currículo 2018/1

Os alunos matriculados nos cursos de Graduação a partir de 2018/1, devem seguir o seguinte regulamento para a realização das Atividades Complementares, obrigatórias para conclusão do curso:

Regulamento Atividade Complementar

Manual de Atividade complementar Escola de Tecnologia da Informação

Carga horária de Atividade Complementar Escola de Tecnologia da Informação por curso

Diferenciais FADERGS

Confira os diferenciais oferecidos pelo Centro Universitário FADERGS:

• Curso avaliado com o conceito máximo (5) pelo MEC.
  • Formação de profissionais empreendedores e com habilidades de gerenciamento e de desenvolvimento de Sistemas de Informação.
  • 90% das disciplinas são de cunho prático.
  • Certificação intermediária de Desenvolvedor de Sistemas que fornece qualificação ao longo do curso, possibilitando a inserção do aluno no mercado de trabalho ainda durante a formação.
  • Laboratório de Redes de Computadores (com equipamentos da marca Cisco Systems), Laboratórios de informática, Laboratório de Jogos Digitais, Laboratório de Internet das Coisas, Laboratório de arquitetura de computadores. Nossos laboratórios tem: computadores de última geração (i5 e i7), internet, projeção multimidía, som e quadros brancos.
  • LEP Laureate English Program: os alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas podem optar por adquirir um segundo idioma na própria faculdade através de um programa exclusivo, com metodologia de excelência internacional elaborada pela Cambridge University Press.

Empregabilidade do Curso

O curso se destina a pessoas interessadas em desenvolver, ampliar ou formalizar competências e habilidades na área do curso. O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, nas áreas de:

• Análise, projeto, desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas de informação para processos organizacionais, de modo a viabilizar a aquisição de dados, comunicação, coordenação, análise e apoio à decisão;
  • Compreensão e especificação dos requisitos e das funcionalidades de um sistema, bem como da definição da sua interface, do projeto de software e do modelo dos dados;
  • Planejamento e orientação para o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações, bem como do acesso de usuários a elas;
  • Utilização de modelos de qualidade e de processos de software, adequando-os quando necessário.

Informações Legais

Campus e Turno:

Centro: Manhã e noite
Zona Norte: Noite

Carga horária:

2035h + 100h de atividades complementares com um total de 2135h

Tempo de curso:

5 semestres (2,5 anos)

Metodologia Ativa (como funciona em cada curso):

Como 100% das aulas são em laboratórios os professores utilizam os computadores, tablets, telefones celulares para que a aula seja dinâmica e atraente.

Qualidade:

Autorização dos cursos: Portaria de Autorização pelo MEC Nº 185, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2010

RECONHECIMENTO DO MEC: Portaria de reconhecimento pelo MEC Nº 65, DE 24 DE MARÇO DE 2016

Renovação de reconhecimento: Março de 2018 com a nota máxima do MEC (nota 5)

Taxas de empregabilidade: 94%

CAMPUS ZONA NORTE
TURNO 13 CRÉDITOS 17 CRÉDITOS 21 CRÉDITOS
SEMIPRESENCIAL - CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FADERGS

Conheça CONDIÇÕES ESPECIAIS dos cursos semipresenciais da Fadergs, clicando AQUI!

CAMPUS CENTRO
TURNO 21 CRÉDITOS
R$ 426,00
CAMPUS ZONA NORTE
TURNO 21 CRÉDITOS
R$ 426,00

1 - Valores vigentes para 2019/1 e aplicável a alunos ingressantes no 1º semestre do curso.

2 - Valores referentes ao valor total do semestre, parcelado em 5 mensalidades.

3 - Em dias promocionais os valores podem sofrer alterações.

Última edição: 22/04/2019 16:15:55