>> painel de controle

Educação

Comunicado aos Alunos de Administração

09/07/12 15:43

Concluímos mais um semestre com êxito e, para a maioria dos alunos é chegada a hora de fazer a rematrícula.

Para que o processo de rematrícula ocorra com tranquilidade, é importante a leitura deste comunicado com muita atenção.

1 DISCIPLINAS
Na semana passada, divulgamos, por e-mail, a relação das disciplinas que serão abertas pelo curso de Administração para 2012-2. A partir de segunda-feira, dia 9/7/2012, haverá mais disciplinas e horários disponíveis para a sua escolha. Preste bastante atenção nas disciplinas que serão ministradas na modalidade EaD (Ensino à Distância), nas disciplinas que serão ministradas aos sábados e nas disciplinas eletivas que serão ofertadas!

2 INTENSIVO
Como também já foi divulgado, por e-mail, estamos ofertando a disciplina de Filosofia e Ética, de 2 créditos, no intensivo de inverno. As aulas ocorrerão entre 16 e 27/7/2012, à noite. A matrícula poderá ser feita a partir de segunda-feira. Como só teremos 2 semanas de férias de inverno, não foi possível ofertar uma disciplina de 4 créditos.

3 MARKETING PESSOAL AGORA É PLANEJAMENTO DE CARREIRA
Houve uma pequena mudança no nosso currículo. A disciplina de Marketing Pessoal passou a se chamar Planejamento de Carreira. Não se preocupe, pois essa mudança não vai trazer nenhum impacto para quem já cursou Marketing Pessoal.

4 PAGAMENTO DA REMATRÍCULA
A pedido dos alunos, neste semestre implantamos mudanças no sistema de matrículas e rematrículas. Agora, você entra no sistema, escolhe as suas disciplinas e, ao final do processo, já emite o boleto com o valor proporcional ao número de créditos matriculados. Esse boleto é emitido com um vencimento para 48 horas depois do dia em que as disciplinas foram escolhidas por você. Por exemplo: se você fizer a sua rematrícula na segunda-feira, dia 9/7/2012, o boleto terá data de vencimento para quarta-feira, dia 11/7/2012. Caso o boleto não seja pago na data prevista, a matrícula será anulada e o aluno deverá refazer o processo. A matrícula só estará confirmada depois do pagamento do boleto. Mais uma coisa importante: agora, o seu primeiro pagamento já equivale à primeira mensalidade do semestre.

5 CADASTRO DE ALUNO
O Curso de Administração vai, cada vez mais, se comunicar com os seus alunos por e-mail. Por essa razão, é muito importante que você mantenha o seu cadastro atualizado no Portal do Aluno. É de lá e somente de lá que buscamos os endereços de e-mail para informá-lo sobre tudo que está acontecendo.

6 CURSOS E OFICINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Em 2012-2, estamos oferecendo várias opções bem interessantes de Cursos e Oficinas de Língua Portuguesa. São várias datas e horários disponíveis para atender a todos. As matrículas estão abertas para todos os alunos. É importante salientar que os alunos que vão fazer o ENADE este ano DEVEM fazer um dos dois Cursos de Língua Portuguesa (preparatórios para provas e concursos). Veja, abaixo, o calendário completo:



É bem fácil se matricular. Siga os passos abaixo:
1. acesse o Portal do Aluno com o seu usuário e a sua senha;
2. entre em EVENTOS; e
3. olhe todas as abas e encontre os Cursos ou Oficinas em que você vai se matricular.

Esses Cursos e Oficinas são oferecidos pela FADERGS para você e as vagas são limitadas, portanto, se você se preocupa com a sua formação, matricule-se JÁ!

7 OFICINAS DE MATEMÁTICA, MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA
Fique atento à página da FADERGS e à página do Curso de Administração na Internet.
Logo no início do semestre de 2012-2, divulgaremos as Oficinas e Monitorias de Matemática, Matemática Financeira e Estatística. Inscreva-se e participe: são ações que planejamos, pensando em você, que só terá que investir tempo e dedicação!

8 CURSOS DE INGLÊS (LEP, LAUREATE ENGLISH PROGRAM)
Também estão abertas as matrículas para os Módulos I e II do LEP (Laureate English Program). Ouvindo as sugestões dos alunos, disponibilizamos, em 2012-2, diversos dias e horários diferentes para ninguém ficar de fora! Inglês é uma necessidade!!!

É bem fácil se matricular. Siga os passos abaixo:
1. acesse o Portal do Aluno com o seu usuário e a sua senha;
2. entre em EVENTOS; e
3. olhe todas as abas e encontre os Cursos ou Oficinas em que você vai se matricular.

Se você ainda quer saber mais sobre o LEP antes de se matricular, acesse:
http://www.fadergs.edu.br/fadergs/alunos/conteudo/fadergs/sites/laureate-englishprogram/conteudo/laureate-english-program-1781.html

9 REMATRÍCULAS
As matrículas terão início nesta segunda-feira, dia 9/7/2012, e poderão ser feitas pela Internet.
9.1 ALUNOS QUE FARÃO O ENADE (EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES)
Fazer o ENADE não é uma escolha, é uma exigência do MEC. Em 2012, DEVERÃO FAZER O ENADE TODOS os alunos do Curso de Administração que:
- ao final de 2012-1 tiverem 80% do curso concluído ou mais;
- se formarem em 2012-2; e
- se formarem em 2013-1.

Este é um momento muito importante para você e para a FADERGS. Lembre-se de que VOCÊ escolheu a FADERGS e, quando concluir o curso, levará a marca da FADERGS no seu diploma para sempre. Isso é muito significativo, por isso, é essencial o seu empenho para alcançar um bom resultado na prova do ENADE. Para contribuir com essa conquista, preparamos o seguinte para você:
- Cursos e Oficinas de Língua Portuguesa (mencionados no item 6, acima);
-
nova disciplina eletiva Lógica do Pensamento em Administração (obrigatória para alunos que farão o ENADE): são 4 créditos acadêmicos e você NÃO PAGARÁ NADA POR ELA; e
- matrículas assistidas, conforme o calendário abaixo (SOMENTE PARA ALUNOS QUE FARÃO A PROVA DO ENADE):



Escolha, de acordo com o calendário acima, o melhor dia e horário para você fazer a sua matrícula assistida. Logo após a atividade no Laboratório de Informática da Riachuelo, se você ainda tiver dúvidas exclusivamente suas, você deverá se dirigir à Sala dos Professores da Riachuelo, no mesmo andar, para conversar com os Professores do NDE (Núcleo Docente Estruturante) que estarão lá para atendê-lo.

Sobre o ENADE, ainda é importante salientar:
- você será convocado para preencher o Questionário Sócio-Econômico do ENADE (é obrigatório e a FADERGS vai avisá-lo sobre quando e onde você deverá fazê-lo);
- a prova do ENADE será dia 25/11/2012 (domingo); e
- os alunos que não passarem por todas as etapas do ENADE não receberão o diploma e, portanto, não poderão concluir o Curso de Administração.

9.2 TODOS OS OUTROS ALUNOS
Todos os outros alunos que precisarem de aconselhamento de matrícula poderão procurar os Professores do NDE (Núcleo Docente Estruturante), a partir de 16/7/2012 (segunda-feira), nos dias da semana e horários normais de atendimento: segundas-feiras à noite (GV); terças-feiras, de manhã (GV) e à noite (GV); quartas-feiras, de manhã (GV) e à noite (RC); quintas-feiras à noite (GV); e sextas-feiras à noite (GV).

10 INDIQUE AMIGOS PARA ESTUDAR NA FADERGS E GANHE ATÉ UMA MENSALIDADE
Indique amigos para estudar na FADERGS. Você pode ficar sem pagar uma mensalidade inteira. Visite http://www.fadergs.edu.br/cheque_presente/index.php e conheça a campanha.

11 TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Às vezes você se pergunta: mas onde eu encontro aquela informação? Pois eu lhe digo: tudo o que você precisa saber está bem ao seu alcance. Veja:
- se você quer se manter atualizado sobre as notícias do Curso de Administração, está procurando o currículo do curso, gostaria de saber quem são os Professores, quer falar com o Coordenador ou precisa de qualquer outra informação, entre aqui: http://www.fadergs.edu.br/fadergs/cursos/administracao/;
- se você quer saber alguma informação sobre as disciplinas do Curso, pré-requisitos, números de créditos, regras, infra-estrutura, leia o PPC (Projeto Político-Pedagógico do Curso) de Administração: http://www.fadergs.edu.br/fadergs/user/file/ADM_PPC.pdf;
- se você procura entender como funcionam as Atividades Complementares do Curso de Administração, dê uma olhada aqui: http://www.fadergs.edu.br/fadergs/user/file/Graduacao/ADM_Atividades_complementares.pdf;
- se você quer saber as datas e prazos institucionais (cancelamentos, trancamentos, inscrições diversas, reopções de turno ou de curso, provas de proficiência, colação de grau, datas de provas e/ou exames, etc.), é do Calendário Acadêmico que você precisa: http://www.fadergs.edu.br/fadergs/user/file/20122CalendarioAcademico.pdf;
- se você procura algum documento ou formulário, estão todos aqui: http://www.fadergs.edu.br/fadergs/alunos/conteudo/documentos-e-regimentos-36.html;
- se você quer conhecer as regras institucionais, seus direitos e deveres, leia o Guia Acadêmico. Tudo o que você precisa saber sobre a FADERGS está aqui:
http://www.fadergs.edu.br/fadergs/user/file/GuiaAcademico20122.pdf;
- quer saber mais ainda? Quer se adiantar e saber como funciona o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), ou gostaria de saber como organizar a Comissão de Formatura, quer conhecer as opções de bolsas de estudos ou precisa de uma oportunidade de estágio ou emprego? Tem tudo aqui, no menu à esquerda da tela: http://www.fadergs.edu.br/fadergs/alunos/; e
- se você busca as suas notas, materiais de aulas, quer ver como andam as suas presenças e/ou faltas, quer fazer um requerimento (que não necessite da anexação de documentos) ou, ainda, quer conhecer a oferta de cursos de extensão e eventos e se matricular, entre com o seu usuário e a sua senha no Portal do Aluno: http://portal.fadergs.edu.br/aluno.

12 EQUIPE DE COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Prof. Filipe Ramos Barroso, Mestre
Coordenador do Curso
Prof. Antônio Sebastião Ferrari Júnior, Especialista
Membro do Núcleo Docente Estruturante
Profa. Carmem Lúcia Castro da Cruz, Mestre
Membro do Núcleo Docente Estruturante
Prof. Raphael Morales Cintra e Silva, Especialista
Membro do Núcleo Docente Estruturante
A Equipe de Coordenação do Curso de Administração da FADERGS seja a você um semestre cheio de novidades, conquistas e muito aprendizado!
Porto Alegre, RS, 9 de julho de 2012.

Prof. Adm. Filipe Ramos Barroso, Me.
CRA-RS.: 21.945
Coordenador do Curso de Administração
FADERGS, A Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul
Laureate International Universities.

Fale com o coordenador

João Claúdio Saenger Silva


>> currículo lattes


> Envie sua dúvida

Eventos

>> todos os eventos