Galeria Luza (Centro): Rua Marechal Floriano Peixoto, 185.
De segunda à sexta-feira, das 8h15min às 22h
Para sua conveniência, você pode agendar seu atendimento (on-line ou presencial): CLIQUE AQUI.
Para acessar o informativo, clique aqui
Periódicos de Administração
Periódicos Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Periódicos Comércio Exterior
Periódicos Design de Interiores
Periódicos Estética
Periódicos Estética e Cosmética - Tecnólogo
Periódicos Fisioterapia
Periódicos Fotografia
Periódicos Gestão Comercial
Periódicos Psicologia
Periódicos Processos Gerenciais
Periódicos Publicidade e Propaganda
Periódicos Serviço Social
Periódicos Sistemas para Internet
Periódicos Educação Física
Periódicos Produção Multimidia
Periódicos Nutrição
Consulta ao material bibliográfico do acervo da Biblioteca
FADERGS.
Capacitações acerca dos recursos e serviços oferecidos pela Biblioteca, dividido em módulos específicos, abrangendo normas e regulamento da Biblioteca, pesquisas no EDS, recursos do website, recursos eletrônicos (bases de dados, e-books e periódicos) e normatização de trabalhos acadêmicos (normas ABNT).
As capacitações podem ser realizadas em sala de aula, presencialmente ou de forma remota, como também na própria biblioteca.
Solicite através do e-mail: [email protected]
Serviço que possibilita ao usuário efetuar, a partir de
qualquer computador conectado à Internet, a reserva de materiais do acervo da
Biblioteca FADERGS que estão emprestados.
A Biblioteca FADERGS permite a reserva de salas de estudo para os usuários com vínculos da Instituição. As salas não reservadas poderão ser utilizadas por ordem de chegada.
Solicite através do e-mail: [email protected]
A penalidade de suspensão pode ser substituída pela doação de itens de acordo com a campanha vigente. Solicite a lista atualizada por meio dos canais de comunicação da Biblioteca, caso você prefira realizar a doação.
Clique aqui e acesse
Última atualização: 2022
Clique aqui para ter acesso à pesquisa sobre a satisfação dos usuários do sistema de Bibliotecas Fadergs.
Última atualização: 2020
Clique aqui para consultar o texto completo do Regulamento de Uso do Sistema de Bibliotecas FADERGS.
Última atualização: Maio de 2022
Clique aqui para acessar.
A COLEÇÃO ABNT é uma ferramenta que nos permite acessar as normas contratadas mediante usuário e senha. Para acessar as normas da ABNT, clique aqui.
Para o acesso a plataforma ABNT entre em contato com a biblioteca e solicite o login e senha.
Contato: [email protected].
Para acessar o arquivo Normatização de artigos clique aqui e Normatização de trabalhos acadêmicos aqui.
É um sistema desenvolvido para atender a professores e alunos que necessitam consultar as Normas Técnicas Brasileiras e do MERCOSUL.
Através do sistema de busca, os usuários terão disponíveis na pesquisa por código, data da publicação, título em português e inglês, entre outros.
ATENÇÃO:
Para professores a um usuário e senha específicos. Para ter acesso a esse usuário e senha é necessário que compareça até uma de nossas bibliotecas e solicite no balcão mediante a apresentação de documento oficial com foto. Sobre hipótese nenhuma serão passadas estas informações sem a apresentação do documento oficial com foto.
O informativo da Biblioteca começou como um mini jornal composto pelas últimas novidades do setor e publicado no formato físico, passou para o formato digital e, agora, é enviado por e-mail aos estudantes mensalmente.
> 4ª edição do Jornal da Biblioteca <
> 3ª edição do Jornal da Biblioteca <
> 2ª edição do Jornal da Biblioteca <
> 1ª edição do Jornal da Biblioteca <
1. Quando busco por um livro no catálogo online aparece o ícone "Online" com ou sem um cadeado, o que significa?
Significa que este livro consta nas nossas plataformas virtuais.
2. Como acesso os livros disponibilizados online?
Para acessar os livros online você precisa logar no Portal do Aluno, clicar em Biblioteca Online e posteriormente no ícone Minha Biblioteca ou Pearson. O site direcionará
para as plataformas online onde poderá pesquisar pelo nome do autor ou título da obra.
3. O que fazer quando dá erro ao tentar acessar a Biblioteca Online?
Retire um print da tela em que aparece o erro e encaminhe juntamente com a sua matrícula para o e-mail: [email protected].
4. O que preciso fazer para retirar livros na biblioteca?
Compareça à biblioteca FADERGS portando um documento com
foto. O cadastro é realizado no balcão de atendimento e deve ser renovado todo
semestre mediante status de matrícula ativa.
*Ex-alunos, alunos de outras instituições e visitantes em
geral podem consultar as obras mas não podem retirá-las.
5. Posso emprestar minha senha a um colega?
Não. A senha é sua identidade dentro da biblioteca. É de sua responsabilidade a guarda da mesma.
6. Quantos materiais posso retirar? Por quanto tempo posso ficar com um livro?
Varia de acordo com a categoria de usuário que você está enquadrado. Veja a tabela de prazos e empréstimos.
Público | Quantidade de Livros | Prazo para devolução (em dias) |
---|---|---|
Graduandos | 5
|
7 |
Pós-Graduandos |
5
|
15 |
Professores | 5 | 15 |
Funcionários |
3 | 7 |
TCC |
5 | 15 |
*Chave do guarda-volumes: só poderá ser retirada 1 chave por usuário e deve ser devolvida até o fim do expediente da biblioteca.
*Livros de referência e de consulta local podem ser consultados dentro da biblioteca mas não estão disponíveis para empréstimo.
7. Quero ficar mais tempo com os livros, posso fazer renovação?
Sim. Você pode realizar até 5 renovações se a obra não possuir reserva e não houver multa. Após atingir o número máximo de renovações, deverá se dirigir até a biblioteca FADERGS de posse do material. Caso não existam impedimentos, poderá efetuar um novo empréstimo deste material tendo direito a mais 5 renovações.
8. Como faço para renovar os materiais sem ir até a biblioteca?
A renovação do prazo de empréstimo dos materiais é realizada somente através do Portal do Aluno, onde será possível acessar o Sistema Pergamum.
Os impedimentos são:
9. Como faço para renovar os materiais que estão atrasados?
Em caso de atraso, não será possível renovar os empréstimos antes do livro em atraso ser devolvido e seu débito ser pago.
10. Tentei renovar meus materiais pela Internet, mas não consegui. O que eu faço?
Tire um Print Screen da tela em que aparece o erro e entre em contato com a Biblioteca através do e-mail [email protected]
11. Aparece a mensagem de senha incorreta quando tento renovar. Tenho que recadastrar? Posso fazer via Internet?
Verifique se você está informando o número completo da matrícula (sem ALU) e senha cadastrada no balcão de atendimento da biblioteca. Caso persista a falha em acesso, será
necessário comparecer a uma das bibliotecas para verificarmos seu cadastro através da apresentação de um documento oficial com foto.
12. Não recebi o aviso de que o material iria vencer. Terei que pagar multa?
Sim. O envio dos e-mails de aviso de devolução é apenas mais um serviço que a biblioteca oferece. É de sua responsabilidade o controle sobre os prazos de seus materiais. A fonte principal para obter a informação sobre os prazos é o catálogo online, disponível no Portal do Aluno e no Site da Biblioteca.
* Caso queira alterar o e-mail cadastrado, basta comparecer a qualquer biblioteca da instituição com um documento oficial com foto.
Sim. Qualquer pessoa pode fazer a devolução dos seus materiais na biblioteca.
Sim. O uso dos armários da biblioteca é obrigatório, visto
que não é permitida a entrada com bolsas e similares no interior da biblioteca.
Ainda por essa razão, recomendamos que não deixem objetos de valor nos
armários, pois não nos responsabilizaremos por eles. Os armários são de uso
exclusivo durante a permanência do usuário no interior da biblioteca.
Atenção: em caso de necessidade, os escaninhos serão
abertos, retirando-se todo e qualquer material deixado dentro deles de um dia
para o outro, sendo que a entrega dos pertences será feita mediante a
apresentação da chave do armário e cobrança de taxa.
15. Não consegui fazer reserva pela Internet. Como eu faço?
Verifique se você está informando seu usuário e senha corretos. Lembrando que você apenas poderá reservar um livro se todos os exemplares estiverem aparecendo emprestado no catálogo.
16. Recebi um aviso de liberação de reserva, porém não irei a FADERGS hoje. Até quando poderei retirá-lo?
Assim que o material é devolvido na biblioteca, existe um prazo máximo de 48 horas para poder retirá-lo. Por isso, observe a data e o horário em que foi recebido o e-mail de liberação da reserva pois indica o início do prazo.
17. Posso prorrogar a minha reserva?
Somente se não houver outra pessoa na fila de espera. Caso contrário, o sistema libera automaticamente a reserva para outro usuário que tenha feito a mesma solicitação.
18. Se eu devolver o material emprestado com atraso terei de pagar uma multa?
Todos os usuários com material em atraso ficarão impossibilitados de realizar novos empréstimos, renovações e reservas sendo necessário a devolução dos mesmos a fim de gerar o período de suspensão. Após realizada a devolução do material, o usuário poderá optar por cumprir o prazo de suspensão ou participar de campanhas para regularizar a situação perante a biblioteca, para isso consulte nossos funcionários sobre a campanha vigente.
19. A suspensão dura quanto tempo?
A aplicação da suspensão é calculada por dia de atraso: 02 (dois) dias úteis por dia de atraso.
20. Como faço para saber se existe um título na biblioteca?
Você pode entrar no site da biblioteca, no ícone Catálogo Online e verificar a disponibilidade do material de seu interesse.
21. Meus materiais foram roubados. Terei que pagá-los?
Sim. A partir do momento em que você retira os materiais no seu nome, todo o cuidado está sob sua responsabilidade. Mesmo se o dano for por roubo ou furto, os materiais deverão ser repostos.
22. O que fazer se perder um item retirado na biblioteca?
O usuário deve efetuar a reposição por um exemplar da mesma obra, de edição igual ou mais recente à do item perdido. Caso o título esteja esgotado, o bibliotecário indicará um título equivalente para substituição.
23. Quais são as bases de dados que a FADERGS possui?
Plataformas para acesso de e-books: Minha Biblioteca e Pearson, plataforma para acesso de periódicos: EBSCO.
24. Posso copiar um livro inteiro da Biblioteca?
Não. A FADERGS respeita a lei dos direitos autorais (Lei No. 9.610, de 19/02/98).
25. O que é o inventário da biblioteca?
Processo que ocorre todos os anos durante o período não letivo (férias de verão), logo após o término do intensivo. A biblioteca fica fechada, porque durante o processo não pode haver movimentação da situação do exemplar no Sistema.
Atividades realizadas:
26. O que preciso fazer para usar as salas de estudo?
Todos os alunos da Instituição podem utilizar a sala de estudos caso não tenha reserva.
27. Como faço para reservar as salas de estudo da biblioteca?
Encaminhe e-mail para [email protected] e solicite sua reserva. O prazo de solicitação mínimo é de 24h.
28. Esqueci meus materiais na biblioteca. Como posso pegá-los?
Todos os materiais encontrados na biblioteca são levados ao
“Achados e Perdidos” do setor Central de Atendimento ao estudante (CAE).
Mais simples, rápido e fácil de navegar. Que tal conferir um tutorial das novidades?
Pular esse tutorial Me mostre as novidades