Feira de Empregabilidade

4ª. FEIRA DE EMPREGABILIDADE E EMPREENDEDORISMO DA FADERGS


Entre os dias 16, 17 e 18 de maio, a FADERGS realizou a quarta edição da Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo, com atividades gratuitas à comunidade acadêmica e público em geral sobre o mercado de trabalho.

Com foco no tema “Inclusão e Diversidade”, a programação ocorreu nas sedes Andradas, Luiz Afonso, Riachuelo e Sertório, trazendo conhecimentos práticos e teóricos para impulsionar a carreira profissional dos participantes.

A palestra de abertura teve a presença do psicólogo Cláudio Dusik, que despertou uma grande mensagem de superação à plateia (veja mais AQUI).

No estande do C.A.S.A. FADERGS, os participantes encontraram informações mais detalhadas de um dos mais novos serviços da instituição, que presta apoio aos estudantes bolsistas e beneficiários de financiamentos públicos. O Centro de Apoio Social ao Aluno esteve representado por um dos seus responsáveis técnicos, o professor do curso de Serviço Social Evandro Magalhães Davis, contando também com a participação de seus estagiários.

Atrações culturais, consultoria de imagem, contato com empregadores, dicas para as redes sociais e Feira com produtos de afroempreendedores também somaram entre os destaques do evento.


4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou


A 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo será multicampi, com expositores, oficinas, workshops e palestras nos três campi, em 4 sedes.


- CAMPUS CENTRO
Sede Andradas: Rua Uruguai, 330
Sede Riachuelo: Rua Riachuelo, 1257

- CAMPUS CIDADE BAIXA
Sede Luiz Afonso: Rua Luiz Afonso, 84

- CAMPUS ZONA NORTE
Sede Sertório: Av. Sertório, 5310


O evento é aberto a toda comunidade e não é necessário realizar inscrição prévia para participar, inclusive das oficinas, workshops e palestras.

O Programa MARATONA EMPREENDEDORA, é uma iniciativa e foi criado pela Coordenação da Pós-Graduação da Escola de Negócios da FADERGS, através do curso do MBA em Gestão Estratégica de Projetos e Inovação em parceria com a área de Extensão da Escola de Negócios.

A Maratona Empreendedora FADERGS, trata-se de uma competição entre equipes, na qual estudantes desenvolvem projetos de inovação que visam à concepção de negócios com foco em soluções de diferentes problemas da sociedade, através do uso da tecnologia. Ainda que a Maratona Empreendedora não tenha restrição por segmento de negócio, uma problemática inspiradora para a geração de ideias é: Criar soluções tecnológicas, seja através de um sistema, aplicativo ou software, que ajude as empresas a tornarem seus negócios mais competitivos e sustentáveis.

Os participantes deverão ter disponibilidade para participar de todas as etapas do evento.
Etapa I (13/05/17 - Sábado)
09:00 às 10:00 - Apresentação Inicial
As equipes irão passar por uma imersão no mundo Empreendedor das startups: apresentação de conceitos (aceleradoras, incubadoras e etc.), indicadores, cases, mercados
Ministrante: Sandro Cortezia (Diretor Executivo da Ventiur)

10:15 às 13:00 - Start Maratona Empreendedora
Fortalecendo Relações de Equipes (Business Game), as equipes irão passar por uma integração com a finalidade de estreitar as relações profissionais e interpessoais entre os participantes.
Ministrante: Prof. Me. Francisco Kieling Lumertz – Selcon RH Consultoria


Etapa II (17/05/17 - Quarta-Feira)
19:00 às 22:00 - Ferramentas para desenvolvimento e modelagem de projetos
Oficina: Canvas Business Model
Ministrante: Prof Fabio Lara, PMP


Etapa III (18/05/17 - Quinta-Feira)
Dia: 18/05/2017 (quinta-feira)
Horário: 19h às 20h – Oficina: “Como elaborar o Pitch para Apresentação de Projetos”
Palestrantes: Martiele Cortes Borges
20h às 22h – Mentorias do Grupo de Pesquisa em Internacionalização, Estratégia e Inovação - GPEI (UFRGS) dos projetos para a Maratona Empreendedora: Organização de ideias no papel, utilizando o Modelo Canvas, através de Mentores que auxiliarão no processo. Os projetos serão aprimorados através do auxílio dos conteúdos disponíveis no dia do evento e dos Mentores que estarão presente na Maratona.

Comissão de Mentores: Athos Ribeiro, Gustavo Barboza de Melo, Marcos Vinícius Araujo e Martiele Cortes Borges.


Etapa IV (19/05/17 - Sexta-Feira)
19:00 às 22:00 – Cada equipe deverá criar uma apresentação de até 3 minutos para fazer o PITCH da sua ideia de negócio Após apresentação, a Comissão Julgadora, poderá também fazer questionamentos adicionais.
Jurados: Andre Ghignatti (Diretor Executivo da WOW Aceleradora)
Gustavo Barboza de Melo (Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Internacionalização, Estratégia e Inovação - GPEI (UFRGS)
Julio Ricardo Silveira, CSM, MBA, ITIL (PMO na IBM Global Business Process Services)
Paulo Roberto Walter Ferreira (Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na BHIO SUPPLY Indústria e Comércio de Equipamentos Médicos Ltda.)
Sandro Cortezia (Diretor Executivo da Ventiur)
Valmor Kerber (Diretor Executivo da Câmara Brasil-Alemanha AHK-RS)

Equipe de alunos do curso de Design de Moda, da UniRitter, sob supervisão da professora Lívia A. Silva, estarão disponíveis, em todas as sedes, para orientar e esclarecer dúvidas sobre moda e estilo adequados aos diferentes ambientes de trabalho.

A imagem pessoal-profissional faz parte de sua marca e pode abrir – ou fechar – portas!

Equipe de alunos do curso de fotografia, da Fadergs, estará disponível durante a Feira para realizar fotos com a qualidade necessária para serem utilizadas em perfis profissionais: para currículo, quando solicitado; em redes sociais, como o LinkedIn; ou no perfil de sua empresa ou site de seu negócio.

Equipe de maquiagem, de alunas do curso de Estética, estará presente para auxiliar na preparação para as fotos.

Recomendamos o uso de roupa (ou a parte superior) adequada ao código de vestimenta de sua profissão ou o meio profissional em que você pretende atuar.

A equipe do Núcleo de Práticas Integradas (NPI-RH) estará participando da Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo orientando os alunos quanto a sua imagem nas Redes Sociais. Sabe-se que mais de 40% dos recrutadores analisam as redes sociais para conhecer o perfil dos candidatos. Portanto, nada melhor que analisar o que nosso perfil está "dizendo" e adequá-lo ao nosso interesse profissional.

Para reunir a diversidade de produtos e serviços voltados à identidade étnica, a Feira dos Afroempreendedores também integrará a programação do evento.
Artesanato, alimentação, vestuário, música e muito mais farão parte da exposição, que ocorrerá de forma itinerante pelas quatro sedes da FADERGS.

Cronograma da Feira dos Afroempreendedores e da Blitz das Redes Sociais
17/05 - MANHÃ (das 8h30 às 12h) 17/05 - NOITE ( das 18h às 21h) 18/05 - MANHÃ (das 8h30 às 12h) 18/05 - NOITE (das 18h às 21h)
AN Feira dos Afroempreendores
RC Blitz das redes sociais Feira dos Afroempreendores

Blitz das redes sociais
Blitz das redes sociais Blitz das redes sociais
LA Feira dos Afroempreendores
ST Blitz das redes sociais Feira dos Afroempreendores Blitz das redes sociais
A 1ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo da FADERGS foi realizada em outubro de 2014, no Campus Cidade Baixa e reuniu oportunidades, estudantes e empregadores de diversas áreas.

Mais de 10 empresas, como Ambev, AIESEC, Ativar, EY (antiga Ernst & Young), Hospital Moinhos de Vento e Stefanini, apresentaram seus programas de recrutamento e seleção no evento, como também de captação de cadastros de alunos. E os alunos e visitantes ainda participaram de palestras e bate-papos com os profissionais de diversas áreas.

Segundo Fernanda Eloá Fröhlich, coordenadora de Recrutamento e Seleção do RS e SC da Ambev, é importante que os estudantes conheçam os valores e a cultura das empresas antes de ingressar nos processos seletivos. "É essencial ver se há uma identificação com a empresa, pois isso vai influenciar na satisfação pessoal e profissional", explica.

Confira o vídeo da 1ª edição do evento:



Promover o contato com renomados empregadores do mercado e fomentadores do empreendedorismo, propiciando o relacionamento e captação de talentos. Esse foi o objetivo da 2ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo da Fadergs, que aconteceu nos dias 16 e 17 de setembro de 2015.


A segunda edição deste evento, que foi gratuito e aberto à comunidade, foi realizada de modo descentralizado. As diversas atividades da Feira aconteceram nas seguintes sedes: Sede Andradas (Rua Uruguai, 330), Sede Riachuelo (Rua Riachuelo, 1257), Sede João Pessoa (Avenida João Pessoa, 1105), Sede Luiz Afonso (Rua Luiz Afonso,84) e Sede Sertório (Avenida Sertório, 5310).

Como destaques, salienta-se a palestra de abertura, sobre o tema: “Personal Branding”, com Arthur Bender, especialista em estratégia e branding com mais de 25 anos de mercado e experiência internacional. Arthur Bender propiciou a reflexão sobre a relevância do marketing pessoal nas relações de trabalho. Além disto, o evento contou com palestras e oficinas que promoviam o desenvolvimento de carreira dos participantes e contou com a presença de representantes de 12 empresas, organizados por sede, concentrando os interesses das diferentes Escolas da Fadergs (Formação Jurídica, Negócios, Saúde e Bem- Estar).

Segundo a coordenadora do Núcleo de Orientação de Carreira (NOC), Lilian Weber, o evento permitiu novas possibilidades para os alunos. “O contato com as instituições, com os empregadores e com conteúdos relacionados às competências profissionais possibilita a ampliação das oportunidades de nossos alunos, bem como auxiliará no desenvolvimento de confiança para sua futura inserção profissional”, destaca.


Mantendo a sua missão de promover oportunidades para o desenvolvimento profissional dos participantes e estreitar os laços entre a instituição e o mercado de trabalho, a FADERGS realizou a 3ª edição da Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo nos dias 13, 14 e 15 setembro de 2016.


O tema da 3a. Feira foi “Carreira sustentável” e foi abordado, desde a palestra de abertura, pela coach, consultora e professora Dulce Ribeiro. Foi destacado que carreira sustentável é aquela que é construída de modo consciente, através de decisões que visam ganhos também a longo prazo e com base no autoconhecimento.


Neste ano, participaram 15 empresas convidadas, organizadas em quatro sedes, concentrando os interesses das diferentes Escolas da Fadergs (Formação Jurídica, Negócios, Saúde e Bem- Estar). A Feira deste ano apresentou uma novidade importante: as empresas participantes divulgaram vagas no link específico da Feira e tiveram oportunidade de conversar com alguns dos candidatos no próprio evento.


Aconteceram também as tradicionais palestras, oficinas e ações como a “Blitz nas Redes Sociais” e “Vestindo sua carreira”, que visavam a ampliação da empregabilidade dos participantes. Além disto, aconteceu a 1ª Edição da Maratona Empreendedora da FADERGS: uma competição entre equipes, na qual estudantes e professores apresentaram projetos visando a concepção de negócios com foco em soluções de diferentes problemas da sociedade.


Para o momento de convivência, estiveram disponíveis aos participantes food trucks nas sedes Luiz Afonso e Sertório.

Entre os dias 16, 17 e 18 de maio, a FADERGS realizou a quarta edição da Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo, com atividades gratuitas à comunidade acadêmica e público em geral sobre o mercado de trabalho.

Com foco no tema “Inclusão e Diversidade”, a programação ocorreu nas sedes Andradas, Luiz Afonso, Riachuelo e Sertório, trazendo conhecimentos práticos e teóricos para impulsionar a carreira profissional dos participantes.

A palestra de abertura teve a presença do psicólogo Cláudio Dusik, que despertou uma grande mensagem de superação à plateia (veja mais AQUI).

No estande do C.A.S.A. FADERGS, os participantes encontraram informações mais detalhadas de um dos mais novos serviços da instituição, que presta apoio aos estudantes bolsistas e beneficiários de financiamentos públicos. O Centro de Apoio Social ao Aluno esteve representado por um dos seus responsáveis técnicos, o professor do curso de Serviço Social Evandro Magalhães Davis, contando também com a participação de seus estagiários.

Atrações culturais, consultoria de imagem, contato com empregadores, dicas para as redes sociais e Feira com produtos de afroempreendedores também somaram entre os destaques do evento.


4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou 4ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo: confira o que rolou

Bem vindo ao novo portal da Fadergs

Mais simples, rápido e fácil de navegar. Que tal conferir um tutorial das novidades?