Bolsas e Financiamentos

Conheça os incentivos ofertados no Centro Universitário FADERGS. Lembramos que os editais são publicados semestralmente.
Consulte as regras de cada Bolsa e Incentivo no seu respectivo Edital.


PRAVALER

Financie seu curso e pague metade do valor mensal. Clique aqui e saiba mais.


FINANCIAMENTOS

Concedidos por bancos ou empresas especializadas. Financiam até 50% do valor do curso. O saldo financiado é pago no término de uso do benefício. Verifique os prazos de inscrição para a obtenção do financiamento no Calendário Acadêmico.


FIES

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar, prioritariamente, estudantes de cursos de graduação. Os estudantes interessados devem estar regularmente matriculados na FADERGS, em cursos com avaliação positiva no SINAES.

Por ser operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, o programa une conveniência e custo-benefício através de taxas acessíveis que garantem os seus estudos sem dor de cabeça. As inscrições dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo.

Conheça o passo-a-passo:

1º Passo: Inscrição no SisFIES:
As inscrições devem ser efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet na página do Fies Seleção no site http://fiesselecao.mec.gov.br/, dentro do prazo estabelecido pelo FNDE. O estudante deve verificar se cumpre as exigências definidas em Edital.

2º Passo: Validação da inscrição:
Os estudantes pré-selecionados na chamada única ou lista de espera do processo seletivo do Fies deverão acessar o Sisfies http://sisfiesportal.mec.gov.br e concluir sua inscrição para contratação do financiamento dentro do prazo estabelecido pelo FNDE.

3º Passo: Validação das informações (documentação) na FADERGS:
Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), localizada na Secretaria Acadêmica da FADERGS, em até 10 (dez) dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

4º Passo: Contratação do financiamento:
Após a validação das informações, o estudante deverá comparecer em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data de validação da inscrição pela CPSA, em um dos Agentes Financeiros (instituição bancária) vinculados ao FIES para formalizar a contratação do financiamento. No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Atenção! Os prazos para validação da documentação na CPSA e para comparecimento na instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFIES e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados. No caso do término do prazo ocorrer em final de semana ou feriado nacional, o prazo será prorrogado para o primeiro dia útil imediatamente subsequente.

Quer saber mais informações sobre o Fies? Ligue para a Central de Informações FIES: 0800.61.61.61. Para encontrar respostas às dúvidas frequentes acerca do FIES, acesse: http://sisfiesportal.mec.gov.br/



Conheça os incentivos ofertados no Centro Universitário FADERGS. Lembramos que os editais são publicados semestralmente.
Consulte as regras de cada Bolsa e Incentivo no seu respectivo Edital.


Edital Vagas Remanescentes 2018/1
Disciplinas Disponíveis para inclusão conforme edital

Em 2017-1, serão oferecidas bolsas desempenho de 80% de desconto sobre o limite máximo de 32 créditos matriculados no mesmo semestre. Essa bolsa será referente aos resultados acadêmicos obtidos em 2016/2 para todos os cursos de graduação (bacharelados e tecnólogos), de acordo com os critérios deste edital.

Edital Bolsa Desempenho – clique aqui.

Edital Bolsa Desempenho 2017/3 - Acesse AQUI

Edital Bolsa Desempenho 2017/2 - Acesse AQUI

Edital Bolsa Desempenho 2017/1 - Acesse AQUI

As disciplinas cursadas no turno da manhã possuem incentivo específico, conforme edital.

Edital Bolsa para o Turno Matutino – clique aqui.

Concede bolsa de 5% do valor do crédito financeiro vigente no semestre, para o segundo familiar matriculado no Centro Universitário FADERGS.

Edital de Incentivo Familiar - clique aqui.

A Laureate International Universities incentiva os estudantes de Economia do Centro Universitário FADERGS com uma bolsa de estudos durante o curso.

Edital de Incentivo Jovem Economista Global – Clique aqui.

Acadêmicos do curso de Contabilidade contam com um programa de incentivo próprio, esse incentivo concede bolsas de estudos de 20%.

Edital de Incentivo Contabilidade - Clique aqui.

O programa busca melhorar o aproveitamento acadêmico dos estudantes do Centro Universitário FADERGS em mais créditos, concedendo desconto aos alunos que aumentarem, no mínimo 04 (quatro) créditos matriculados, em relação ao semestre anterior.

Edital de Incentivo à Matrícula Em Mais Créditos - clique aqui.

O incentivo são para alunos matriculados em no mínimo 12 (doze) créditos acadêmicos em um dos cursos de Graduação Tecnológica oferecidos pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Edital de Formação Tecnológica - clique aqui.

O incentivo são para alunos matriculados em no mínimo 12 (doze) créditos acadêmicos em um dos cursos de Graduação ou Graduação Tecnológica oferecidos pelo Centro Universitário FADERGS no campus Zona Norte.

Edital de incentivo Zona Norte - clique aqui

É um programa do Governo Federal que concede bolsas para estudantes de baixa renda que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral. Para participar do Prouni, o estudante deve ter realizado a prova do Enem no ano anterior ao processo seletivo.

* Mais informações – clique aqui

* Saiba o regimento do Programa Universidade para Todos – ProUni: clique aqui

* Perguntas Frequentes - clique aqui

* Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI - clique aqui

Ata de escolha dos Representantes Docentes do COLAPS 2014 AN

Ata de escolha dos Representantes Docentes do COLAPS 2014 GV

Ata de escolha dos Representantes Docentes do COLAPS 2014 LA

Ata de escolha dos Representantes Docentes do COLAPS 2014 RC

Ata de escolha dos Representantes Docentes do COLAPS 2014 ZN

Carta de designação de representante

Programa criado em julho de 2010, pelo Inovapoa - Gabinete de Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Porto Alegre-, a partir da Lei Complementar 633/2009 e regulamentado pelos decretos municipais 16.736 e 16.737, e executado pela SMED, estipula que universidades privadas de Porto Alegre ofereçam bolsas de estudos em número equivalente a 4% das matrículas efetuadas no semestre letivo anterior. As bolsas poderão ser integrais ou parciais (50% no valor das taxas e mensalidades), de acordo com os critérios estabelecidos na referida legislação. Para concorrer à bolsa o estudante deve ser brasileiro, residente em Porto Alegre, com renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos para bolsas parciais e até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais, ter ensino médio completo e não ser portador de diploma de curso superior. A nota do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o critério de seleção dos bolsistas Unipoa.

Maiores informações – clique aqui

Bolsa válida para 2016/1 destinada aos alunos que ingressaram em 2015/02

Edital Bolsa Ingressantes 2015/02

Podem se inscrever no processo seletivo do Prouni, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco (deve ter obtido nota superior a zero na redação). Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa, e além disso, deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.
Fique atento ao período de inscrições e demais informações !
Legislação / Portarias
Toda a Legislação e Portarias do Ministério da Educação encontra-se no site do ProUni através do endereço abaixo.

http://prouniportal.mec.gov.br/legislacao

Bolsa Permanência
A Bolsa Permanência é um benefício com valor máximo equivalente ao praticado na política federal de bolsas de iniciação científica, destinada exclusivamente ao custeio das despesas educacionais de beneficiário de bolsa integral do Programa Universidade para Todos - ProUni. Destina-se a estudantes com bolsa integral em utilização do Prouni, matriculados em cursos presenciais com no mínimo 6 (seis) semestres de duração e cuja carga horária média seja igual ou superior a 6 (seis) horas diárias de aula, de acordo com os dados cadastrados pelas instituições de ensino junto ao MEC. A seleção dos bolsistas aptos ao recebimento da Bolsa Permanência é realizada mensalmente, no primeiro dia de cada mês, observado o cálculo da carga horária e a disponibilidade orçamentária e financeira do Ministério da Educação.
Perguntas frequentes
Confira aqui ( http://siteprouni.mec.gov.br/ )as informações aos candidatos
Vagas ofertadas e cronograma: http://siteprouni.mec.gov.br/
Documentação para comprovação de informações

Confira aqui a relação de documentos.


COLAP - Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos


COMISSÃO LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL – COLAPS (2014/2016):


Unidade General Vitorino

Representantes Docentes: Prof. Jaime Gross e Prof. Christian Tirelli (suplente)

Representantes discentes: Aline Antunes Corrêa, Anelise Correia e Roque (suplente)

Representante da Direção: Viviane Boeno

Representante da Sociedade Civil: Marlise Kayser


Unidade Luiz Afonso

Representantes Docentes: Prof. Jaciane Guimarães e Prof. Márcia Otero (suplente)

Representantes discentes: Juliana Duarte Bauler e Alaba Araújo de Oliveira (suplente)

Representante da Direção: Viviane Boeno

Representante da Sociedade Civil: Daniela Copetti dos Santos


Unidade Riachuelo

Representantes Docentes: Prof. Laura Domingos e Prof. João Saenger (suplente)

Representantes discentes: Madson Assunção Vasconcelos e Maria Ciristina Fragoso (suplente)

Representante da Direção: Viviane Boeno

Representante da Sociedade Civil: Andrea Milan Pautasso


Unidade Zona Norte

Representantes Docentes: Prof. Fernanda Petri e Prof. Luciano Dornelles (suplente)

Representantes discentes: Jacqueline Gonçalves Garcia e Lisandro Neis (suplente)

Representante da Direção: Viviane Boeno


Unidade Andradas

Representantes Docentes: Prof. Andressa Corrêa e Prof. Geraldo Jobim (suplente)

Representantes discentes: Tatiane Maria Machado de Jesus e Mariana Oliveira Py (suplente)

Representante da Direção: Viviane Boeno

Representante da Sociedade Civil: Alessandra Rocha da Silva



Acesse o Manual do Bolsista
http://prouniportal.mec.gov.br/images/pdf/manual_b...


Dúvidas e informações sobre o ProUni - 0800 616161

A FADERGS informa o processo de Renovação de renovação para 2017/2 do Programa de bolsas de estudos Unipoa. CLIQUE AQUI.

Bem vindo ao novo portal da Fadergs

Mais simples, rápido e fácil de navegar. Que tal conferir um tutorial das novidades?